segunda-feira, 8 de julho de 2013

O crime compensa!

 
(Tão envergonhados que eles estão!)


Pensei muito antes de escolher este título para o texto de hoje por o achar duro de mais. Pensei em escrever «A irrevogabilidade compensa»; «A dissimulação compensa»; «O disfarce compensa». Com efeito, em Portugal qualquer destes títulos fazem sentido. Mas depois voltei à primeira ideia porque é de facto de crime que se trata. Um “governo”, ou melhor, um grupo de pessoas que se encontram à quinta-feira em conselho, que leva dois anos a derruir a economia do país, que põe a quantidade de pessoas sem emprego em números nunca antes alcançados – porque não se trata de escrever aqui ‘a taxa de desemprego’ porque essa não contém as pessoas que já não têm direito ao subsídio de desemprego e que, portanto, passaram à condição de indigentes; um “governo” que destrói  a chamada “classe média”, que arrasa a saúde e a educação que em trinta anos deram saltos bruscos de qualidade desde o tempo da penúria da ditadura; um “governo” que rouba os reformados e embirra com os funcionários públicos; um “governo” que manda o povo emigrar e manda fora os seus jovens mais qualificados; um “governo” que destruiu o estado social e enriqueceu os mais ricos, aumentando a despesa e a dívida pública quando se tinha proposto ao contrário, um “governo” que fez tudo isto e muito mais em dois anos pode ser apelidado de criminoso! 

Mas hélas! Dois anos volvidos sobre os “crimes” lesa-pátria e lesa-indivíduo e um “golpe de estado” obrado na passada semana da forma mais reprovável por um ministro (do partido minoritário da coligação) em busca de mais e mais poder, tudo volta à harmonia estadística. Uma harmonia sustentada por um presidente da República que pertence e suporta e defende – contra tudo e contra todos e até contra a Constituição – o partido da maioria (relativa); uma harmonia apoiada pela Europa do cação, digo, do cherne: agora até “recebem de braços abertos” a pequena dos swaps que ascendeu a ministra da continuidade depois de o seu anterior chefe ter assumido o desastre total do seu trabalho desde que chegou ao “governo” mesmo sem ter sido eleito. Uma harmonia sustentada por um segundo resgate “soft” que a Europa quer oferecer aqui ao país de “bons alunos” para continuar a ser uma horda de “bons alunos”; uma harmonia suportada pelas carinhas de bonomia fingida de figuras (tristes) como o governador do Banco de Portugal e de outros banqueiros, já para não falar nos jornalistas/jornaleiros e comentadores que nos azucrinam o juízo nas televisões e nos jornais com o propósito de nos amedrontar e aceitar tudo. Uma harmonia escorada até e pasme-se! na Igreja que, segundo o recente Patriarca de Lisboa, considera que este “governo” tem toda a legitimidade para continuar porque é suportado por uma maioria no Parlamento…

É para continuar, sim senhor! E não me venham dizer que a culpa é do Seguro (independentemente da sua forma de estar pouco empolgada e “politicamente correta”) que não se comporta como oposição. Nada disso! 

É que cá em Portugal, a hipocrisia manda e o crime compensa!




11 comentários:

  1. Chamo a isto os sem vergonha, não existem valores morais nesta cambada sem escrúpulos.
    Desculpa Graça pela linguagem, mas não sou santa, nemacredito em santos e estou farta destes sanguessugas.
    Tem uma boa semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  2. Isto já ultrapassou tudo o que imaginar se pode! Hoje, em todos os noticiários e não só, foi um desfilar de elogios dos crápulas que a partir da Europa vão mexendo as marionetas do poder deste país, ora falando em «bons alunos», ora referindo o «cumprimento dos objectivos», «sucesso» etc, etc.! Mas, afinal onde é que estão os resultados desse bom comportamento? Se, segundo dizem, ainda vai continuar a recessão e o saque aos reformados, pensionistas, funcionários públicos, salário mínimo, como é que se vai beneficiar do que quer que seja?

    ResponderEliminar
  3. O título escolhido para o texto é exactamente o que lhe fica bem! A falta de honestidade política e de carácter dá nisto a que estamos assistindo!

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. E alguns/algumas até são capazes de bater com a mão no peito e ir à comunhão!
    Cambada de hipócritas, deviam ser expulsos/as do templo...como os vendilhões!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Esse fenómeno verificar-se-á apenas em Portugal???!!!...

    ResponderEliminar
  6. Ouço dizer que viver não custa , o que custa é saber viver...SABEM VIVER, viram-se como marionetas , fazem de nós palermas ( julgam ) e é uma palhaçada. M.A.A.

    ResponderEliminar
  7. Não só compensa, como é incentivado. Pelo menos tanto como a hipocrisia.
    Só há uma coisa que não percebo. Por que razão está a Assunção Esteves a olhar tão fixamente para o rabo do Coelho?

    ResponderEliminar
  8. Mas estas caras enganam alguém?...

    ResponderEliminar
  9. CANALHAS!!

    Desculpa, mas vou sair antes de escrever o que que a repulsa por estes mafiosos me dá vontade de dizer.


    beijinhos encalorados

    ResponderEliminar
  10. São e todos, aqui podeis sempre dizer o que muito bem acharem. Não tenho ativado nenhum detetor de palavras mais brutais. E estes fulanos merecem todos os nomes que lhes pudermos e quisermos chamar!

    ResponderEliminar
  11. Amiga Graça.
    Sempre assim foi neste nosso país e infelizmente assim será no futuro.
    Já perdi a esperança.

    beijinho

    ResponderEliminar