quarta-feira, 7 de março de 2018

Ano Europeu do Património Cultural

Por proposta da Comissão Europeia aceite pelo Parlamento Europeu, o ano de 2018 foi declarado Ano Europeu do Património Cultural. O AEPC 2018 «é enquadrado pelos grandes objetivos da promoção da diversidade cultural, do diálogo intercultural e da coesão social, visando chamar a atenção para o papel do património no desenvolvimento social e económico e nas relações externas da União Europeia.»

Ao abrir oficialmente este Ano Europeu, o comissário europeu para a Educação e Cultura que «não estamos apenas a falar de literatura, arte, objetos, mas também de competências aprendidas, de histórias contadas, de alimentos que consumimos e de filmes que vemos.»

A propósito, o Professor Guilherme de Oliveira Martins, Coordenador Nacional do AEPC 2018, escreveu que «precisamos de preservar e apreciar o nosso património, como realidade dinâmica, para as gerações futuras. Compreender o passado, cultivá-lo, permite-nos preparar o futuro.» (…) «Procuramos, assim, sensibilizar a sociedade e os cidadãos para a importância social e económica da cultura - com o objetivo de atingir um público tão vasto quanto possível, não numa lógica de espetáculo ou de superficialidade, mas ligando a aprendizagem da História e o rigor no uso e na defesa das línguas, articulando educação e ciência, numa perspetiva humanista, aberta e exigente.» (…) «O conceito moderno de património cultural, definido na Convenção de Faro do Conselho da Europa de 2005, valoriza a memória e considera-a fator de cidadania, de dignidade e de democracia - eis o que está em causa.»

A RTP2 – “culta e adulta” como eles gostam de dizer – apresentou ontem, integrada no jornal das nove, uma longa reportagem ligada ao património com centro na belíssima Torre dos Clérigos, passando à respetiva Igreja e à Casa da Irmandade e falando largamente do seu arquiteto, Nicolau Nasoni (1691-1773), um toscano fixado em Portugal, no Porto mais propriamente, onde casou e realizou vários trabalhos de arquitetura e de pintura, acabando por ser sepultado na cripta da Igreja dos Clérigos.

Sobre este artista italiano chamado para proceder a melhoramentos na Sé do Porto, escreveu o Cabido da Sé o seguinte:

«Para se fazerem logo com perfeição e acerto todas as obras, e se evitar o perigo de se desmancharem e fazerem 2ª vez por falta de preverem os erros, vieram não só de Lisboa, mas de outros reynos, arquitectos e mestres peritos nas artes a que erão respectivas as obras. Veyo Niculau Nazoni arquitecto, e pintor florentino exercitado em Roma, donde foi chamado a Malta para pintar o pallacio do Grão M(estre)…» (in Wikipedia)

(Deixo aqui algumas fotografias retirada da Wikipedia que ilustram um pouco o excelente património mostrado no programa que refiro acima.)


(Conjunto dos Clérigos)





(Interior da Igreja)

(Capela-Mor)

(Retábulo de Nº Sº da Assunção)

(Urna do Santíssimo Sacramento)

(Órgão da Igreja)

(Cadeiral da Igreja)

(Edifício da Irmandade, grande mesa de reunião dos mesários)

(Vista do Porto da Torre dos Clérigos)


12 comentários:

  1. E sabes, Graça, que fiquei agora envergonhado ?...
    "Olha para o que eu digo e não para o que eu faço" !
    "Em casa de ferreiro, espeto de pau" !
    :((
    Pois é ! Como será possível eu nunca ter subido ao alto torre dos clérigos ? ... Como será possível eu nunca ter entrado no interior dessa fabulosa igreja, o "ex-libris" da cidade que eu tanto tenho enaltecido ??? :(((
    Uma vergonha mesmo e com enorme vontade de lá ir penitenciar-me o mais depressa possível ! :(((

    Abraço, Graça :)... sem culpa por eu ainda não ter lá ido, mas culpada da minha vergonha neste momento ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) Normalmente acontece assim, Rui. Mas em ti, que andas sempre a esquadrinhar o país para nos pores a cabeça em água com os teus enigmas, é indesculpável!!! Eh eh eh eh.

      Beijinhos e biba o Puorto!!!

      Eliminar
  2. Oxalá o Ano não passe apenas em comemorações sem que se faça obra de vulto que a cultura em Portugal bem precisa. Ao contrário do Rui eu conheço a essa vista. Já lá estive em cima.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não!! Estive muitas vezes por fora... eh eh eh...
      Concordo com o teu desejo, Elvira!

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Já gostava muito de ver os programas culturais da RTP2, ainda antes de se auto-denominar 'culta 'e adulta', e continuo a gostar.
    Por sinal não assisti, com pena minha, a essa emissão que falas.

    Obrigada, Graça, por partilhares com o pessoal ( do Norte) algo tão importante e de valor.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi todo meu, Janita. Gosto muito do nosso país! É LINDO!

      Tmbém gosto muito de ver a RTP2 - é do melhora que há na nossa televisão. As séries da noite então são uma maravilha!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Cada mulher que nasce é mais uma estrela que brilha na terra e ilumina o caminho da vida. Embora sendo homem nada me impede de homenagear poeticamente esse ser humano ímpar.

    Gostei de ler o texto e amei as fotos
    .
    * (Poetizando e Encantando) MULHER ... O Equilíbrio da Vida *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
  5. Portugal dispõe de um património cultural riquíssimo!!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho. Pena que algum esteja tão degradado e abandonado... País pobre, mas também com muita falta de cuidado com a sua cultura.

      Eliminar
  6. Sem património cultural o país será um deserto
    Não deixem cair os carrilhões de Mafra
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não só! Tanta coisa bonita que está a cair ou já caída... :(

      Eliminar