domingo, 27 de agosto de 2017

A Casa Nau

Ao fim de muitas tentativas ao longo dos tempos para entrar na casa de Afonso Lopes Vieira na praia de São Pedro de Muel - casa que sempre me encantou desde que me habituei a passar férias naquele recanto - hoje, por fim, consegui encontrá-la aberta, com horário de visitas à porta e tudo!

O encantamento vem, por um lado, do facto de ter pertencido a um escritor, um poeta que ali escreveu parte da sua obra e, por outro, da beleza daquela varanda debruçada sobre os rochedos, sobre o recanto mais belo da praia, sobre aquele mar ora azul ou verde, sei lá! ora de bruma e nevoeiro.

A visita ao interior da casa é breve: entra-se no escritório do poeta e na varanda envidraçada sobre a praia. Depois há a varanda exterior e a capela. Tudo o resto está vedado. Mas vale a pena ir espreitar: pela vista, pelo cheiro, pela ambiência que se lá vive.

Vamos ver.


Vista exterior tirada do areal

Antigamente era assim.




O azulejo retrata Luís de Camões e a inscrição diz
«Onde a Terra acaba e o Mar começa»

Recantos do escritório:













Não resisti a ver-me no espelho de ALV...

Passemos agora à varanda envidraçada.















Retrato do poeta

A capela reflete o culto mariano de ALV e, tal como o resto da casa, está repleta de motivos relacionados com o mar.












O original dos versos para o 13 de Maio
escritos por ALV








O relógio de Sol.





E, visto da varanda, o mar hoje estava assim...





Espero que tenham gostado da visita...

10 comentários:

  1. Valeu a pena esperar... está tudo muito bem recuperado e gostei muito dos pormenores dos diferentes espaços em que viveu o poeta...
    Fico grata e dou-te os parabéns pela belíssima reportagem, realizada com a ótima qualidade a que nos tens habituado...
    ~~~ Beijinhos com aroma a maresia ~~~

    ResponderEliminar
  2. ADOREI!!
    Assim como adoro tudo o que com o escritor/poeta, através da sua obra, aprendi!!
    Quando gosto, gosto de tudo!...Já é sobejamente conhecido o meu apreço pelos poemas de Afonso Lopes Vieira.



    ResponderEliminar
  3. Eu que tenho tanta facilidade em visitar S. Pedro de Moel, nunca me lembrei de visitar a casa de Afonso Lopes Vieira.
    Adorei conhecer através das tuas fotos, para a próximo não vou deixar escapar.

    Beijinhos Graça

    ResponderEliminar
  4. Maravilha de visita virtual.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito! Por lá tenho passado à porta inúmeras vezes, porém nunca lá entrei. Obrigado!
    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Estou de volta.
    Gostei muito da visita.
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, meus amigos, pelas simpáticas palavras. Gostei que tenham gostado da casa da nau onde viveu o poeta leiriense Afonso Lopes Vieira.

    Beijinhos para todos.

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por esta visita guiada

    ResponderEliminar
  9. Olha que bom, teres, finalmente, conseguido lá entrar.
    Eu sabia dessa tua vontade, Graça. Quantas vezes já a revelaste ! ... Fico feliz por ti e também pelo que nos revelas dessa visita !

    Abraço, Amiga ! :)

    ResponderEliminar