domingo, 20 de outubro de 2013

Oh coitadinho do meu Belenenses!



Hoje Os Belenenses foram afastados da Taça de Portugal pela Académica de Coimbra. Ora de há muitos anos para cá, de cada vez que Os Belenenses perdem um jogo, eu digo, algo sentida, «Oh coitadinho do meu Belenenses!»

Não! Eu nem sequer sou do Belenenses! Sou sportinguista de longa data e nem sei dizer desde quando, nem porquê. (Ah! E aproveito para avisar já os meus queridos seguidores e/ou comentadores que nem pensem em começar já a mandar piadas! Olhem que eu tenho muito a dizer sobre o Xoxe Xexus se for caso disso…)

Mas voltemos ao meu Belenenses. Como muitos de vós sabem, eu nasci em Algés e lá vivi até aos dez anos. Isso no tempo do grande Matateu, um dos melhores jogadores de Os Belenenses, que por acaso morava com a sua loira esposa em Algés. Mas determinante mesmo era o facto de o meu primo-irmão que morava em Belém era (e é) tal como o pai, o meu tio Mário, incondicional fã de Os Belenenses. E nós, que nessa altura nos dávamos como o gato e o rato, tínhamos de estar sempre em campos opostos e em agressão constante. Daí que eu o zurzisse contra Os Belenenses a quem amiúde eu chamava de Pastelenses (por causa dos pastéis de Belém, claro!) e sei lá o que mais…





Os anos passaram, nós acabámos por nos afastar um pouco indo cada um à sua vida e já casada e mãe de filas e  sem aquela “vontadinha” de infernizar a vida do meu querido primo-irmão, passei a manifestar aquele carinho que sempre tive por ele adotando o seu Belenenses como se fosse também o meu Belenenses.

Por isso hoje lá voltei a sentir aquela pequenina tristeza porque «o meu Belenenses» perdeu no jogo para a Taça e lá veio o habitual «Oh coitadinho do meu Belenenses!»...


14 comentários:

  1. Talvez os pastéis de nata de Leiria não te sirvam de consolo mas tens sempre as tuas brisas do Lis...:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não costumo comentar futebol. Mas apetece-me dizer que é preciso bom gosto e coragem para ser do Sporting, muito embora eu não seja sportinguista. Na minha juventude fui muita vez assistir às jornadas de atletismo. No tempo da Lídia Faria, veja só. Ia acompanhar uma amiga que era sportinguista. Desde aí ficou-me uma grande admiração pelo Sporting, muito embora o meu clube do coração estivesse escolhido há muito. Mas encontrei no Sporting uma camaradagem,entre os adeptos, uma amizade e respeito que infelizmente não existe, entre outros adeptos, muito menos no meu clube, que até nem é o do tal Xoxe, mas que mais ou menos conheço um pouco já que meu filho, toda a família da mulher dele e quase todos os seus amigos são desse clube.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Sou desde miúdo adpeto e simpatizante desse que já foi um dos grandes clubes de futebol em Portugal, Os Homens dos Restelo e da Cruz de Cristo.
    Ontem estive ouvindo, através da Antena 1, o relato de futebol, e triste fiquei aquando da marcação das penalidades, o futebol tem desta coisam e eu que o diga, pois fui treinador de futebol durante 12 anos.
    Lá se foi o passo para a Taça, mas temos campeonato.
    Abraço amigo
    Ps. Estou recordado desse grande senhor Matateu e do Mendonça que foi do Juventude de Évora para Belém.

    ResponderEliminar
  4. Curioso como gentes de certa geração gostam tanto do Belenenses ! :))
    Também eu sinto uma simpatia muito grande por eles ! Certo é que também pela Académica, mas isso já é mais compreensível !
    ... mas o Belenenses é realmente um caso muito especial ! :))
    .

