terça-feira, 3 de agosto de 2010

Afogamentos de crianças



 Este ano tem sido por de mais! Tantas crianças afogadas desde que o calor fez a sua aparição! Ontem foi mais uma menina de nove anos, em Oeiras. É doloroso e revoltante! As notícias dos jornais vêm com a questão da responsabilidade – a quem responsabilizar pela(s) tragédia(s)? E normalmente atiram-se as culpas para a falta de segurança dos espaços em questão. E se há falta de segurança, haverá sempre um autarca, um nadador-salvador ausente, um responsável de obra, um senhorio, alguém de fora para responsabilizar.

Por muito mal que pareça, duas ideias me assaltam:

· Ninguém fala da responsabilidade dos pais?

· Em tempo de aulas estes dramas não acontecem tanto – e ainda se diz mal da escola?

4 comentários:

  1. Tens toda a razão. E lembro-me do caso dos professores que levam em visitas de estudo um número enorme de alunos e, se alguma coisa corre mal, a culpa é sempre dos professores; foi o caso de um aluno que morreu afogado, julgo que na Ericeira, e um professor foi condenado com pena de prisão. Se a falta de responsabilidade fosse sempre assim penalizada, não havia prisões que chegassem.
    Um azar também pode acontecer (só me lembro do meu episódio do burro Picasso...), mas são muitas situações e a maior parte delas nas piscinas das próprias casas.

    ResponderEliminar
  2. Independentemente da responsabilidade dos pais imagino a sua dor aliada ao complexo de culpa!
    Não há nada pior do que perder um filho...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Complexo é tratar estes assuntos. E quando mete a morte de crianças e/ou de filhos a dor não é, não deve ser menos do que lancinante!

    ResponderEliminar
  4. Culpar os pais pelo afogamento dos filhos só podia vir da cabeça de uma professora! E como professora até passou a decepcionar-me.
    Por acaso até fui daquelas crianças em que me passavam pela cabeça coisas inpensáveis e que as experimentava. Geralmente coisas perigosas e é claro que esperava pacientemente o momento em que todos os adultos estivessem ocupados. Coitados dos meus pais. Se as coisas tivessem corrido mal seriam os responsáveis!?
    Coitados dos pais que têm que mandar os filhos para a escola, onde aprendem e assistem a cenas que os pais em casa evitam. Como se pode ver hoje nas notícias sobre violencia escolar. Só se fala no professor que é atacado. E os alunos que assistem? Qual será a conclusão a que chegam? Digo os que não tiveram em casa essa orientação. Ficarão revoltados com os pais por os enviarem para tal sítio e lhes dizem que devem obedecer ao professor como se fosse o pai ou a mãe? Ficarão com medo do colega que tomou tal atitude? Não sendo o colega devidamente castigado ficarão a pensar que essa atitude é correcta? Coitada da escola que deixou de dar continuidade à educação que os pais dão aos filhos (os que dão) e coitados dos pais que por mais que ensinem os filhos não conseguem ver resultados, e principalmente coitados dos filhos e coitado deste país.

    ResponderEliminar