terça-feira, 15 de novembro de 2011

A nova (des)organização curricular II

  



Depois de acabar com os espaços curriculares não disciplinares, depois de anunciar a lecionação de apenas uma língua estrangeira no 3º ciclo, depois de anunciar o provável corte no número de horas semanais nas disciplinas de História e de Geografia, o ministro Nuno (c)Rato veio propor o fim da Informática no 9º ano porque … os alunos já sabem utilizar o computador. Por esta ordem de ideias e, como os alunos quando chegam à escola já sabem falar a sua língua, pode ser que também venha propor o fim das aulas de Língua Portuguesa. 

Ainda só (!) passaram cinco meses desde que o ministro do (des)Eduquês – e este governo desastrado – chegaram ao poder. Se conseguirem, ou melhor, se conseguirmos aguentar até ao final dos quatro anos da legislatura, em nada me surpreenderá se, por essa altura, o plano curricular dos alunos do ensino básico se resuma às aulas de matemática e pouco mais…

Se bem que, para um genuíno “emagrecimento” – como se tornou moda dizer-se com este sapientíssimo governo – do estado no que toca à escola pública, tenho uma ideia melhor: dispensar grande parte dos professores mantendo apenas os suficientes (naturalmente os designados pelos senhores diretores, ou, porque não, os que apresentassem o cartão do partido) para garantir as aulas por vídeo-conferência que os alunos dos diversos anos e disciplinas atenderiam nas suas casas, poupando-se, de uma forma moderna, (ia a dizer inovadora, mas de inovador teria apenas a parte da utilização dos computadores, já que, de certo modo, faria lembrar a Tele-Escola lançada no tempo da ditadura) recursos de toda a ordem: humanos, físicos, espácio-temporais e energéticos…

Fica a ideia, sei lá!


9 comentários:

  1. Carol
    Ironico não? Pois é como se costuma dizer ainda agora a procissão vai no adro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Por norma não comento política nem nada que me enerve, blogar é para mim uma terapia contra coisas tristes, mas apeteceu-me dizer-lhe que acho a imagem muito engraçada.
    Por vezes sentimo-nos tão impotentes contra certas pessoas tão "inteligentes" que o humor é a melhor resposta, sem dúvida.

    Boa semana, bj

    ResponderEliminar
  3. A imagem está o máximo!
    Brevemente temos os professores, funcionários, alunos e pais a perdoar a Maria de Lurdes Rodrigues e mesmo à das Aventuras! :-))
    Do melhor o teu texto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sua ilustração mostra claramente o desnorteio em que se encontra a EDUCAÇÃO!! E, pasme por aqui também reduz-se tudo... bem light ou diet... Os alunos passam pelas escolas tão somente... mas aprender mesmo que é bom... nécas!! Abraço, Célia.

    ResponderEliminar
  5. Eduquês virtual?
    Boa!, Nada mal!
    Já agora
    como separador entre cada aula
    podia-se pôr o aluno a percorrer
    os corredores da escola
    tudo em virtual
    Que tal?
    Assim sempre se daria utilidade
    ao Mega-agrupamento construído na cidade

    ResponderEliminar
  6. Porque não voltar ao tempos da tele-escola? Bastava meter os putos a verem os Morangos com Açúcar e aquilo prepara-os para a vida! Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Olha se não tivesse feito as "novas oportunidades" !!!!

    Beijinhos

    (será que foi desta que consegui "comentar"???)

    ResponderEliminar
  8. Ester, querida! Desta vez é que foi! Volta sempre. Beijinhos

    Este Rogerito é um espanto a rimar e a acertar!

    Não há de faltar muito, Rosinha! E aí é que eu me vou fartar de rir!...

    Felipa, muito obrigada por quebrar a sua norma!

    ResponderEliminar
  9. O texto está o máximo!!!
    Como professora sinto uma trizteza tão grande...
    Bjs

    ResponderEliminar