sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Isto da Black Friday...


Sabe bem quem já me vai conhecendo que não me incomodam nada nem beliscam a minha noção de identidade nacional as «importações» de hábitos culturais como atualmente acontecem nomeadamente aqueles que nos invadem vindos dos países anglo-saxónicos.

Foi o caso do Hallowe’en e do Dia de São Valentim de que tanto acusam os professores de Inglês (touchée…) Antes disso tinha-se «importado» o Pai Natal no seu vistoso fato vermelho da Coca-Cola montado no seu belíssimo trenó puxado por pares de renas do Polo Norte…

(Isto para não falarmos da constante «importação» de termos e expressões inglesas que vão enxameando a nossa belíssima lexicologia sem que os abespinhados defensores da ortografia anterior a 1990 disso façam o mínimo caso!)

Agora temos de aguentar a interminável torrente dos afamados (mas enfezados) descontos da Black Friday…

Faz parte das minhas rotinas ir ao shopping à sexta-feira de manhã para dar uma volta pelas lojas e fazer as compras da semana. Hoje calhou-me a tal da Black Friday. Os descontos andavam na casa dos 20% - sei que, até ao Natal, hão de aparecer descontos muito mais vantajosos, mas o shopping estava cheio e as pessoas parecia que andavam maluquinhas...




13 comentários:

  1. Nem sai de casa :))

    Do nosso amigo Gil António, com : Amor reflectido na cor das águas do mar

    Bjos
    Votos de uma óptima noite de Sexta - Feira.

    ResponderEliminar
  2. Não me metia numa confusão dessas!
    Ao shopping fui uma vez comprar um aspirador, mas dificilmente lá voltarei, a minha malvada claustrofobia não me permite.

    Bom fim de semana querida amiga e um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Nunca faço compras nesta altura.
    Esta manhã ouvi uma coisa curiosa na TV. Uma senhora dizia que comprou o mês passado numa promoção uma consola, dois jogos e dois comandos, por 280€ E hoje a mesma consola estava a ser vendida por 249, os jogos e os comandos vendidos à parte a 60€ cada o que daria um total de 420€. Bem mais caro do que tinha comprado no mês passado.
    Não sei até que ponto isto é verdade, mas o convidado do programa, pareceu não estranhar. E disse que aconselhava as pessoas a irem vendo o que desejam ao longo dos meses, comparando preços e comprar quando vissem que era uma boa promoção. Porque muitas vezes nesta altura leva-se gato por lebre.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Nos Estados Unidos, como sabes, é uma loucura. Ou não fossem eles a inventar este dia para os grandes saldos enganosos.
    Se eu não gosto de ir a centros comerciais com muito movimento, muito menos gosto de ir neste dia. Nem dei por ele. Tb não vi as notícias na tv.

    ResponderEliminar
  5. Uma grande "aldrabice" ! :(( ... Esta semana, já por várias vezes me fartei de ver anúncios da Black Friday (desde há uma semana) e nem ontem 6ª fª a vi na prática. Em muitos dos casos era só para meia dúzia de artigos sem interesse, ou então preços elevadíssimos para fazerem algum desconto. :(
    Tenho visto descontos muito melhores noutras situações.
    Isto é só chamariz ! :((
    Claro que a minha "vingança" foi não gastar nem um cêntimo naquelas casas !

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde:- Confesso não ser apreciador dessas datas "festivas".
    .
    * Porque partes em desatino ( Poetizando e Encantando ) *
    .
    Votos de feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Queridos amigos leitores,

    convidamos-vos a ler o capítulo 1 do nosso conto escrito a várias mãos "Ecos de Mentes", que esta semana chega pela mão do João J. A. Madeira, interpretando Cláudia-.
    https://contospartilhados.blogspot.com/2018/11/ecos-de-mentes-capitulo-1.html

    Sempre com muito carinho por vós,
    saudações literárias!

    ResponderEliminar
  8. Sou desconfiada, não por natureza, mas porque a vida me fez assim...
    quero dizer com isto que sou toda a favor do ditado: "Quando a esmola é grande, o pobre desconfia..."

    Beijinhos, bom domingo, boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Fazer compras para mim é um sacrifício, estás a ver-me num shopping feita maluquinha?! :)

    Abraço sem descontos

    Leo

    ResponderEliminar
  10. Não alinho nessas importações e esta do Black Friday é uma treta e tira-me do sério.
    Tive de ir na sexta à tua (nossa) cidade e normalmente passo em frente ao shopping,foi uma perfeita loucura tentar entrar na rotunda.

    Bom Domingo e um beijinho Graça

    ResponderEliminar
  11. Sabe bem quem me conhece que não sou adepta de "carneiradas"
    TODOS a correr para o mesmo lugar...
    Fujo de enchentes e confusão.

    Não comemoro nem o Hallowe’en
    muito menos o Dia de São Valentim!

    Agora temos a Black Friday…

    Tudo louco...shoppings cheios
    e o povinho diz que não tem dinheiro!

    ONTEM mesmo na TV aconteceu um programa sobre a Black Friday

    e vários estudiosos disseram que é um grave problema psicológico,
    que muitas pessoas compram mesmo sem precisar
    e muitas vezes é um engano,
    os artigos nem estão assim tão baratos como dizem.

    Sempre é bom aproveitar promoções e descontos.
    Quando esses descontos existem "de verdade".

    Convido a ver o artigo que acabei de fazer
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/

    Boa semana,
    beijinho da Tulipa

    ResponderEliminar