segunda-feira, 27 de junho de 2016

Fechando-nos



Na semana passada fui passar o dia a Coimbra. A Sé Velha, a Baixa, o rio, os recantos antigos. Nos últimos anos, Coimbra só de passagem, ou as reuniões dos presidentes das escolas com a Ministra ou com a direção-geral, ou os shoppings.

Quando, na década de 70, vim viver para Leiria, Coimbra passou a fazer parte da minha área de ação: comecei a deslocar-me para lá para ir com as miúdas ao pediatra, para as reuniões de professores da experiência Veiga Simão e de orientadores de estágio, e, desculpem-me a “vaidosice” mas até para comprar sapatos e roupas na Ferreira Borges… Anos 80, que se há de fazer?

Depois a vida mudou, Leiria “melhorou” e Coimbra passou a ser apenas local de reuniões na DREC (muitas e longas e… inúteis)



No outro dia voltei a passear pela Ferreira Borges e pela Sofia. Tão diferentes! O café restaurante Nicola que era um requinte não passa agora de um café sem brilho sem serviço de classe e com bolos requentados. Das lojas de roupas e da excelente Sapataria Romeu, nem sinal. Contam-se por muitas as lojas fechadas ou então transformadas em lojas de artesanato para turista ver. As lojas de marca do tipo franchising enclausuraram-se todas nos shoppings e o mesmo aconteceu às pessoas: encafurnadas nos shoppings.

O mesmo acontece aqui por Leiria e decerto em todas as outras cidades: o centro de comércio da cidade está abandonado, com as lojas fechadas, abandonadas ou transformadas em armazéns de produtos chineses. Até a Zara do centro da cidade vai fechar. Uma tristeza. As pessoas preferem acantonar-se de manhã à noite no shopping onde passeiam pelos corredores com luzes e ar artificiais, escrutinando montras e preços, entrando e saindo até se sentarem numa das “esplanadas” a beber um café.

É então que penso e chego a acreditar que, mais dia, menos dia, mais século, menos década, estejamos a viver encafuados em enormes células fechadas, em imensas cidades artificiais daquelas subterrâneas ou subaquáticas ou dentro de grandes naves espaciais que se vêm nos filmes de ficção científica. Claustrofobia!



22 comentários:

  1. também alguma coisa parecida com o filme "A ilha", onde as pessoas nem sequer sabiam que existia mundo, fora do seu enclausuramento?!
    e foi uma "carga de trabalhos" alguém conseguir ir lá fora!

    https://www.youtube.com/watch?v=QahfLVzx

    também me espanta isso Graça e já agora penso que é sempre bom valorizar os espaços dos centros das cidades
    bom dia para ti
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso, Ângela, só me lembro desses filmes e não tarda estaremos a comportar-nos assim!

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Gosto muito de Coimbra não só por razões sentimentais (passei aí a minha lua-de-mal)mas também pela beleza da cidade onde sempre me desloquei com frequência a acompanhar o meu marido nos seus estágios desportivos. Confesso que deixei de o fazer há uns dois ou três anos pela mesma razão da Graça. Coimbra perdeu o seu encanto que era tanto. Fiquei triste agora quando li que até a Romeu desapareceu.Que pena!
    Um abraço, Graça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Ferreira Borges já não parece a mesma!! Uma pena!

      Beijinho, Benó!

      Eliminar
  3. Verdadinha e inteira, Graça. Também passei por lá, pelo liceu que foi chamado de D. João III. Quando retornei de Moçambique, quase trinta anos depois, a primeira visita foi à "nossa" Coimbra, naturalmente à Sé Velha e desci a rua do Quebra Costas, olhei as janelas da República do Kágados, e... e... Penedo da Saudade, e...e... - fico nisto, a que chamamos "saudade"- será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É e não tem nada de mal!! É bom lembrarmos o que de bom se passou!

      Beijinho.

      Eliminar
  4. ... já agora: que me diz das mulheres cantarem o Fado de Coimbra?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou fã do fado, embora goste de alguns fados de Coimbra (e de Lisboa, claro) Quanto a ser cantado por mulheres, vai ser difícil habituarmo-nos, não lhe parece?

      Eliminar
  5. Encafuada ando eu há meses...só com ordem de "soltura" durante umas horas...nem dá para vaguear por Coimbra! :(

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, isso é que é pena!! Deves estar pelos cabelos!!

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Claustrofobia é a palavra certa! E sim, aqui por Lisboa vai na mesmíssima: o comércio tradicional encerrou muitas das suas portas, aqui e ali por lojas de chineses e indianos. Uma tristeza! E produtos de 5ª categoria, também! :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. É uma paisagem triste o que a modernidade nos oferece... A natureza e o natural caem fora, saem de cena para dar lugar à modernidade, à tecnologia e afins...
    Aqui, pela crise político-econômica fecham-se muitos sonhos.
    Saudosismo nos resta!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que eu lamento profundamente, Célia!!
      Que mau bocados estais a passar! Mau e feio... :(

      Beijinhos lusos...

      Eliminar
  8. Quando era miúda passava as férias em casa da minha avó e passava por Coimbra onde muitas vezes almoçavamos estive anos sem lá ir só voltei para o Concerto dos Rolling Stones :))) A cidade estava inundada de gente uma animação enorme mas não vi nada de nada. Indianos e chineses com as suas boutiques é o que não falta até nas aldeias. Uma pena! Embora o velho ditado "com o mal dos outros posso eu bem" seja verdade, este fim de semana estive com uma velha amiga portuguesa casada com um dinamarquês que esteve dez anos sem ir a Compenhague e queixou-se do mesmo. Não há dúvida que é por todo o lado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Disseste bem amiga Graça, acontece o mesmo aqui em Almada.
    Lojas fechadas, pequenos centros comerciais ao abandono e vandalizados. Todo o mundo se concentra no fórum Almada.
    Agora tentam reabilitar a cidade, depois de a terem estragado.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo por todo o lado, está visto! Uma tristeza!
      Que bom era ir às compras pelo centro das cidades - mesmo que chovesse! Enfim! É o «progresso»...

      Beijinho.

      Eliminar
  10. É um problema de Coimbra e de todas as nossas cidades...
    Com a quebra do poder de compra, a maior parte das lojas
    fechou portas e os chineses agradeceram.
    Os centros históricos ficaram descaracterizados e tristes.
    Gostei das fotos de Coimbra e de teres abordado este pertinente tema.
    ~~~ Beijinhos desolados ~~~

    ResponderEliminar