sexta-feira, 3 de abril de 2020

Dia da Literatura Infantil

Ontem foi o Dia da Literatura Infantil, mas não pude celebrá-lo porque estava a celebrar o aniversário do meu blog...

Ora como para mim, todos os dias são dias da literatura - mesmo que seja infantil - aqui fica hoje o meu tributo aos escritores e aos poetas que escrevem para as crianças - sem esquecer a nossa amiga blogger Lídia Borges.

Ainda guardo cá em casa alguns livrinhos de quando as minhas filhas eram pequeninas e, do livrinho «A Guitarra da Boneca» de Matilde Rosa Araújo (grande senhora das belas e poéticas histórias para crianças, que tive o prazer de conhecer), retirei exatamente o poeminha «Minha Guitarra»:

«Chuva de cordas brancas,
chuva de cordas frias,
E eu tenho uma guitarra
cigarra
de som molhado
que agarra
a alegria 
para tocar.
E minhas mãos 
para enxugar
teu rosto amado,
minha Mãe.»

(1983)









(Prenda de aniversário (em 1987) da Madrinha para a minha filha mais nova que, por acaso, faz anos hoje - 3 de Abril.)

10 comentários:

  1. Muitos parabéns para a menina/mulher. Gostei do poema que de simples leitura para uma criança não tem nada. É a minha opinião.
    .
    Saudações fraternas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo. Pois... a poesia de Matilde Rosa Araújo é bastante difícil para as crianças - poética de mais, passe a redundância.

      Eliminar
  2. Muito obrigada pela referência ao meu nome (das escritas). Muito obeigada por trazer Matilde Rosa Araújo.
    Conheci-a pessoalmente em 2007 na cerimónia de entrega de prémios do Concurso Literário Nacional da Trofa – Conto Infantil, onde estive presente. Tratou-me carinhosamente como se fosse eu uma menina. E eu a achá-la a ela uma menina de corpo magro, olhos vivos e cabelos brancos, como se de lã. Quando lhe entreguei um envelope com trabalhos dos meus alunos, crianças, disse-me ao ouvido que nunca deixasse de escrever para os pequenitos.
    Foi, para mim, um momento muito especial.

    Beijinho

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma senhora! Uma doçura, uma simpatia, uma Poeta!

      Beijinho.

      Eliminar