quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os Beatles nasceram há 50 anos!



Os Beatles nasceram a 12 de Agosto de 1960 depois de uma audição a um novo baterista: Pete Best.

O dono de um clube em Hamburgo (na Alemanha) tinha pedido a um promotor local que encontrasse uma nova banda para uma temporada no seu palco. John, Paul, George e Stuart Sutcliffe eram os escolhidos. Mas para fazer as malas e partir faltava-lhes apenas um pequeno pormenor: um baterista - foi Pete Best. Dias depois aqueles cinco músicos rumavam a Hamburgo e à história.

A aventura tinha começado em Março de 1957 com os The Quarrymen e com John Lennon então como principal força-motriz. Paul McCartney chegou em Outubro e George Harrison em Fevereiro de 1958. Houve outros nomes para o grupo pelo caminho, de Johnny and The Moondogs a The Beatals, mais tarde The Silver Beatles. Com um baixista encontrado em Stuart Sutcliffe e, agora, um novo baterista, os Beatles viviam o dia um da sua existência já com uma agenda internacional.

Sutcliffe ficaria na Alemanha e Pete Best sairia em Agosto de 62, vindo a ser substituído por Ringo Starr, quando já gravavam o seu primeiro disco “Love Me Do”. Foi uma loucura. O princípio da loucura e da mudança radical na música e nos hábitos da juventude no mundo ocidental.

Brian Epstein foi "o" manager dos Beatles. A gravação de My Bonnie captou a sua atenção, foi vê-los ao Cavern Club e não mais os abandonou. Muito do sucesso dos Beatles nos primeiros tempos deve muito à sua intervenção e reconhecida dedicação. Morreu em 1967.


(Informações e fotografias retiradas do DN de hoje)

Nessa altura, estava eu no 4º ano do liceu, na Escola Académica, em Sintra, mas só me dei conta da existência deles no ano seguinte, em 63, com o aparecimento cá por Portugal, do “Love Me Do”, que era “calminho” e com as loucuras do “She Loves You” e do “Twist and Shout”, que era “de gritos”! Foi por essa altura que os “meus” Diamantes (colegas de lá da escola e outros amigos) começaram a ensaiar tocar músicas deste conjunto, como se dizia na época, e de outros que logo brotaram como cogumelos.

Depoi de tomar conhecimento das primeiras canções dos Beatles, nunca mais, até hoje, deixei de os achar o melhor conjunto de sempre! O primeiro disco que tive deles, trouxe-mo o meu pai da Venezuela - um LP com canções que ainda não eram conhecidas cá! Nem imaginam os saltos que dei! E depois,comprei (quase) todos os discos que foram saindo. E ainda hoje...

Vamos recordar

6 comentários:

  1. Os Diamantes tinham o privilégio de serem fornecidos directamente de Inglaterra via pai do Xixó que na qualidade de chefe da Orey Antunes Viagens, ia lá fazer negócios mensalmente.
    Na nossa página está lá em Beatlemania escrito pelo Xixó, como começou a nossa cegueira pela banda de Liverpool.
    Ele tem ainda esses discos de vinil, originais ingleses que valem uma pequena fortuna.

    ResponderEliminar
  2. Também li hoje no DN a história do "nascimento" do mais célebre grupo musical do século passado...
    Na sua juventude vemos a nossa quase infância!
    Tenho vários discos de vinil deles, comprados pelos meus filhos, imagina!
    Eles marcaram várias gerações...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. E continuam! Estão sempre a reeditar as canções que fizeram as nossas delícias em formatos técnicos cada vez mais actualizados.

    ResponderEliminar
  4. Ainda vais ter os teus netos a apreciá-los dentro de pouco tempo!

    ResponderEliminar
  5. Afinal parece que não é bem assim, essa história dos 50 anos!Segundo o blogue IÉ-IÉ, que nesta coisa de BEATLES e anos 60 é uma autoridade, vou transcrever.
    -------//-------
    Quinta-feira, 12 de Agosto de 2010
    OS "50 ANOS" DOS BEATLES

    Por uma qualquer razão que desconheço, anda gente - só em Portugal, diga-se - a comemorar uns tais 50 anos dos Beatles!

    Que embuste!

    A "data" já tinha sido assinalada no início do ano com uma exposição itinerante, este Verão, que eu saiba, já falaram de "outros 50 anos" a "Sábado", o "Diário de Notícias" e a SIC-Notícias.

    Este blogue foi contactado para comentar "esses 50 anos", mas escusou-se a contribuir para a manipulação da opinião pública.

    Se querem comemorar dignamente uns 50 anos dos Beatles, então atentem à data de 06 de Julho de 1957, dia em que John e Paul se conheceram, ou então à data de 05 de Outubro de 1962, data da edição do primeiro disco dos Beatles, "Love Me Do".

    Agora, por favor, não inventem datas!

    O "Diário de Notícias" escolheu a data de 12 de Agosto de 1960, quando Pete Best entrou para os Beatles, para assinalar os 50 anos da banda, enquanto a "Sábado" optou pela data de 17 de Agosto de 1960, data do primeiro concerto em Hamburgo, para assinalar a pretensa efeméride.

    Se houver mais jornais que queiram "dizer algo, sobretudo com novidades", proponho outras datas:

    16AGO60 - os Beatles deixam Liverpool a caminho de Hamburgo para uma série de 48 datas no Indra Club (Hamburgo). Pararam em Londres e apanharam um ferry em Harwich para Hook, na Holanda;

    03OUT60 - Último concerto no Indra Club;

    04OUT60 - os Beatles mudaram-se do Indra para o Kaiserkeller, onde também tocava Ringo Starr (então nos Hurricanes de Rory Storm), para uma série de mais 58 datas;

    10OUT60 - os Beatles queixam-se do palco do Kaiserkeller e começam a actuar anarquicamente com o público a delirar;

    15OUT60 - o contrato dos Beatles foi prorrogado até 31 de Dezembro; Klaus Voorman e Astrid Kirchherr conheceram os Beatles; Astrid e Stu começaram a andar juntos; primeiras fotos de Astrid aos Beatles;

    16OUT60 - os Beatles gravam amadoramente "Summertime" com Walter Eymond, vocalista dos Hurricanes; Ringo também estava, por isso foi a primeira vez que gravaram juntos;

    21NOV60 - deportação de George Harrison por menoridade;

    29NOV60 - Peter Eckhorn e Paul McCartney, acidentalmente, pegaram fogo nos bastidores do Kaiserkeller;

    30NOV60 - Tony Sheridan toca com os Beatles no Top Ten Club (Hamburgo);

    01DEZ60 - deportação de Paul McCartney por fogo posto;

    10DEZ60 - John Lennon regressa a Londres de comboio e Stu fica na Alemanha com Astrid;

    17DEZ60 - com Stu na Alemanha, Pete Best contacta Chas Newby para tocar baixo e tocam no Casbah;

    24DEZ60 - concerto no Grosvenor Ballroom, Liscard;

    27DEZ60 - concerto no Litherland Town Hall, Liverpool;

    31DEZ60 - concerto no Casbah Coffee Club, West Derby, Liverpool.

    Escolham!

    LPA

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, amigo Gato Preto, pela informação tão completa. Seja no dia 12 de Agosto, de Setembro, ou para a Páscoa, a verdade é que faz 50 anos que os FabFour começaram a andar nas bocas do mundo e, de então para cá, nunca mais deixaram de o estar. E, seja em que data for que os queiram celebrar, continuam a ser o meu conjunto preferido DE SEMPRE!

    ResponderEliminar