sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Anna Karenina

No passado fim de semana fomos ver a última versão do filme Anna Karenina. Tenho ideia que já vi pelo menos mais uma versão da história de amor e de traição baseada na obra de Tolstoi (que não li…). Mas, depois de ter lido uma crítica muito favorável sobre o filme no jornal, tive grande curiosidade em ir vê-lo. E realmente em boa hora fui porque foi dos filmes mais bonitos que já vi. A história é a de sempre e não vale a pena voltar à sua sinopse. Trata-se é de um filme cuja qualidade vive à volta de três fatores principais: os seus atores, da sua beleza e graciosidade, da sua expressividade, da força e da sentimentalidade que põem das personagens que desempenham; os cenários e adereços que são como filigrana, do mais belo e do mais rendilhado, do mais diáfano, do mais poético; e a encenação. É um filme em tom de peça de teatro em que a novidade e mestria decorrem da fina fusão entre as grandes marcas da criação teatral com os poucos traços de produção fílmica.

É, de facto, um filme sobre a beleza. Nada é deixado ao acaso no que toca aos sinais de beleza exterior e interior das personagens, dos gestos, dos hábitos, dos locais, da mundividência da nobreza nos tempos da Rússia imperial. Nem a música, nem a cor, nem a ambiência. Tudo nos transporta para o nosso imaginário do um espaventoso, luxuoso, soberbo mundo de príncipes e princesas em finais do século XIX/inícios do Século XX.

As personagens principais são leves e lindas.



(Keira Knightley)




(Aaron Johnson)





















(Das cenas mais belas, na minha opinião)

Entretanto vi outros críticos que consideram o filme muito mau. Críticos são críticos e depois? Eu gostei. Gostei muito do filme - é um hino à beleza.

16 comentários:

  1. Também gostei imenso deste filme. Pretendo vê-lo de novo. Para além da excelente interpretação dos atores e atrizes principais, os vestidos, os lindos colares de pérolas... : )

    ResponderEliminar
  2. Também gostei do filme! Os críticos, já se sabe, vivem num mundo de ângulos de câmara e perspectivas XPTO que só eles entendem... :)

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Não sei não... pressinto muita lágrima sobre o meu ombro.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Depois do que li aqui,, vou tentar ir vê-lo :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda não consegui ver o filme embora tenha visto a sua apresentação!
    Calculo que seja fabuloso pelo que dizes e pelas críticas que já li.
    Contudo não deixes de ler o livro porque é uma obra prima!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com vontade de assisti-lo - já gosto muito do livro ;)
    Ótima dica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Faz uns bons anitos que vi esse belo filme e adorei.
    Tenho o livro que comprei em Portugal em 2006.
    Filmes deste nos dias de hoje são raros e este é um filme maravilhoso e como bem referiu a beleza é bela, assim como os cenários e a música.
    Há dias os Miserais, mas na versão musical, o original o tinha visto quando era ainda miúdo.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Valeu pela indicação! Obrigada!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  9. Pronto, convenceste-me:)))
    Para a semana vou ver!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Justine, não tenho comissão... E depois, se não gostas, estou tramada...

    Concordo, Lyn! O Aaron é LINOD!!! Mas a Keira também é.

    Rui, nada de lágrimas! É tudo só beleza...

    Leo, tenho de tentar ler o livro. Mas tenho paletes de livros para ler; não sei como vou ter tempo, agora que "voltei" a trabalhar...

    ResponderEliminar
  11. Graça li o livro e adorei!

    Bom fim de semana

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  12. Tenho o livro mas ainda não o li.
    Valeu a dica! Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Esse também está na minha watchlist :) quero muito ver.

    ResponderEliminar
  14. Pois também gostaria de o ver... mas não tive ainda oportunidade de o fazer.

    ResponderEliminar

  15. Li o livro, há pouco...

    Depois de texto e de das imagens, quero ver o filme.
    Poesia, chama-me sempre!

    Um beijo

    ResponderEliminar