domingo, 12 de dezembro de 2010

Leiria iluminada

     Afinal sempre há iluminações de Natal nas ruas de Leiria este ano. Só hoje as vi. São mais modestas que nos anos anteriores e começaram a brilhar muito mais tarde que noutros anos, mas  estão cá!

É que não concordo nada com o que se ouve agora nas televisões e se lê nos jornais que é: “com a crise e com tantas pessoas as passarem mal, não parece bem fazer iluminações de Natal”. Isto é de uma imensa hipocrisia! Se me garantissem (não sei como) que o dinheiro a ser gasto nas iluminações fosse na totalidade e directamente para conforto das famílias que estão a passar mal, aí eu hesitaria, mas não me venham com falácias... haverá outros cortes a fazer nos orçamentos que não seja em focos de alguma alegria e de ânimo para as pessoas.

Se até nesta época formos deixar as cidades imersas em tristeza e escuridão de alma, as pessoas sentir-se-ão ainda mais deprimidas e mais soturnas. Dê-se-lhes alguma animação, música, luz, boa disposição, atraiam-se para as ruas nem que seja só para passear e ver e a dita crise pesará bem menos.

Esta discussão à volta das iluminações de Natal nas cidades, como outras miopias que se discutem nos nossos meios de comunicação  vêm na linha do nosso cinzentismo como povo que fez moda no tempo da ditadura e que actualmente está a ressurigir como alimento para esta crise instituída e que faz os encantos das algumas das nossas elites governativas que tanto gostam de dizer aos jovens jornalistas das televisões desejosos por apelar à lágrima de quem os ouve, que a “situação do país é verdadeiramente insustentável.” (R. Eanes) ou “este ano, só há prendas para os netos; nem para o meu marido!” (Mª Cavaco Silva), ou ainda “o país devia envergonhar-se por haver 18% de portugueses que passam fome.” (Cavaco Silva)

“How convenient!” como dizem ironicamente os ingleses. E que bem caem estas frases em quem gosta de as ouvir e de as repetir contristados.

Bom Natal!

1 comentário:

  1. Bem prega, Frei Tomás em relação ao casal presidencial...
    Três aposentações e o vencimento de PR!
    Disso ele não tem vergonha nem das aplicações que tirou a tempo do BPN...
    Salvo alguns excessos acho que não podemos andar para aí todos mergulhados na escuridão interior e exterior!
    Bem basta aquela da qual não nos conseguimos livrar!

    Abraço

    ResponderEliminar