segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chocante!


Não é difícil encontrarmos notícias chocantes nos jornais da atualidade porque, de facto, vivemos num mundo cão dominado pela violência e pela força do dinheiro.

Chocante a nível internacional é o caso das raparigas nigerianas raptadas da escola por um bando de loucos extremistas e fundamentalistas que se dizem islamitas. E a comunidade internacional, o que faz? Manifestações com cartazes apelativos que, de alguma forma, apenas ajudam a descansar as suas mentes solidárias. Sei que países ditos civilizados enviaram equipas de peritos para tentarem encontrar as infelizes jovens e também sei que Portugal não quis participar na pseudo-ajuda ou tão pouco tomar partido para não suscetibilizar a Guiné Equatorial ou não sei que outro país que, por dinheiro, queira integrar a CPLP…

Chocante, de facto, a vida de miséria e opressão a que as mulheres islamitas são sujeitas! Chocante e revoltante.

Mas choque e revolta foi que senti quando, num dia destes li no jornal que, aqui neste nosso país à beira-mar plantado, os suspeitos de violência doméstica podem agora pagar uma multa e assim evitar ir a julgamento, mantendo o seu cadastro limpo. O que é isto? Uma forma de encher os cofres do estado e de ajudar a desentupir os tribunais?

Dá-se uma coça ou ameaça-se a mulher de morte, paga-se a multa e pronto, fica tudo bem como se nada tivesse acontecido? Ah! Mas o agressor não pode voltar a exercer violência, senão… Pois. E se da segunda vez lhe der para matar a mulher? Dá-se-lhe uma segunda oportunidade e paga mais uma multa? E se da violência doméstica se passar a funcionar assim com a violência nas ruas, ou com os assaltos a casas, ou com outra qualquer forma de agressão?

Poderão dizer-me: «ah, isso não pode acontecer!» E eu digo: «não sei, não!»


14 comentários:

  1. Gracinhamiga

    Nos dias que correm há tantas coisas chocantes. O mal é passar por elas e assobiar para o lado. Tudo o que dizes pode acontecer. Por isso subscrevo este texto excelente.

    Qjs

    ResponderEliminar
  2. Não devemos acreditar em muito do que lemos nos jornais. Sei que muitos julgamentos em que as provas são fortes terminam com a absolvição porque as vitimas -as mulheres -e as testemunhas - muitas vezes, os filhos - optam por se calar. Existe um instituto que é a suspensão do processo, através do qual se pode impor a condenação no pagamento de uma quantia por exemplo à APAV, a abstenção de comportamentos semelhantes durante um determinado período, a frequência de um programa para recuperação e se durante o período fixado o arguido não voltar a praticar aquele ilícito, o processo é arquivado. Ou seja, desta forma pode conseguir-se algo, que muitas vezes não se consegue deixando que o processo prossiga para julgamento e depois todos fiquem calados e o arguido seja absolvido (já vi inúmeros casos em que a mulher, a vítima, continua a acreditar, não por medo, mas porque quer continuar com o marido ou companheiro, convence-se que ele vai mudar, quer dar-lhe uma oportunidade e fica calada)

    ResponderEliminar
  3. Graça, o bando da canalhas que certas luminárias colocaram no Poder e o reformado de Boliqueime apoia sem condições quer arranjar todo o dinheiro que for possível, portanto a violência doméstica não lhes importa nada ...e , por este caminho, chegará às violações e ao abuso e maus tratos de crianças!!

    O Boko Aram anunciou que trocaria as meninas por prisioneiros seus,

    Na Síria, que Assad sempre manteve laica e , por isso, deu liberdade a todas as religiões . os revoltosos apoiados pelos EUA e UE já começaram a proibir manequins e venda de roupa feminina ocidental ...

    O Ocidente é uma vergonhosa máquina de contradições , interesses e duplos critérios ...como se está a ver na Ucrânia, onde obrigaram Putin a intervir para defesa da Rússia!

    E uma das coisas que estes patifes fazem e me irrita muito é obrigarem-me a defender criaturas que eu não aprecio nada, como éd o caso do Presidente russo, mas que actualmente tem toda a razão!

    Estamos num mundo muito feio...

    Fica bem

    ResponderEliminar
  4. Hoje subscrevo pela segunda vez um comentário do HenriquAmigo.
    Noutro registo, também estou chocado com o que se está a passar na Ucrânia e a reacção idiota da UE.

    ResponderEliminar

  5. texto lúcido e inteligente - como aqui é timbre.

    beijo

    ResponderEliminar
  6. A violência em geral e a violência contra as mulheres em particular revolta-me!
    Não sei como é possível ninguém conseguir uma solução para o caso das meninas nigerianas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Por aqui, graças ao autismo de algumas criaturas, a violência doméstica continua a não ser crime público.
    Está-se mesmo a ver a vítima a apresentar queixa, não está?
    Para depois ser esmurrada ainda com mais força
    Nojentos!

    ResponderEliminar
  8. Vivemos realmente num mundo cão e os empoleirados na política apenas pensam e se preocupam com eles e as suas famílias.
    Faltam-me palavras para descrever o que me invade os pensamentos nestes momentos.

    ResponderEliminar
  9. Há coisas muito estranhas neste mundo que é nosso..
    Desaparece um avião monumental e ninguem o encontra....
    Desaparecem as meninas na Nigéria e ninguém sabe delas...
    No entanto , o meu vizinho ( salvo seja ) com um pequeno aparelho pode ouvir tudo que se passa cá em casa ....É tudo muito estranho.
    M.A.A.

    ResponderEliminar
  10. Se há coisas que funcionam mal em Portugal, e são muitas, a Justiça é das que estão no topo. E o mais dramático, é que não se vê nenhuma luz ao fundo do túnel!

    ResponderEliminar
  11. Se há coisas que funcionam mal em Portugal, e são muitas, a Justiça é das que estão no topo. E o mais dramático, é que não se vê nenhuma luz ao fundo do túnel!

    ResponderEliminar
  12. Tecnologia passou a perturbar o bom senso dos homens, pelo menos a mim parece-me. As sociedades regem-se por normalizações ditadas por quem não sabe nada da vida das pessoas. Confunde-se abstração com a tolerância.
    O bezerro de ouro voltou a ser o deus dos poderosos.

    ResponderEliminar