terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Que furdúncio!




O Eça é que nos conhecia bem! «Provincianos», «sem originalidade, sem força, sem carácter», «indivíduos inferiores que se governam na vida pelo sentimento e não pela razão», «a coscuvilhice, os politiquetes, as gazetas, todos os horrores»… E não se diga que isso era no fim de 800, porque hoje, século XXI adiante, continuamos a exultar com o que é pequenino e irrelevante sem darmos o mínimo valor, a mais pequena atenção ao que se nos mete pelos olhos dentro.

Senão vejamos: o furdúncio que se tem armado na imprensa e nas redes por causa do Arménio Carlos, durante uma manifestação, ter comparado a bendita troika aos três reis magos tendo-se referido ao etíope Abebe Selassié como «o mais escurinho»! Aqui d’El-Rei, que o homem é um racista, que se deve demitir do cargo e outras coisas que me escuso repetir aqui. Por amor da santa! Estamos sempre a dar interpretações dúbias e convenientes às palavras e, em especial, às palavras ditas da forma mais superficial. Depois, passados uns dias e gastos não sei quantos quilómetros de papel, não sei quantos quilolitros de tinta e não sei quantos quilowatts da paciência de cada um de nós, fica tudo esquecido até porque, entretanto, aparecerá uma outra afirmação inadvertida que sobe à ribalta dos pequenitos.

Foi o que aconteceu com o furdúncio (talvez ainda maior que este do «mais escurinho») armado há duas ou três semanas à volta daquela rapariga que, num qualquer anúncio de televisão, afirmou que o seu desejo para este ano era ter uma malinha Channel. Até parecia que a rapariga tinha feito uma ofensa só comparável à de Madame Jonet – essa sim, verdadeiramenteinjuriosa! Até eu, que já não sou nenhuma jovem, gostava de ter uma malinha da Channel daquelas pretas que dão com tudo – qual é o mal?! Não podemos estar sempre a desejar que «acabem as guerras e as doenças e a fome no Mundo», não é verdade? Nunca vi ninguém levar a mal àquela fadista Marisa (que até está casada com um senhor de negócios bem duvidosos) que anda sempre às compras nas lojas da Avenida da Liberdade… Mas enfim, este é outro assunto.

O furdúncio exagerado e ridículo que se gerou à volta da menina da malinha da Channel logo ficou esquecido para dar lugar ao do Arménio Carlos, depois de termos ultrapassado o aberrante sururu que se formou à volta do cão que matou o bebé de Beja que até deu azo a fóruns na televisão com direito a manifestações a favor e contra! 

Por amor da santa! Preocupemo-nos e discutamos temas verdadeiramente relevantes e preocupantes como são o descalabro da regência deste governo, ou o crescimento desvairado do desemprego, ou a violência doméstica, ou o abandono dos velhos, ou, ou, ou… E deixemo-nos de furdúncios frívolos.

16 comentários:

  1. Até o Papa dizer que não houve Reis Magos, já acabou com a vaca e o burro, continuamos a afirmar que um deles era preto!
    Foi assim que nos ensinaram...
    Se o tal etíope é "escurinho" onde é que está o racismo e o problema?
    Há gente a discutir os verdadeiros problemas do país só que a comunicação social gosta de arranjar manobras de diversão, das mais frívolas às mais violentas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como sabes, pelos dois posts que escrevi sobre esses assuntos, comungo em absoluto da tua opinião.
    Como também partilho a opinião do Eça em relação a este Povo Pequeno que nos calhou em sorte.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Volto só para dizer que aprendi uma palavra nova. Furdúncio? É giro e soa bem!

    ResponderEliminar
  4. Também não conhecia o termo. Quanto ao tema, discordo. Alguma vez havia de ser.Não me parece que o assunto seja tão irrelevante assim.

    ResponderEliminar
  5. È, cada semana inventam um tema qualquer irrelevante para a malta discutir, esquecendo assuntos bem mais relevantes. Será manobra de governantes? É possível... se bem que o espírito tuga faça o resto! ;)

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  6. Enquanto nos distraímos com ridicularias o governo vai-nos desgovernando a seu bel-prazer...
    Ah! Espero que a Pepa ou tu me deixem "dar uma voltinha" na malita Cannel...

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Estou inteiramente de acordo com suas pertinentes observações.
    Felizmente que aqui pela Tailândia ando a leste do que se passa em portugal, já que não possuo antena parabólica para sintonizar o péssimo serviço prestado pela RTPi, como tal, o que vou sabendo desse que já foi um Jardim à Beira Mar Plantado, nos dias de hoje, governado por malmequeres, a imprensa se aproveita para vender papel, usando a mexeriqueice que é normal no país que é ainda Portugal.
    Abraço amigo, deste alentejano que possue várias malas Channel, daquelas falsas fabricadas na Coreia e na China.

    ResponderEliminar
  8. Boa malha!

    Eu, lá, transcrevi uma coisa que li:

    "...o que está em causa é, para quem tiver os instrumentos de análise e para quem os quiser usar sem buscar o efeito fácil de destruição pública da imagem da CGTP, o que está em causa é a deslegitimação do secretário-geral da CGTP e a menorização da luta (no meio do barulho, onde já vai a manifestação dos professores?)." -

    ResponderEliminar
  9. E o que é ainda mais lamentável é que o próprio PS,com as responsabilidades acrescidas por ser, aos nossos olhos, o mais forte obstáculo a esta execrável Ditadura Fiscal/Financeira que domina o nosso país, lá anda às voltas com tricas mediáticas enquanto o Gaspar e o Passos se multiplicam em viagens de Marketing e em declarações fantasiosas pintadas de laranja, dum laranja elétrico, ainda por cima!

    E o povo a coçar a cabeça e a interrogar-se:

    Mas então podemos contar com quem para nos defender dos abutres que aí circulam livremente ao sabor das correntes de ar provocadas por estes alaridos colaterais?? !!! ...

    ResponderEliminar


  10. Tudo serve para desviar as atenções do que, na realidade, é importante.

    Julgo que a imprensa/comunicação informativa (alguma) está ao serviço do governo.

    (também não me importava nada de ter uma carteira Channel! :)) )

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  11. Furdúncio... Que gostosa palavreta!

    ResponderEliminar
  12. Furdúncio, uma palavra que me deixa a pensar!
    essa da mala nem sequer tenho dado importância, não ligo patavina a essas coisas, mas ai que entreter o povo, pois nada melhor para o entreter e desviar a atenção, faz parte da comunicação socia.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  13. E que me dizes da grelha da RTP ser discutida na Assembleia?

    Furdúncio? Signica Relvas?!

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  14. Eheheheh, São!!! É isso mesmo! Furdúncio sinónimo de Relvas...

    ResponderEliminar
  15. Dia em que não aprenda alguma coisa nova, é (quase) perdido! Hoje aprendi uma palavra nova: furdúncio é qq. coisa que até pelo som se explica!:))
    Faz mal sonhar com uma malinha chanel? A moça nem me vinha pedir o dinheiro nem nada, tencionava comprá-la com o produto do seu trabalho! A tal palavrinha é que tem razão...

    Bom resto de semana, com poucos furdúncios (até é gira de escrever) e muitas coisas sérias!

    ResponderEliminar
  16. Vocês gostaram foi da palavra «furdúncio»! Bem gira, não é? Hei de trazer mais!

    Beijinhos

    ResponderEliminar