quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Um Novo Rumo





Na véspera do dia da primeira greve geral convocada no tempo do atual governo e ao fim de apenas cinco meses da sua governação, Mário Soares assina, juntamente com outros oito figuras de esquerda, um manifesto a que deram o título de Um Novo Rumo, escrito nestes termos:

«Este é o momento de mobilizar os cidadãos de esquerda que se revêem na justiça social e no aprofundamento democrático como forma de combater a crise.

Não podemos assistir impávidos à escalada da anarquia financeira internacional e ao desmantelamento dos estados que colocam em causa a sobrevivência da União Europeia.

A UE acordou tarde para a resolução da crise monetária, financeira e política em que está mergulhada. Porém, sem a resolução política dos problemas europeus, dificilmente Portugal e os outros Estados retomarão o caminho de progresso e coesão social. É preciso encontrar um novo paradigma para a UE.

As correntes trabalhistas, socialistas e sociais-democratas adeptas da 3ª via, bem como a democracia cristã, foram colonizadas na viragem do século pelo situacionismo neo-liberal.

Num momento tão grave como este, é decisivo promover a reconciliação dos cidadãos com a política, clarificar o papel dos poderes públicos e do Estado que deverá estar ao serviço exclusivo do interesse geral.

Os obscuros jogos do capital podem fazer desaparecer a própria democracia, como reconheceu a Igreja. Com efeito, a destruição e o caos que os mercados financeiros mundiais têm produzido nos últimos tempos são inquietantes para a liberdade e a democracia. O recente recurso a governos tecnocratas na Grécia e na Itália exemplifica os perigos que alguns regimes democráticos podem correr na actual emergência. Ora a UE só se pode fazer e refazer assente na legitimidade e na força da soberania popular e do regular funcionamento das instituições democráticas.

Não podemos saudar democraticamente a chamada “rua árabe” e temer as nossas próprias ruas e praças. Até porque há muita gente aflita entre nós: os desempregados desamparados, a velhice digna ameaçada, os trabalhadores cada vez mais precários, a juventude sem perspectivas e empurrada para emigrar. Toda essa multidão de aflitos e de indignados espera uma alternativa inovadora que só a esquerda democrática pode oferecer.

Em termos mais concretos, temos de denunciar a imposição da política de privatizações a efectuar num calendário adverso e que não percebe que certas empresas públicas têm uma importância estratégica fundamental para a soberania. Da mesma maneira, o recuo civilizacional na prestação de serviços públicos essenciais, em particular na saúde, educação, protecção social e dignidade no trabalho é inaceitável. Pugnamos ainda pela defesa do ambiente que tanto tem sido descurado.

Os signatários opõem-se a políticas de austeridade que acrescentem desemprego e recessão, sufocando a recuperação da economia. Nesse sentido, apelamos à participação política e cívica dos cidadãos que se revêem nestes ideais, e à sua mobilização na construção de um novo paradigma.

Mário Soares
Isabel Moreira
Joana Amaral Dias
José Medeiros Ferreira
Mário Ruivo
Pedro Adão e Silva
Pedro Delgado Alves
Vasco Vieira de Almeida
Vítor Ramalho

Lisboa, 23 de Novembro de 2011»


5 comentários:

  1. Greves trazem-me más lembranças, a minha mãe faleceu durante uma, por falta de médico no hospital.
    Jamais concordarei com esta forma de luta, sei que os tempos estão conturbados mas acho que há outras formas de lutar pelos direitos de todos. Quando se deixa de cumprir o próprio dever há sempre alguém que fica prejudicado, e não é o governo nem os governantes, porque esses safam-se sempre.
    Estes dias têm sido de tristeza, para mim, imensa tristeza e dor, quanto mais se fala e enaltece o direito à greve mais eu me recordo do fatídico dia em que a minha mãe faleceu, aos 57 anos...

    Desculpe o desabafo, não tenho nada contra si.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. "Não podemos assistir impávidos à escalada da anarquia financeira internacional e ao desmantelamento dos estados que colocam em causa a sobrevivência da União Europeia."

    E está tudo dito.

    Passe-se à acção!

    Abraço, Carol, a ver se se consegue pôr ordem nesta confusão e contradições, tantas, que mais parecem um faz de conta.

    ResponderEliminar
  3. Acompanhei pelo noticiário! Momentos difíceis!
    Que prevaleça o bom senso! Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  4. Carol
    Não somos cegonhas para enterrar a cabeça na areia, não conseguimos ser alheios a este nosso Portugal.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Cara Felipa, lamento a partida de sua mãe de uma forma tão pouco aceitável. Fiz muitas greves até aos anos 90 quando vi que os alunos ficavam francamente felizes com a minha/nossa falta. Na saúde, dificilmente aderiria a uma greve, apesar das razões, dos motivos que a elas levam!

    Na atual situação, porém, há que tomar posição drástica. Já está a ser de mais!

    ResponderEliminar