domingo, 1 de agosto de 2010

Água de Madeiros



Há mais de trinta anos que, antes e/ou depois de irmos ou virmos de estar na praia a passar uma temporada, vamos, ao Domingo de manhã, passar um bocado na praia de Água de Madeiros.

Situa-se em pleno Pinhal do Rei, mesmo ali ao lado de S. Pedro de Muel (gosto mais de escrever com –u como se escrevia quando vivi na Vieira, há muitos, muitos anos), já no concelho de Alcobaça, e é extremamente sossegada. Além disso, teve sempre, para mim, uma enorme virtude: raramente se encontrava gente conhecida, o que para mim é óptimo porque nos/me evita os cumprimentos e salamaleques de circunstância... (De referir que sou, em férias e não só, uma bicho-de-mato compulsiva!)




O mar é imenso e bravo como é apanágio das praias do Oeste. Um oceano Atlântico furioso que fustiga estas praias empurrando-as sem cerimónias contra as altas dunas que o contemplam sobranceiras. Além disso, a temperatura da água é normalmente fria e também por isso raramente me meto lá.

Mas é maravilhoso aquele cheiro picante e salgado a mar e a pinhal que não se sente no Algarve.



Hoje, pela primeira vez este ano, fomos passar a nossa manhã de Domingo a Água de Madeiros. Como é usual, o tempo estava encoberto, o mar estava algo bravo, com bandeira amarela – se fosse no Algarve, dava para hastear a bandeira encarnada, ou roxa, ou outra ainda mais proibitiva! Havia muito poucos banhistas no areal certamente por causa do tempo nublado, mas não estava frio nem vento.


Até havia uma tendinha de panos indianos no areal!


E, ao longe, como de costume, quando não está envolta em nevoeiro, via-se o altivo farol de S. Pedro.




3 comentários:

  1. É por essas e por outras que o nosso jantar nunca mais é marcado!
    Não queres mesmo ver-nos... :-))
    As praias do Oeste são mesmo assim, valem pela beleza selvagem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O nosso jantar não é marcado por minha causa. Se fores a ver, eu estou sempre disponível! Mesmo quando trabalhava, estava sempre disponível. Só sou bicho-de-mato em certas situações...

    ResponderEliminar
  3. Estava a brincar, claro! :-))
    Sei bem que não...

    Abraço

    ResponderEliminar