terça-feira, 7 de abril de 2020

Da efemeridade da vida

Floriu ontem, certamente para me desejar os parabéns, a primeira rosa do jardim.

Linda, amarela e com picos - como convém aqui ao blog...




Hoje, pobrezinha, está já desfolhada e à beira da morte.




Como não recordar o poeta?


As rosas amo dos jardins de Adónis,
Essas volucres amo, Lídia, rosas,
        Que em o dia em que nascem,
        Em esse dia morrem.
A luz para elas é eterna, porque
Nascem nascido já o Sol, e acabam
        Antes que Apolo deixe
        O seu curso visível.
Assim façamos nossa vida um dia,
Inscientes, Lídia, voluntariamente
        Que há noite antes e após
        O pouco que duramos.

11-7-1914
Odes de Ricardo Reis . Fernando Pessoa


«A vida é o ai que mal soa...» (João de Deus)

13 comentários:

  1. Lindo poeticamente falando.

    Olhai as rosas e olhai para dentro de ti. Vive a vida pois a vida é tão curta. Lembra-te que a rosa também nasce e... morre após viver tão pouco.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Efémeras, as rosas, sim, mas, talvez por isso, entregam-se-nos belas.
    Muito bem casado o poema com as fotografias. Ricardo Reis é Pessoa o Poeta em pessoa. Ponto.
    "Para me desejar parabéns"... A Graça fez anos?
    Se fez, parabéns, se não fez parabéns na mesma.
    Cuidado com o paspalho que anda por aí. Eu estou no meu castelo. Se ele me apanha vou para os anjinhos.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resguarde-se bem!!! Resguardemo-nos... Foi o dia dos meus anos - dia 6 - mas são tantos....

      Muito obrigada. Beijinho.

      Eliminar
  3. Não fora a chuva que hoje caiu, impiedosa, desfolhando a tua rosa amarela e fazendo despencar as flores das minhas azáleas, poderiam ter vida mais longa e bela...

    Beijinhos, Graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, mas é Abril. Das águas mil...

      Beijinho, Janita. Não apanhes chuva nem vento Não podemos ser apanhadas pelo «bicho chinês»...

      Eliminar
  4. Contesto
    a vida não é efémera
    efémera é a memória
    e
    talvez
    a rosa

    ResponderEliminar
  5. A simbolizar que a vida continua.
    Com espinhos, mas continua.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem! Cá estamos para a levarmos por diante.
      Beijinho.

      Eliminar
  6. Não está tempo para as rosas brilharem. Antes ter partido do que sofrer...
    As coisas que tu lembras! Refiro-me ao verso de João de Deus...
    Vamos resistindo enquanto pudermos...
    Beijinhos esperançosos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  7. Beijinho (atrasado) de parabéns. :)

    ResponderEliminar