terça-feira, 21 de abril de 2020

Histórias da minha rua (15)


O vizinho mora numa outra rua além e vinha algo incomodado com o que uma amiga, professora e diretora de turma do 2º ciclo, desabafara com ele:

Vinha ela de ter uma conversa com um encarregado de educação que muito a preocupara por não saber o que lhe responder. O senhor, quase à beira de um ataque de nervos, e face às comunicações que recebera das escolas, contou-lhe que tem dois filhos em idade escolar, cada um em seu ciclo diferente. Ele e a mulher encontram-se em casa em situação de teletrabalho e têm apenas um computador. Então o seu dia-a-dia era passado a ajudar os dois filhos com as tarefas da escola para eles conseguirem responder ao que lhes era solicitado pelos professores, orientando-os na gestão do plano de trabalho e na utilização das diferentes plataformas escolhidas pelos professores para receberem e devolverem as fichas de trabalho devidamente realizadas. E estavam nisto, ele e a mulher, desde as nove da manhã até ao fim da tarde! 

Só depois desta barafunda toda e depois de tratarem das refeições e das restantes lidas domésticas – reforçadas pelo facto de todos os elementos da família se encontrarem em casa 24 sobre 24 horas – só então, dizia, muitas vezes apenas depois do jantar, os pais se dedicavam às suas tarefas profissionais, muitas vezes até às duas e três da manhã.

Isto é de loucos, não vos parece?

O senhor estava exausto e sob uma enorme pressão.

O que se pretende provar com isto tudo?

A mim parece-me que, no fim disto tudo (ou mesmo antes) vai aumentar em muito o número de divórcios e separações e de consultas nos psiquiatras…




14 comentários:

  1. Estou convencido que o aumento dos divórcios vão ser uma realidade.
    Por outro lado, os pais estão habituados a criar os filhos sem os conhecerem. Saem de manha para a escola. Chegam à noite, jantam e cama.

    Se calhar agora é que estão a saber o que é mesmo ser pai e ser mãe.
    .
    Saudações amigas

    ResponderEliminar
  2. Sim divórcios e psiquiatras, isto é de loucos ...
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Acho que não será caso para tão funestas previsões, Gracinha!
    Divórcio? Não...hospício, que é diferente.
    O «mundo» que já não batia bem, agora endoidece de vez!

    Beijinhos, fica bem.

    PS- Também os meus dias são tão cheios que ando pela blogosfera, em missão, até quase madrugada. Tudo por culpa do Covid!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, é?...Isso é o que diz o Rogério por não possuir o poder de ser 'omnipresente'.
      Ora veja só a coincidência...:)
      ------------------------

      Cantarei, pois...até que a voz me doa!

      Abraço.

      22 de abril de 2020 às 01:25

      -----------------------------

      Desculpa lá este têtê-à-têtê com o nosso amigo, Rogério, Graça. :)

      Eliminar
    2. Adoro estes tête- à-tête entre amigos bloggers!!!

      Dão movimento ao blog! (Eu demoro-me mais pelo facebook, acreditas?)

      Beijinhos informáticos...

      Eliminar
  4. Vamos por partes...
    Se um casal, irrompesse por uma sala de aula... a professora diria «fora daqui!"
    A Graça, que já foi professora, me dirá se não seria assim... Então, por que raio, se a sala de aula vai ter lá a casa haverá de acontecer como a Graça conta?

    E quanto a divórcios... Hoje serão, dados da PORDATA, mais de 60%, se aumenta...

    Tenho três filhas, três genros, cinco netos... que sorte não conhecerem a sua rua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que não conhecem a minha rua... Mas olhe que as minhas filhas estão à beira de um ataque de nervos, uma com dois filhos (3º e 7º anos) e professora, a outra com dois filhos (2 e 11 anos) e terapeuta da fala numa escola com a sobrecarga de trabalho das escolas dos miúdos - aulas síncronas, planos de trabalho, fichas para responder e submeter cada uma em sua plataforma diferente com reuniões de direção e de departamentos das suas próprias escolas por vídeo conferência a durarem 3 e 4 horas.... É de loucos!

      Eliminar
  5. É o que está a acontecer na China.
    Bjs

    ResponderEliminar