quinta-feira, 23 de junho de 2016

O Cromeleque dos Almendres



Alguém conhece o Cromeleque dos Almendres? Eu, por acaso, não e já fui tantas vezes a Évora!

E o Stonehenge, conhecem? Claro. Nem que seja de ouvir falar, de ler, de ver as belas imagens pelos solstícios de Verão e de Inverno. Eu, pelo menos, sou daquelas que dava tudo para o ver ao vivo e a cores! Nem queiram saber o desgosto que senti quando, em finais de 70, ganhei uma bolsa de estudo de um mês na Universidade de Chichester, no Sul de Inglaterra, ali a uns míseros cem quilómetros do Stonehenge e não pude lá ir!

Agora do Cromeleque dos Almendres – desculpem «ignorância de macaco»! – só ontem ouvi falar por via de uma notícia que li na Tribuna do Alentejo cujo título «Stonehenge alentejano está a fascinar britânicos» me chamou a atenção.







Então o dito monumento megalítico é um dos maiores e dos mais antigos da Europa e situa-se a cerca de 15 quilómetros da vetusta cidade de Évora, num local perfeito, dizem, para as celebrações dos solstícios. É mais antigo do que o Stonehenge, só que não tem, nem nunca teve a projeção cultural ou turística daquele. Talvez agora, com a publicação da notícia no jornal britânico The Independent, os turistas ingleses e outros passem a visitá-lo e a considera-lo e depois, talvez, nós próprios, consigamos afastar um pouco o nosso nacional-parolismo que nos leva a preterir o que é nosso sempre em favor do que vem de fora, e passemos também a admirá-lo e, sei lá até a utilizá-lo como local de culto pagão…




Leia o artigo do The Independent aqui.

Leia mais sobre o Cromeleque dos Almendres aqui.

16 comentários:

  1. Somos portugueses e isto revela a nossa maneira de ser. Os de fora apreciam muito mais as nossas coisas de que nós próprios.
    Estou como tu, conhecia uns e nunca ouvira falar de outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Benó! Os tugas não divulgam as suas próprias belezas por isso torna-se difícil conhecê-las. Somos uns parolos!

      Eliminar
  2. Estive lá há cerca de dois meses, quando regressava de Évora. Devo dizer que para chegar lá é um bico de obra, para quem não tiver um TT, porque o caminho é mesmo muito mau!
    A saída para o Cromeleque é na estrada Montemor/Évora ( à direita no sentido de Évora)
    Comparar o Cromeleque dos Almendres a Stonehenge, parece-me manifestamente exagerado. Ou então não terei visto tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou escrevi o que li, mais não sei. Por isso não sei se será ou não exagero... Sei é que nós não tratamos nem divulgamos as nossas belezas, o nosso património e isso é muito mau!

      Eliminar
  3. até achei uma certa "piada" ao caminho que lá vai ter! dá-nos para ter essa sensação de que vamos devagar "acordar" esse lugar misterioso velho há milhares de anos:)e então será daí que terão partido os habitantes da península ibérica para norte (Normandia e Grã Bretanha) à medida que as regiões do norte iam perdendo a camada de gelo... assim levaram uns mil anos a chegar a Stonehenge e ai construir com uma técnica um pouco mais elaborada ou seja já colocavam pedras por cima das outras ! isto li de uma teoria dos ingleses :)
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bela teoria! Grata por mais esse bocadinho de conhecimento ao nosso espaço.

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Conheço, é digno de ser ver, mas é uma "canseira" chegar até lá. Graça. :)

    ResponderEliminar
  5. ~~~
    Conheci no blogue da São, de uma reportagem que fez após
    uma visita...
    Nem ela, nem ninguém percebe a falta de acessibilidade ao
    local do nosso património cultural.
    O teu 'post' está excelente...
    Beijinhos amendoados.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pessoal gosta é de Futebol e de Fado e de programas da Fátima Lopes e do João Baião. Património cultural?? O que é isso???

      Obrigada, Majo, pela tua simpatia. Sempre.

      Eliminar
  6. Conheço sim, estive lá penso que em 2010, gostei de ver, mas se eu soubesse que caminho me esperava para me levar até lá, acredita que não tinha ido, até porque estava de salto alto.

    Bom fim de semana Graça.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li acima, acho que mesmo com sapatilhas é difícil lá chegar, Flor! Eh eh eh eh...
      Beijinhos e biba o Sã João!!!

      Eliminar
  7. Eu conheço, eu conheço..refiro-me aos cromeleques de Almendres, visitei o ano passado, curiosamente ainda não coloquei no meu blog nenhuma foto deles, ainda bem que me lembras, em breve saiem.
    Quanto a Stonehenge ainda não tive a sorte de visitar, mas se clhar até é bom, porque acho que se os visse , deixava de dar importância aos nossos "cromelequitos"

    Beijos Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então toca a publicar as tuas fotos que são sempre tão boas!!

      Beijinhos alentejanos...

      Eliminar
  8. Não conheço nem uns nem outros... mas devo mais depressa ir aos nossos do que aos outros pois estes tempos não estão de feição para viajar!Gostei muito das fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E agora com o Brexit, achas que nos deixam lá entrar mesmo que seja para visitar o Stonehenge? Eh eh eh eh eh...

      Eliminar