    ResponderEliminar
  5. Amiga, em determinada altura começou a fazer jeito, acabar com o Belenenses.
    Isto tem muita coisa antiga agarrada, desde um campeonato que o Sporting na última jornada tirou ao Belenenses, que nessa altura tinha uma super equipa, e (nós Sporting) também tinhamos mas nesse ano adormecemos, e, ou ganhava o Belém ou ganháva o Benfica. Conta-se que os jogadores do Belenenses começaram a "mandar bocas" aos jogadores do Sporting que nesse tempo tinham os cinco violinos, e nos últimos minutos deram a volta ao resultado e ofereceram o campeonato ao Benfica.
    A queda do Belenenses também fica associada à birra que o Estado Novo lhes fez, obrigando-os a desmantelar o Estádio das Salésias, durante muito tempo o único relvado de Lisboa, que ainda estava bom, e construir o Estádio do Restelo, a partir daí foi um acumular de dívidas que nunca mais se endireitou.
    Como ficaram sempre com a pá atrás com o Sporting, aliaram-se ao Benfica que fez deles gato sapato. Ia lá buscar os melhores jogadores a preço de banana, ao abrigo dessa aliança. Alguns desses melhores jogadores ainda me lembro, Yaúca, Delgado, Pietra.
    Falas no Matateu, esse homem hoje ninguém fala dele. Eu vi-o jogar era um fenómeno, se fosse do Benfica ou do Sporting, ainda hoje era falado mundialmente. Vi-o num Portugal Argentina em que os argentinos a passo nos deram seis a zero, em 1960 no Estádio Nacional.
    O melhor dos portugueses foi o MATATEU, o único que tentou remar contra a maré.

    ResponderEliminar
  6. Nesse dia do Portugal - Argentina em 1960, nasceu uma filha ao Matateu, à qual ele deu o nome de Argentina.
    Matateu jogou para lá dos 40 anos, emigrou para o Canadá e com quarenta e muitos, ainda lá jogou.
    Ainda me lembro dos estágios da Seleção cá em Sintra, o Matateu ia a uma barbearia, e conivente com o barbeiro tinha lá um garrafão de vinho, onde ele vinha beber após as refeições, porque não podiam beber durante os estágios.

    ResponderEliminar
  7. Agradeço do fundo do coração os vossos comentários. Mas, para falar verdade, não percebo nada de futebol!Só sei que embirro com os fulanos do Benfica, aqueles que são por de mais arrogantes...

    ResponderEliminar

  8. Quando comecei a ler, Graça, até me ida dando uma coisita.

    Mas já estou restabelecida! :)) O verde é que nos anima! :)

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  9. Gracinhamiga

    Fui morar para o Restelo quando tinha doze anos - o que quer dizer há sessenta - e apesar de também ser lagarto, foi no Belenenses que comecei a dar chutos numa bola oval. Numa esférica, nem pó.

    Ou seja fui levado para os azuis pelo meu vizinho Dr. Manuel Martins para jogar râguebi e assim aconteceu.

    Também fui nadador, mas do Sport Algés e Dafundo, onde cheguei a internacional juvenil.

    O meu segundo/terceiro (???) clube é a Académica coimbrã. Por isso, bem te compreendo quando lamentas:

    Ó coitadinho do meu Belenenses!

    Mas eu tenho de dizer:

    Ah ganda Montero!!!!!!!

    Qjs

    Henrique

    ResponderEliminar
  10. Não fique assim, uma professora deve ficar feliz quando "os estudantes" triunfam.
    :)

    ResponderEliminar
  11. Quando vim viver para Lisboa, ia ver uns jogos ao Restelo. À época era o mais belo estádio em Portugal ( a seguir às Antas, claro...)

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa pela minha intromissão mas, como por um estranho acaso passei por aqui e como tenho a "mania de perceber muito de futebol", não gostaria de deixar passar algumas "imprecisões" dalguns comentários.
    Assim:
    - Diz o Sr. Carlos José dos Santos dum Portugal-Argentina em 1960, talvez pela pouca idade que tinha e levado pelos dois últimos dígitos refere uma estrondosa derrota de Portugal. Sou a informar que tal jogo foi no dia 14 de Dezembro de 1952!!! Dia em que, efectivamente nasceu a filha de Matate, a que chamou Argentina.E a Argentina(equipa) nunca passeou assim dessa maneira (o resultado foi 1-3), mas era superior, claro!
    Também quando o Sporting "roubou" o campeonato ao Belenenses, dos "violinos" já só jogavam 2 (Travaços e Albano) e diria que já com as cordas partidas e um pouco desafinados.
    Quanto ao meu amigo António Cambeta (que já há muito não contacto)penso que há um engano no Mendonça ter vindo do Juventude para o Belenenses, ele (o Fernando) veio para Setúbal e daí para o Sporting. A não ser que se trate do João Mendonça, mas penso que não.

    Tudo isto que eu enunciei, são questões menores mas eu, como sportinguista e desportista não quis deixar de tentar corrigir. As minhas 2 filhas fi-las sócias do Belenenses, durante algum tempo e quanto a compararem as Antas com o Estádio do Restelo, estamos conversados. Este tinha a fama de ser o mais belo!

    Reitero as minhas desculpas,
    João Celorico

    ResponderEliminar