sábado, 21 de março de 2020

Dia da Poesia

Porque há que celebrar a Poesia, a Primavera e o nosso Portugal - nestes estranhos tempos de confusão e dor -  aqui fica um poema  (algo inquieto, como é o momento) de Ruy Belo (1933-1938).


PEREGRINO E HÓSPEDE SOBRE A TERRA

Meu único país é sempre onde estou bem
é onde pago o bem com sofrimento
é onde num momento tudo tenho
O meu país agora são os mesmos campos verdes
que no outono vi tristes e desolados
e onde nem me pedem passaporte
pois neles nasci e morro a cada instante
que a paz não é palavra para mim
O malmequer a erva o pessegueiro em flor
asseguram o mínimo de dor indispensável
a quem na felicidade que tivesse
veria uma reforma e um insulto
A vida recomeça e o sol brilha
a tudo isto chamam primavera
mas nada disto cabe numa só palavra
abstrata quando tudo é tão concreto e vário
O meu país são todos os amigos
que conquisto e que perco a cada instante
Os meus amigos são os mais recentes
os dos demais países os que mal conheço e
tenho de abandonar porque me vou embora
pois eu nunca estou bem aonde estou
nem mesmo estou sequer aonde estou
Eu não sou muito grande nasci numa aldeia
mas o país que tinha já de si pequeno
fizeram-no pequeno para mim
os donos das pessoas e das terras
os vendilhões das almas no templo do mundo
Sou donde estou e só sou português
por ter em portugal olhado a luz pela primeira vez

"Transporte no Tempo" (1973)





14 comentários:

  1. Poesia é poesia.
    A Inquieta, a melancólica, todos os estados momentâneos ou duradouros que fazem sair reflexões escritas.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. A frase de que mais gostei foi “Meu único país é sempre onde estou bem”
    Como que dizer, a nossa casa é sempre a nossa casa.

    ResponderEliminar
  3. É um poema um pouco estranho, talvez porque o próprio poeta assim se sentia no mundo que o rodeava.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  4. Há uma aflitiva confissão de determinismo
    e eu não gosto disso,
    embora admire Ruy Belo

    deixo-lhe um desejo

    "A partir de amanhã, seja uma pessoa feliz"


    ResponderEliminar
  5. Olá
    um poema muito delicado embora não seja grande apreciadora de poesia, para pena minha. Quem sabe se vou começar a apreciar melhor.
    Fiquei. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Se ficar por aqui, vai ter bastante poesia - espero que passe a gostar... Bjs.

      Eliminar
  6. Que bom ter voltado para celebrar a poesia. E logo com Ruy Belo de quem sou leitora persistente… Foi bom lê-lo aqui.
    Uma boa semana, Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Hoje mais do que nunca, compreendemos que somos PEREGRINOS E HÓSPEDES SOBRE A TERRA. Sempre gostei da POESIA de Ruy Belo.

    Já tinha saudades tuas, Graça!!!

    ResponderEliminar