segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Casas

Veio-me há dias parar às mãos a imagem de uma casa antiga, linda, do principio do século XX, Art Noveau, que se situa em Ílhavo, Aveiro. Chama-se Vila Africana, foi mandada construir por um tal Dr. José Vaz que encomendou o projeto ao pintor e decorador José de Pinho.







Linda, não é? Tão linda que o IPPAR o considerou "imóvel de interesse público".

Mas não é só por ser bonita e profusamente ornamentada ao belíssimo estilo Arte Nova que a trago aqui. É que é muito igual a uma outra casa por onde passei diariamente durante anos da minha vida a caminho da "minha" escola e que, apesar de não estar tão bem conservada como a Vila Africana, sempre considerei especial. Anos 70/80, já não seria talvez uma casa de família e lembro-me que durante muito tempo funcionou lá uma qualquer serviço de saúde mental. A degradação começou por esse tempo já que o dito serviço de saúde não deteria verbas para fazer a manutenção da vivenda. Depois desse serviço sair daquelas instalações, a infeliz casa entrou em degradação acelerada que logo se transformou em ruína e presentemente está assim.



Chama(va)-se Vila Maria.


As traseiras



A parte lateral coberta já de vegetação selvagem.



Degradante, não é? Até as casas têm de ter sorte na vida!

12 comentários:

  1. Ali na zona do Lumiar há vários desses antigos palacetes, outrora lindíssimos, que estão assim ou em vias de ruir. Uma pena, sem dúvida...

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  2. Quando o olhar sabe olhar, há sempre que dizer, há sempre que mostrar...

    Fez-me lembrar as casas apalaçadas e solares espalhados por Lisboa, com prémios Valmor (de arquitectura) e em estado adiantado de degradação, a fazer doer o coração...

    ResponderEliminar
  3. Engraçado! Tenho uma fotografia dessa Vila Africana, porque também engracei com ela...
    Na Av dos Combatentes, no Porto, há várias casas desse estilo. E outras espalhadas por várias zonas da cidade.

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo o que diz a Teté, também já fotografei algumas no Lumiar só que com o roubo do computador em Março fiquei sem elas...:-))
    Como diz um dos meus tios paternos, ainda resistem dois, são casos de "heranças mal paradas"!
    E é uma pena!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. A questão é que casas como a "Vila Maria" justificava-se que fossem recuperadas para ficarem como pontos de referência para memória futura do que é a alma perene duma cidade.

    Não é o caso, em muitas situações, por motivos óbvios, as mais das vezes.
    Então, o tempo vai-se encarregando de votar ao esquecimento certos emblemas que, mais tarde, serviriam para proveitosos empreendimentos. Atualmente o tiro está a sair pela culatra!

    ResponderEliminar
  6. A Vila Maria é projecto Korrodi, já se vê. Dediquei-lhe um verbete no meu blog, mas não disse então o que agora vou dizer, informação que vendo ao preço a que comprei - consta que o proprietário terá tentado reconstruir o imóvel, fazendo algumas alterações que compensariam o investimento; a Câmara terá recusado, não permitindo que se alterasse a traça... Então, a solução era simplesmente fazê-la desaparecer... Logo que abata completamente, já poderá então construir mais um caixote dos modernos... Verdade? Não sei, mas faz sentido! Deve ter sido este o truque que permitiu a construção daquele Centro Cívico, na Rua Direita e de outras barbaridades neste e noutros municípios...

    ResponderEliminar
  7. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Essa vistosa Vila Africana a conheci muito bem, estive no RI 10 em Aveiro oito meses e todos os dias pasava pelo local.
    Quanto à Vila Maria é pena que as autoridades competentes não conservem o bom que ainda nos resta, isso é só mais uma prova da má governação.
    Em Macau, desde 1999 sobre administração chinesa, perservam tudo o que os portugueses deixaram tendo sido classificado pela Unesco como Património Mundial.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  8. Cada vez se veem mais!
    Mais do que degradante, é triste!
    Parecem vidas em ruínas!

    bji gde

    ResponderEliminar
  9. Fadista, é isso mesmo! Deixa-se ruir para depois vender a bom preço e construir mais um mamarracho. Mas também "requalificar" para fazer o que fizeram do edifício da Garage no Largo do Papa... Enfim!

    ResponderEliminar
  10. Penso e insisto, penso que a maior degradação de Vila Maria se deve precisamente ao arrendamento com o fim de aí se instalar o Centro de Saúde Mental de Leiria. O inquilino não faria reparações, nem, por certo seria obrigado a isso e quando abandonou o imóvel este encontrava-se em péssimo estado de conservação. A reparação então deveria ser muito onerosa. Que senhorio poderia fazê-la? Mas também não deixo de me perguntar como é que alguém arrenda assim uma casa daquelas e vende, estrangulando o edifício, todos os terrenos adjacentes.

    ResponderEliminar
  11. Conheço Ílhavo, mas não a casa, mas conheci a Vila Maria e conheço-a hoje degradada!
    Sabes Graça na Marinha também existem casas lindas antigas a degradarem-se outas já estão em uínas, triste.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar