quinta-feira, 30 de abril de 2020

Soneto de Maio





Suavemente Maio se insinua
Por entre os véus de Abril, o mês cruel
E lava o ar de anil, alegra a rua
Alumbra os astros e aproxima o céu.

Até a lua, a casta e branca lua
Esquecido o pudor, baixa o dossel
E em seu leito de plumas fica nua
A destilar seu luminoso mel.

Raia a aurora tão tímida e tão frágil
Que através do seu corpo transparente
Dir-se-ia poder-se ver o rosto

Carregado de inveja e de presságio
Dos irmãos Junho e Julho, friamente
Preparando as catástrofes de Agosto...

Vínicius de Moraes

(Poema escrito para a realidade do Hemisfério Sul)



13 comentários:

  1. Se calhar não andará muito longe do que vai acontecer com o desconfinamento

    Cumpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de fazer tudo para que o desconfinamento gradual corra o melhor possível!!!!

      Eliminar
  2. Quando esse poema surgiu
    ia Maio já bem lançado...

    "- Loucura! - gritou o patrão
    Não vês o que te dou eu?
    - Mentira! - disse o operário
    Não podes dar-me o que é meu."

    De um outro poema de Vinicius
    que não te ocorreu, não sei porquê...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço bem o poema do operário em construção tão bem contornado por Vinicius e tão bem cantado pelo Chico Buarque... Não me ocorreu não! Estava numa de celebrar as belezas do Maio...

      Eliminar
  3. Viva o 1º de Maio!

    peço mil desculpas, Graça, mas estou segura de que falta o pronome "este" no primeiro verso. Vinicius era um purista no que toca à musicalidade/métrica;

    "Suavemente este Maio se insinua"

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada de pedir desculpa. Parece-me que se se acrescentar «este» ficariam 11 sílabas o que vai além das sílabas dos sonetos. Mas ficava bem...

      Obrigada e Viva o 1º de Maio!

      Eliminar
  4. O Maio de Vinicius, um Maio austral, um Maio diferente...
    Ainda assim, feliz Dia de Trabalhador(a) e um bom Maio.
    Tenho Leiria em foco...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito do Vinicius de Morais, e gostei deste poema, embora no dia de hoje quando penso em Vinicius o que me vem à memória é o poema "O operário em construção"
    Abraço, saúde e viva o 1º de Maio

    ResponderEliminar