quinta-feira, 19 de março de 2020

Retorno


Abri este blog no dia 2 de abril de 2010, exatamente dois dias depois de receber a confirmação da minha entrada na reforma. Habituada a uma atividade intensa, mal me via em casa dias e dias sem ocupação.

Vai fazer dez anos. E seria muito injusto da minha parte que não viesse aqui celebrar esses dez anos de publicações quase diárias.

Digo-vos que foi uma experiência maravilhosa: um encantador grupo de amigos bloggers, encontros memoráveis com esses amigos em várias partes do país, a aprendizagem da fotografia, os passeios variados por esse país fora à procura de especificidades e características de locais, de recantos, de paisagem.

Muitas coisas aconteceram nestes dez anos, boas e más, coisas da vida que os meus amigos foram perscrutando nas entrelinhas dos textos que por aqui fui deixando.

Agora que as nossas vidas – as de todos os portugueses e europeus e outros – mudaram radicalmente perante a ameaça de um inimigo invisível que nem se sabe por onde pode atacar, volto a sentir-me como há dez anos: fechada em casa, sem poder exercer as muitas atividades em que me fui envolvendo, sem ocupação. Só que agora mais só.

E, tal filho pródigo que, cabisbaixo, retorna a casa do pai que abandonou, aqui estou eu de novo, se calhar de forma egoísta, à procura de companhia e de atividade. Agora, porém, sem textos intimistas – porque esses correm ainda o risco de serem tristes e dolorosos – sem reportagens de passeios por aí porque esses, infelizmente,  terminaram há muito.

Há muita literatura e muita crítica literária para (re)visitar e, naturalmente, brincadeiras e anedotas – porque rir é preciso e eu não imagino, nem nunca imaginei, a vida sem sorrisos e gargalhadas…

Bem hajam, se me estiverem a ler.

....

Entretanto, aqui fica um poema de força do homem, do poeta de força que foi Miguel Torga, que me parece muito adequado ao momento que estamos a viver.





19 comentários:

  1. Esta é a primeira postagem das minhas atualizações e como esta me alegrou!!!!!

    Dou-te as boas-vindas com toda a amizade. Senti saudades dos teus posts cutilantes, engraçados, informativos... e daqueles que dedicava às tuas amigas.:)))

    O blog é um excelente meio de distração e de manter o distanciamento social. Sugerem 2 metros? Nós -eu e tu - estamos a 5 722 000 metros uma da outra... não há perigo! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, querida Catarina! Tudo bom para ti e família aí por Toronto!

      Eliminar
  2. Olá!

    Fiquei contente de a rever! Força e saúde! E haja alegria para enfrentar isto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Oh, que boa surpresa, Graça! Sê BEM-VINDA! Um abraço.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senhora/menina Lídia Borges. Uma pergunta indiscreta: Porque não se comenta no seu blogue?

      Peço desculpa pela ousadia.

      Eliminar
  4. Mas é evidente que te estou a ler, querida Gracinha. E mais cedo te leria, se mais cedo tivesse vindo, hoje, ao meu cantinho e dar uma voltinha virtual por todos os quarteirões do nosso blogobairro - como dizia o saudoso CBO.

    Fico imensamente feliz por te ver de novo por cá. Fica certa que podes contar sempre com a amizade de todos nós.

    Um forte abraço, virtual.

    ResponderEliminar
  5. Olá. Conheci agora este blogue. Em 1.º lugar os meus parabéns por ter aberto este blogue a dia 2 de Abril, dia em que faço anos.

    Em 2.ª lugar pela beleza que o blogue possui. Gostei muito das suas publicações

    Fiquei seguidor

    Voltarei sempre que houverem novas publicações
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ Pensamentos e Devaneios Poéticos ^^^

    ResponderEliminar
  6. Que bom teres regressado. De vez em quando leio comentários teus às minhas fotos.
    Saudades da tua escrita sempre assertiva, acutilante e prazerosa.

    Um beijinho de Caldas da Rainha até Leiria

    ResponderEliminar
  7. Regresso em dia em que foi declarado
    o Estado de Emergência
    Prenúncio que a emergência passará depressa?
    É assim que espero
    seja o significado do teu regresso!
    Boa?

    ResponderEliminar
  8. Eu estou aqui a ler, obrigada pela companhia na blogosfera
    um beijinho e até já

    ResponderEliminar
  9. Meus querido amigos!!! Não há palavras para agradecer tanta simpatia em me receberem de volta! (Se eu soubesse como se faz, disporia aqui um monte de flores, mesmo que virtuais, para vos agradecer.

    Uma vez mais: bem hajam! <3

    ResponderEliminar
  10. Fizeste falta, Graça. E neste momento duro para todos nós, recebo o teu regresso com um enorme abraço!

    ResponderEliminar