quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paul Anka


Um dos comentários ao meu texto sobre o Elvis Presley no dia do aniversário da sua morte absolutamente prematura fazia referência a cantores americanos dos anos 50 que foram grandes estrelas na época, nomeadamente Pat Boone e Paul Anka.

Deslumbrada que andava aí pelos meus 12/13 anos a ouvir e a tirar letras das canções de que mais gostava e dos discos que conseguia que o meu pai me comprasse (nessa época não havia como fazer downloads da net, nem YouTube) também gostava muito destes cantores, especialmente do Paul Anka – aquele cantor canadiano que conquistou os Estados Unidos e a Europa em termos musicais com a sua voz lindíssima e com as suas belas composições e que foi também, ele próprio, um precursor do rock and roll.

Fez furor com canções como Diana, You are My Destiny, Crazy Love, Adam and Eve, Lonely Boy, etc. etc. e as minhas preferidas entre as preferidas – Puppy Love e Oh Carol.

O “meu” nome Carol veio daí: o meu diário de juventude chamou-se Carol; enquanto professora de inglês adoptei o nome de Carol na época em que nas aulas se falava apenas em inglês e em que todos, alunos e professor, tinha um nome inglês; e aqui continuo a ser Carol – tontices de teenager que duram a vida inteira... (Se fossem só estas!)


Este cantor brilhante que foi também um brilhante compositor – nos anos 60, dizia-se que ele ganhava 120 contos por cada minuto em que compunha – compôs músicas para o Frank Sinatra, por exemplo, a conhecidíssima My Way, para Tom Jones e para filmes, como por exemplo “O Dia mais Longo”.

Ficam aqui as minhas preferidíssimas:

Oh Carol!


Puppy Love



6 comentários:

  1. Músicas eternas, hoje à distância de um clic. E esta voz do Paul Anka era, de facto, um fenómeno.
    Está, também, esclarecido o "Carol". Giro!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas recordações!
    Já agora, tu que tens uma memória "elefantina" diz-me quem cantava "It´s now or never"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. It's Now Or Never é uma canção que se tornou em um dos maiores êxitos da carreira de Elvis Presley; é uma versão do clássico italiano chamado O Sole Mio, composta no fim do século XIX no ano de 1898, sendo que em 1901 foi reconhecida oficialmente; O sole mio foi gravada pela primeira vez por Giuseppe Anselmi em 1907. A primeira versão em língua inglesa para a referida canção ocorreu em 1949, gravada por Tony Martin com o nome de "There's no Tomorrow". A versão de Elvis é datada de 1960 sendo lançada em single com "A Mess Of Blues" no "lado b". Atingiu a primeira posição da Billboard em Agosto de 1960.
    "In wikipédia"

    Peço desculpa por me intrometer directamente, com a Rosa dos Ventos, ninguém me encomendou nenhum sermão, mas espero que não me leve a mal!

    Sobre o Paul Anka, também fez parte da minha juventude é claro, como recordo as suas músicas nos bailes de garagem dos tempos de escola. Se me fosse exigido fazia já aqui o menu, dos discos e das músicas que tocavam nos gira discos de então.
    Do Paul Anka como ele se refugiou depois nos casinos de Las Vegas até à reforma, a sua carreira pouco ou nada evoluiu internacionalmente.
    Com catorze anos, gravou "I Confess", encorajado pelos seus pais. Em 1957, Anka foi para Nova Iorque onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babá, Diana Ayoub. A canção, "Diana", trouxe um estrelato instantâneo a Paul. "Diana" é uma das mais vendidas da época na história da música.
    MY WAY, música de(Claude François/Jacques Revaux/Paul Anka) é o título em inglês da canção francesa Comme d'habitude, que foi lançada pela primeira vez pelo autor, Claude François, em 1967 em França. Em 1968, Frank Sinatra lançou sua versão em língua inglesa, adaptada por Paul Anka e foi um de seus (dele Frank) maiores clássicos.

    ResponderEliminar
  4. Claro que agradeço!
    Assim evitei fazer eu a consulta e como estou cada vez mais preguiçosa deu jeito! :-))
    E ainda foi alargada a informação!
    Gostei.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Ora ainda bem que já estão a interagir uns com os outros! Assim, poupam-me o trabalho a mim!
    O meu amigo Gato Preto pode apresentar os menus musicais que muito bem entender. Até dá para animar "a malta"...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Fiquei muito contente por ter provocado mais um excelente texto informativo e respectivos acessórios musicais sobre as "músicas do meu (nosso?)tempo" (há uma "piquena" diferença de idades entre nós...). Tão pesquisadora que ela é!
    Já agora, tinha pensado muitas vezes por que razão utilizavas o nome Carol. Enigma decifrado.

    ResponderEliminar