quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Impunidade!

Foi logo ao pequeno almoço. A televisão estava a transmitir a notícia da mulher que foi morta à paulada pelo marido.  (mais uma, pois então!)

Há pouco mais de um mês a vítima dirigiu-se ao Ministério Público para apresentar queixa por violência doméstica contra o marido que a espancara e ameaçara matá-la. O Ministério dito Público nada mais fez senão chamar a senhora para ela explicar por três vezes o que queria e sem lhe atribuir o estatuto de vítima. (Se calhar tinha o 5º ano do liceu e por isso tinha mentalidade e conhecimento para se proteger…) Hoje, passados 37 dias sobre a queixa, a mulher foi espancada até à morte. Mais uma!

Sinto-me furiosa. Sinto-me fragilizada. Não temos ninguém que nos proteja! De nada! Mulheres, homens, crianças. Estamos completamente entregues a nós próprios num país implantado no dito primeiro mundo! Instituições não faltam! Cheias de senhoras doutoras e de senhores doutores a ocuparem cargos com nomes por de mais compridos e enviesados para serem designados aqui, agora. Todos sentadinhos às suas secretárias, escondidos por detrás dos seus computadores a fingirem-se muito ocupados, dentro dos seus fatinhos e gravata a condizer ou das suas lindas blusas de seda. Com os ares impantes de quem domina tudo e sabe de tudo. (mas pouco ou nada faz).

Diz o sítio do Ministério dito Público que «O Ministério Público é uma instituição que tem por finalidade garantir o direito à igualdade e a igualdade perante o Direito, bem como o rigoroso cumprimento das leis à luz dos princípios democráticos. A Constituição da República Portuguesa e a lei atribuem ao Ministério Público muitas funções. Por exemplo, exercer a acção penal, dirigir a investigação criminal, participar na execução da política criminal, representar o Estado, defender a legalidade democrática, defender os direitos e interesses das crianças e jovens, exercer o patrocínio oficioso dos trabalhadores e suas famílias na defesa dos seus direitos de carácter social, defender os interesses colectivos e difusos, defender a independência dos tribunais e velar para que a função jurisdicional se exerça em conformidade com a Constituição e as leis. »

Tem-se visto! Palavreado. Nisso é que nós somos bons. No palavreado.

É o MP e é o Tribunal de Menores e são as CPCJ e mais outras quejandas. Cheias de gente com uma capa de impunidade que até assusta. Quando os tristes acontecimentos, os dislates lhes caem em cima, “sacodem a aguazinha dos capotes” Burberries, desculpam-se com o excesso de trabalho e com a falta de pessoal e depois fica tudo bem: nada lhes acontece!

Gentes, podeis continuar a bater a e matar as vossas ex! (o oposto talvez não!) Podem continuar a violar as crianças e a sujeitá-las a toda a espécie de violência bárbara e até a retirá-las aos pais para adoções rendosas que nada de mal vos há de acontecer porque as instituições são lentas, incompetentes e ineficazes.


Impunidade! Impunidade! É a característica mais aberrante, mais abjeta, mais ignóbil e mais difundida neste país. Estou furiosa!




14 comentários:

  1. É inadmissível ... inaceitável e incompreensível!!!bj

    ResponderEliminar
  2. É muito triste, estamos a começar o Ano e já são tantas as que morrem assim e de outra forma. :/

    Beijos- Boa noite

    ResponderEliminar
  3. Não consigo compreender como é que não existem penas mais pesadas para estas coisas. Inadmissível

    Hoje:- Amanhecer inquietado
    -
    Bjos
    Uma noite feliz

    ResponderEliminar
  4. Impunidade, dizes bem Graça, e o pior: estamos todos entregues a nós próprios. Esse caso que contas é um entre centenas, há casos em que idosas são assaltadas, violentamente agredidas e violadas. Como aconteceu com uma idosa de 85 anos e o Hernâni Carvalho relatou na Actualidade Criminal, ou lá como se chama a rubrica. O meliante foi um jovem de 18 anos. Fugiu e anda a monte.

    Se não nos protegermos não há justiça nem lei que nos proteja.

    Mais do que triste é revoltante a impunidade que grassa, a todos os níveis, neste nosso belo e democrático país.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A Justiça... cega! Mas, daquela cegueira que VÊ a quem protege e a quem desprotege.
    Não acredito nela!

    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  6. Olho sempre para o outro lado da coisa

    A vida precária
    ter por objectivo, nada
    ou coisa nenhuma
    e abafar desgostos
    numa valente perua
    e outra, e outra
    e o álcool, e o álcool
    o excesso de vapores
    a ausência de valores

    Fosse a lei e justiça
    mais eficazes é céleres
    não haveria suficientes cárceres

    Ou por outras palavras
    o que me preocupa não são as impunidades
    mas os contextos
    geradores de desumanidades

    ResponderEliminar
  7. Há certas sentenças que nos deixam furiosos.
    Porque é que terão sido proferidas é a pergunta que um jurista, por formação, tem que fazer.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  8. As pessoas ainda recebem as queixas, classificando-as de forma leviana. Sei do que falo. Nunca acontece nada, até acontecer, Depois logo se vê o que se faz. Enfim... é a justiça que temos-
    .
    * Adejam pétalas ... como lábios se beijando *
    .
    Deixando votos de um dia feliz
    .

    ResponderEliminar
  9. Continuamos a ser um país em que, apesar da legislação, muitos há, incluindo agentes da autoridade e da justiça, que olham para as queixas de violência por parte das mulheres com demasiada leviandade!

    Beijos, Graça :)

    ResponderEliminar
  10. "de senhoras doutoras e de senhores doutores a ocuparem cargos com nomes por de mais compridos e enviesados para serem designados aqui, agora".

    Infelizmente.
    E assim morrem umas quantas mulheres.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ok. :(... É revoltante !... Todos já "deitamos cá para fora" a nossa ira e a nossa repulsa ! :(... mas o que fazer ? ...
    É por estas e outras que eu não gosta da política nem dos políticos !...
    O que adiantará esta nossa revolta se ninguém nos ouve ? ...
    Quarenta e quatro anos de "nova política", todos os quadrantes políticos (todos os portugueses representados) no poder e nada se consegue fazer ou alterar !!! :( ...
    É ou não caso para se desistir da política e dos políticos ?...
    Sim, porque não seremos nós, com a nossa revolta, que poderemos fazer alguma coisa ! :(

    ResponderEliminar