quarta-feira, 22 de julho de 2015

A Duração dos Crepúsculos

Incondicionalmente rendida, como sempre, às obras de (bons) autores portugueses, trouxe para férias, entre outros, o livro «A Duração dos Crepúsculos» de Filomena Marona Beja, de 2006 e que comprei em 2009, por cinco euros, numa daquelas feiras de livros para limpeza de stocks. Dessa autora tinha já lido, com muito agrado, «A Cova do Lagarto», excelente romance sobre a vida do engenheiro Duarte Pacheco, o grande Ministro das Obras Públicas e Comunicações de Salazar.

Não menos interessante foi a leitura desta obra da autora, naquele seu estilo fragmentário e breve de constantes avanços e recuos na narrativa que nos fazem estar atentos e despertos ao tempo, ao espaço, à continuação da diegese, da ação. Além de que nos surpreende constantemente com apontamentos culturais do nosso país.

O tempo da ação decorre por quase todo o século XX, tocando mais ou menos a fundo nas épocas das duas Guerras Mundiais, num espaço que se expande entre Lisboa, Paris e a zona norte da Ilha de São Miguel, nos Açores, tudo enleado por breves romances de amor, tudo em termos fugidios como terá convindo aos terríveis tempos de guerra. Sem dramas, porém. E sempre presente a perspetiva cultural: a literatura, a ciência, as artes plásticas. O António Dacosta, o António Pedro, os surrealistas da Casa Repe, Bento de Jesus Caraça, a investigação sobre Pedro Nunes, o nosso matemático do tempo das Descobertas. Muito bom!

Para mim a novidade foi a descoberta da escritora Virgínia Folque de Castro que, no início do século XX, se dedicou a escrever (talvez dos primeiros) livros para crianças, livros sobre figuras importantes da História, argumentos para filmes. «A História de DonaRedonda», talvez o mais conhecido, por ter sido a primeira obra da literatura fantástica escrita em português.

Toda a história é relembrada e narrada em 1ª pessoa pelo cineasta Ayres de Aguiar, amigo da Senhora Dona Virgínia, a Gy dos livros infantis, depois de, já velho, se ter refugiado na sua velha casa na Lomba da Maia, na parte norte da Ilha de São Miguel.

Boa literatura! E sabem o que mais me chocou? Muito boa literatura por cinco euros em limpeza de stocks. Juro que nunca vi os livros destes “autorzinhos” da moda nem os best-sellers tipo Margarida Rebelo Pinto ou Rodriguinho dos Cantos a cinco euros para limpeza de stocks….


Mas, entretanto, o pessoal que tem estes gostos – ou outros piores – em termos de leituras em bom português, empenha-se muito na defesa da língua de Camões e até quer referendar o último acordo ortográfico…. De partir a rir!

19 comentários:

  1. Gosto da capa, tem uma imagem que me agrada.
    Li "A Cova do Lagarto" e gostei muito.

    E "de partir a rir" (que não dá para tal) logo fala a múmia não esqueças.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ministros como o da "A Cova do Lagarto" é que nós precisamos. Pena ter sido ministro do "Botas"...

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada de José Rodrigues dos Santos - nunca calhou - e li um livro da Margarida Rebelo Pinto, o "Não Há Coincidências" há imenso tempo e porque mo ofereceram. Detestei!

    O facto dos livros terem sido vendidos em "saldo" para fim de stock, não significa que houvesse menosprezo por parte de quem os vendeu e quem ficou a lucrar foste tu, Graça!
    Tomara eu encontrar bons livros a esse preço!

    Um beijinho e bom regresso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita conseguimos encontrá-los na Wook.pt e na Fnac.pt, A duração dos crepúsculos neste momento está a ser vendido por 2,90 € na wook.pt.
      um beijinho e peço desculpa por estar a responder aqui

      Eliminar
  4. Não conheço essa escritora mas fiquei encantada com o teu "resumo", quem sabe poderei encontrá-lo por aqui, vou tentar.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Dessa primeira escritora nunca tinha ouvido falar, mas em adolescente li esse livro da "Dona Redonda e sua gente". Do qual não me lembro rigorosamente nada, só da capa, que era um desenho de uma mulher muito redonda,com um vestido azul. E é engraçado, que ainda no outro dia estava a pensar se o nick da Gábi não viria desse livro... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora tenho de ir à procura do livro infanto-juvenil Dona Redonda!

      Beijinho

      Eliminar
    2. Veio mesmo Teté, gostei muito dos dois livros que eram da minha mãe e depois consegui encontrá-los numa feira do livro :)

      Graça, podemos encontrar o ebook em http://www.luso-livros.net/Livro/historia-de-dona-redonda-e-da-sua-gente/
      na wook.pt o livro está por 4,35 (e também posso emprestar os meus, é só combinarmos)

      um beijinho
      Gábi

      Eliminar
  6. Foi por causa dos livros da Dona Redonda (tinha em casa os dois que eram da minha mãe) que li com doze anos que dei o nome dona redonda ao meu blogue e porque escrevi sobre o livro Duração dos Crepúsculos de Filomena Marona Beja, tive a oportunidade de a conhecer no LeV em Matosinhos (gostei muito de a conhecer em pessoa, além de a admirar como escritora).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Gabi! Calculei que o nome do teu blog viesse daí!

      Eliminar
  7. Tão ridiculazinha... Até ri dela própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o caso, mas rir de nós próprios é só para os inteligentes. Não é para todos, Rhesus!!...

      Eliminar
  8. Nunca ouvi falar nessa escritora portuguesa, mas depois de ler a tua análise literária, fiquei curiosa e o título do romance é atraente.

    Trata-se do António Pedro do Teatro Experimental do Porto?

    Continuação de boas leituras, Graça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, ematejoca. É o António Pedro poeta, pintor, escultor surrealista.
      Vale a pena ler a autora. Escreve mesmo bem e é muito culta.

      Beijinhos

      Eliminar
  9. que continues a desfrutar boas leituras ... e boas ondas!

    beijo

    ResponderEliminar
  10. Bom dia
    Gosto de ler os seus textos. As coisas que aprendemos.
    Sempre gostei de ler,mas agora escolho os que quero ler e tenho encontrado maravilhas. Como vivemos fora da cidade nem sempre nos apercebemos destas feiras. Outras vezes temos de recontar as moedas.Os euros não nos deram fartura mas muitas privações.

    ResponderEliminar
  11. ~~~
    ~ Caso para dizer que tiveste um tesourinho guardado desde 2009!!
    ~ Fiquei muito curiosa em relação à escritora...
    ~ Continuação de excelentes dias de verão e ótimas leituras.
    ~~~ Bjs ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  12. Boa sugestão de leitura. Nunca li nada da Filomena Marona Beja. Fiquei com vontade de a ler.
    Quanto ao resto não vale a pena falar...
    Um beijo, Graça.

    ResponderEliminar