quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sacrifícios e mais sacrifícios



 


Não foi o dr. Cavaco que o povo – ou melhor, a comunicação social – apodou de mentiroso. Mas lembro-me bem de, no seu discurso de tomada de posse, no passado dia 9 de Março, o recém empossado presidente para o seu segundo mandato (como é que é possível? Se bem que o George W. Bush também foi eleito por duas vezes!) dizer, frisando bem, que não era possível pedir mais sacrifícios aos portugueses!

Percebeu-se, de imediato, que a sua intenção era fazer “apear” o governo em funções e deixar a pairar uma brisa de esperançosa mudança que empurrasse para o governo os seus apaniguados desejosos que estavam de “ir ao pote”. Que foi, aliás, o que aconteceu. Coisas da democracia – nada a obstar.

Mas como vem agora o senhor presidente insistir claramente na “distribuição justa” dos sacrifícios? Sacrifícios? Não eram os portugueses que já não aguentavam mais sacrifícios? Ou era só em Março último? E acrescenta candidamente como é seu habitual: “Já tive ocasião de dizer que têm sido tempos muito difíceis e, se bem se recordam, há talvez mais de dois anos que disse que Portugal se aproximava de uma situação explosiva, lamentavelmente chegámos a essa situação explosiva.” Pode ter dito, pode. Alguém se lembra? Mas isso também não interessa agora. Porém, não sentiu ele – presidente da República – a obrigação pelo menos institucional de prevenir a situação tomando medidas?

E agora que o “seu” governo veio, com toda a educação e sempre “com muita verdade a toda a transparência como foi prometido na campanha eleitoral”, anunciar que vai cortar 50% do subsídio de Natal a todos os que ganham mais de 485 euros, - uma fartura!- não se verá o senhor presidente na obrigação de “puxar as orelhas” também a este governo?

5 comentários:

  1. Pela sua ingenuidade, merecia um desconto na penalização anunciada. Só que o meu poder é nada... Mas lá merecer, merecia.
    Puxar as orelhas a ele próprio? Quem se lembraria de tal fazer?

    ResponderEliminar
  2. Olá Carol,
    Obrigada por teres passado pela minha Mansarda.
    Gostei do teu post e partilho a mesma opinião.
    Este que agora chegou ao poder, dizia que não iria aumentar os impostos s/ os rendimentos e olha o que fez ainda não se sentou bem na cadeira. E isto não vai ficar por aqui.

    Então sempre vais fazer a dieta das maçãs?

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Rogerito, agradeço a sua generosidade. Mas olhe que sou mais irónica do que ingénua.

    Obrigada, Mariinha pela tua visita. Vou tentar comer maçãs cozidas durante três dias, vou sim senhora!...

    ResponderEliminar