terça-feira, 14 de abril de 2020

Página do Diário de uma Quarentena


O despertador toca como que por hábito porque agora não preciso de me despachar para nada. Mas eu deixo-me ficar - «o que é que vou fazer hoje?» penso ainda pouco desperta. E depois levanto-me quando as minhas gatas começam a saltar para cima da cama e para cima de mim. Uma delas senta-se confortavelmente sobre as minhas costas ou sobre a minha barriga e faz uns miadinhos fofos até me pôr da cama para fora.

Depois a rotina: casa de banho, ir para baixo, desligar o alarme, subir as persianas, abrir a porta do quintal para as gatas saírem – e entrar o amarelo, o comensal – tratar do pequeno almoço ouvindo as notícias «sempre a mesma coisa, que raiva!» Das duas, uma: ou barafusto com a televisão, ou converso com as gatas sobre o que gostam ou não gostam de comer.

Banho e tal… Escolher a roupa porque, tal como quando ia para a escola ou para a Associação Sénior, visto diariamente roupa diferente e «ton sur ton» para me sentir bem.

As manhãs são sombrias porque, se sair, é apenas até ali à pastelaria buscar pão e não é sempre. (Afugento, como posso, as lembranças de há um ano para trás de quando saíamos os dois no carro para irmos ao café e comprar o jornal e dar uma volta – agora não há mesmo volta a dar…)

Há a internet … ver as piadas da Cristina e do Luís Lobo e fazer as minhas próprias para animar as minhas facefriends…

«Ena pá!!! Já é uma hora! O que que vou almoçar?» Se houver alguma coisa feita, (umas vezes por outras, dá-me para fazer um guisado ou um assado e sobre sempre para o dia seguinte, o que é muito bom!) é só aquecer; mas se não há nada feito, grelha-se um bife ou uma costeleta e serve-se com uma laranja às rodelas e uma verdura cozida, ou assim…

E depois, vem a tarde! Longa, silenciosa, displicente… Uma voltinha pelo quintal, se não chove, uns telefonemas de circunstância e de cortesia … E agora? «Vou ler ou vou trabalhar para o computador – tenho tantas coisas para escrever!!!» O pior é que, se me ponho a ler, dá-me o sono e fico com dor de cabeça… Então talvez ir para o computador. Mas antes de me pôr a escrever – que implica consultas e leituras – vou (re)ver o que se passa no facebook… (Admirável e abençoado mundo novo!!!) Entretenho-me, demoro-me e, entretanto, há que ir lanchar (Comer é quase um vício… Hummmm, mas sabe bem… Mas depois do lanche e até à noite ainda tenho muito tempo para trabalhar!)

Se escrevo meia página ou se termino uma tarefa das que fazem parte da lista de coisas para fazer, fico contente comigo própria. Mas também são muitas as vezes que, aí pelas cinco da tarde, já me apetecia acabar o dia e oralizo, por vezes, vocifero: «Que dia tão grande!...»

O jantar é frugal e rápido, mas ainda dá para responder (quase sempre torto…) aos «noticiadeiros» que, com mais ou menos entoação, com mais ou menos piscar de olho e posição corporal de ataque, repetem as entrevistas canhestras e cinzentas feitas pelos estagiários e tecem comentários quase sempre de demérito ao que os governantes têm feito ou dito.

Por fim, vem a parte menos angustiante do dia: o momento de sentar frente à televisão, com a mantinha elétrica sobre as pernas e as gatas enroscadas, uma de cada lado, e partir para as séries da 2 ou da netflix… (Admirável mundo novo!)

Mesmo no fim de tudo, cama ! E ler, ler, ler até que o livro me caia em cima da cara…




21 comentários:

  1. Olhe, eu vejo filmes... na net.
    Não tenho televisão.
    Apenas vejo os números, por alto, só para perceber onde estou.

    É preciso ter calma. É o que lhe desejo!

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Pois é preciso ter calma «e não dar o corpo pela (i)alma» como diz o outro...

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Gostei da narrativa do diário. Eu então, levanto-me e fico logo aborrecido porque não à gua quente. Não tenho pão para torradas e se tenho pão não há manteiga. Como atum ao almoço porque não há euros para carnes ou outros peixes frescos.
    Não posso ir à rua porque existe o confinamento e afastamento social.
    Não ligo a Tv porque só falam e repetem, repetem, repetem, as mesmas noticias sobre o covid-19 ( embora sejam sempre importantes. Então o que faço?......... Escrevo poesia e chateio a mulher que está ao meu lado, lol
    .
    Tenha uma semana de Esperança e Paz
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  3. Uma confusão. O meu despertador toca às seis e meia. Preciso despachar-me às sete e meia chega a nora com as duas netas. Margarida a pequenina, oito meses, e a Mariana que sem escola, voltou para casa da avó.
    TV, só nas horas em que a Margarida dorme, pois quando ela está acordada, só há baby TV, mesmo quando estamos as duas a gatinhar no chão. A gaiata pode não olhar para lá, mas se o avo muda de canal e ela deixa de ouvir as músicas que conhece, faz logo birra.
    Depois tenho que fazer o almoço, muitas vezes é o marido que o faz, mas tenho que decidir o quê A Mariana, adora a comida da avó e está sempre a pedir para comer connosco.
    Depois é toda uma rotina de dar comida, mudar fraldas adormecer a bebé. Chego à noite cansada. E nem me lembro da rua.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, Elvira!!! Isso não é uma quarentena, é uma roda-viva!!! Deves fica mesmo muito cansada. Mas distraída...

      Beijinhos e cuidem-se!

      Eliminar
  4. Eu acabei de descobrir as séries/telenovelas turcas dobradas para espanhol que podemos ver no YouTube, comecei a ver "pájaro soñador en español e recomendo. E dá para vermos enquanto comemos, já experimentei no lanche ante-ontem
    um beijinho e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma sugestão, Gábi! Obrigada.

      Beijinhos virtuais para vós ... :)

      Eliminar
  5. E pronto
    e nem te dignaste ouvir
    o "meu" conto

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2020/04/senhor-covid-19-se-pensa-que-paramos_12.html

    ResponderEliminar
  6. Vai passar.
    É um mau bocado que vai passar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois via, mas enquanto não passa é cá uma seca!!!!

      Beijinhos para Macau!

      Eliminar
  7. Eu tento sobreviver, variando no horário das rotinas... para que aparentemente haja diferença!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estratégias... Cada um vai sobrevivendo como pode...

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Abraço Graça ! Todos nós vamos desenvolvendo técnicas para fugir ao "stress" e à ansiosidade, e ainda agora o confinamento começou, sem quere ser advogado do Diabo !!! :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um mês... um longo mês... Vamos andando.

      Beijinhos, Ricardo!

      Eliminar
  9. Sentirmo-nos limitados no que se pode fazer durante o dia é complicado, mas vão-se arranjando estratégias que ultrapassem as limitações, tem de ser!

    ResponderEliminar
  10. Depois de mais este vírus
    cá estaremos

    ResponderEliminar

  11. Cada dia um desafio novo! Faço um plano prévio, nunca tenho tempo para tudo. E... não realizo (quase) nada. Pelo menos consegui ver, finalmente, a saga completa d"O Senhor dos Anéis". :)

    Beijo

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é bom!!!!
      «nunca tenho tempo para tudo. E... não realizo (quase) nada» - tal e qual como eu....

      Beijinho e cuidados!

      Eliminar