terça-feira, 17 de julho de 2018

A minha trepadeira roxa

O colégio onde fiz a minha terceira classe nos idos de 50 lá em Algés (Colégio Gil Eanes) era uma daquelas lindas moradias à antiga portuguesa com a parede principal toda coberta por uma trepadeira roxa que fazia, já naqueles tempos, os meus encantos. Pela cor e pelo xaile com que parecia aconchegar a casa.

Há uns anos, chegou a moda das buganvílias e aí redescobri a trepadeira do meu velho colégio. (Uma amiga nossa plantou algumas buganvílias em volta da piscina da sua bela casa nova e quando as crianças corriam e se atiravam para dentro de água salpicando todo o relvado em redor, ela gritava desesperada: «Ai, as minhas buganvílias!» Ainda hoje – as crianças são já adultas e mães de outras crianças – brincamos com o grito da minha amiga «Ai, as minhas buganvílias!»… (que já não existem…)

Depois de me reformar do trabalho na escola, comecei a dar mais atenção ao meu já conhecido nano-mini-micro jardim e, quando encontrei uma, comprei uma pequenina trepadeira roxa da cor da do meu colégio de Algés.

Trouxe-a num pequenino vaso e mudei-a para um vaso grande onde ela se foi fazendo adulta.





Dois anos depois transplantei-a para o tal nano-mini-micro jardim à frente da minha casa, junto à entrada e aí a boa da trepadeira roxa trepou e pôs-se linda!






O inverno de há dois anos teve uns dias de temperatura baixas de mais até mesmo aqui para Leiria com grandes camadas de geada que secaram completamente a minha trepadeira roxa.

Posso dizer que o desgosto que tive foi parecido com o que sempre sinto e passo de cada vez que me morre um gato.

Cortei-lhe os ramos secos e ficou apenas o pequeno tronco central para não a arrancar de vez e também na esperança de que ela conseguisse rebentar na primavera.

Passaram mais duas primaveras e nem sinal de um rebentinho sequer. Lamentava a morte da minha trepadeira quase de cada vez que entrava em casa.

Não sei se por causa das chuvas que caíram em quantidade este ano, começámos um dia a ver um raminho verde a crescer naquele tronco seco e outro e outro, e aí está ela a deitar florzinhas pequeninas mas roxas, lindas e a rejuvenescer de dia para dia.







Que maravilha é a Natureza!

13 comentários:

  1. Maravilha mesmo é a Natureza! Infelizmente nem todo ser humano tem a sua sensibilidade, Graça! Harmonia e beleza trouxe sua trepadeira decorando o exterior de sua casa! Obrigada, pela partilha!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É mesmo Graça. E a trepadeira está a ficar linda.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Linda e muito amada.
    Beijinhos soprados e constipados...
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Constipada?! Não admira, com este verão tão soprado...

      Boas melhoras!

      Eliminar
  4. Graça, essa planta, a que chamas simplesmente 'trepadeira', é uma buganvília, e é muito difícil de vingar. Já tive uma linda de cor bordeaux, que acabou por secar. Ou então, fui eu que não tive a tua perseverança e cortei-a antes dela reflorir.

    A natureza é imprevisível, ou não fosse ela, Mulher!!! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, ensonada, nem reparei que lá em cima já havias feito referência às buganvílias...Talvez, por ter lido o texto um pouco na diagonal. Mea culpa!!

      Eliminar
    2. Don't worry, Janita! Está sempre tudo bem entre nós.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Gosto muito de flores, de plantas.
    E esta é muito bonita.

    ResponderEliminar
  6. Adoro este tipo de trepadeira e esta está maravilhosa!
    bj

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Tão bonita:))

    Hoje:-Das cartas que eu nunca te enviei.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.

    ResponderEliminar
  8. De como as trepadeiras renascem e uma lembrança longínqua de Algés. Recordar é viver!

    ResponderEliminar
  9. Linda, mas como trepa!
    por isso é uma trepadeira.
    Não arranha como a roseira
    e por isso não discrepa.

    Gostei, está muito linda.

    Abraços de vida
    e Besitos

    ResponderEliminar