sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Habemus PR Bolsonaro, Consummatum est...

Deus e os meus amigos sabem que não sou seguidora de igrejas; aprecio, porém, a filosofia de vida e a forma sensata como aborda os graves problemas do mundo. Refiro-me a Francisco, o Papa. E foi ele que, na sua sapientíssima mensagem de Ano Novo, nos exortou, a todos, a interessarmo-nos pela política, pela forma como se governa a cidade (perspetiva da Grécia Antiga). 

É nesta linha que eu me interesso pela política, seguindo a orientação de Francisco, o Papa.  

Assim sendo, não me eximi de trazer aqui a bem concebida crónica que Carlos Esperança publicou ontem no facebook.


Brasil – Habemus PR Bolsonaro. Consummatum est

«A tomada de posse de Jair Messias Bolsonaro foi o ato final de legitimação do golpe de Estado contra Dilma. Lá foi Michel Temer, que a traiu, a devolver a faixa presidencial, à espera da prisão, pois, ao contrário de Lula, há gravações que provam a sua corrupção.

Da conspiração das Igrejas evangélicas, com homilias, órgãos de comunicação e crentes destacados nas redes sociais, sai mais poderoso o bispo Edir Macedo e mais próximo do Paraíso quem paga o dízimo, em suaves prestações, na compra de uma assoalhada junto a Deus, mas foram os grandes interesses económico-financeiros que aprontaram o golpe e o conduziram.

Nos políticos conluiados com o poder judicial, para afastar o previsível vencedor, Lula da Silva, estava o juiz Sérgio Moro, cuja ambição dispensou um período de nojo entre a prisão, investigação e julgamento do adversário político e a entrada imediata no governo do fascista assumido, machista, homofóbico, racista, xenófobo e violento.

Bolsonaro, depois de uma carreira militar que terminou em capitão, de onde foi afastado por críticas públicas a baixos salários dos militares e a um alegado plano para dinamitar os sanitários da sua Academia Militar, foi para a política, onde se distinguiu mais pela boçalidade do que pela atividade legislativa, nos 27 anos de Congresso Federal, em que percorreu 8 partidos, sendo o último, PSL, que o indigitou para candidato à Presidência.

Convidou pessoalmente para a posse os primeiros-ministros de Israel e da Hungria e o chefe da diplomacia dos EUA. O pudor ou calculismo afastou figuras de primeiro-plano internacional do pungente espetáculo que contou com fortes medidas de segurança.

Em Portugal, a política externa é competência exclusiva do Governo e o PR não define relações bilaterais, mas representa o País em qualquer lugar. Apreciando os espetáculos mórbidos, mesmo assim, parecia um erro de casting no cenário e não se percebe, depois da posse, a obsessão por uma audiência, o desejo de ser figurante junto de tal figurão.

A enigmática afirmação, após o breve encontro do homem de cultura, civilizado, com o troglodita tropical, deixa um sentimento pungente a quem apreciava o discernimento de Marcelo: “Como eu disse e como disse o Presidente Bolsonaro, era uma reunião entre irmãos e entre irmãos o que há a dizer se diz rápido, como se diz em família”.

Não sei que interesses moveram Marcelo na deslocação, podia ter enviado Cavaco, em sua representação, como fizera no funeral de Bush-pai. Era a pessoa adequada ao papel e poupava-lhe a participação no primeiro ato do funeral da democracia brasileira.

A presença do PR em Brasília foi humilhante para ele e para o País. Numa atitude sem precedentes, só as televisões portuguesas fizeram pior. Deram desmedido relevo ao ato, cúmplices da vergonhosa promoção de Bolsonaro e da divulgação do seu ideário.

Para a posteridade ficaram também as alarvidades bolçadas pelo gen. Hamilton Mourão, o vice-presidente, com sequazes em delírio, como metáfora de uma ditadura de coronéis com a cultura de cabos quarteleiros, capazes de transformar a presidência em caserna.»

Carlos Esperança. Facebook, 3/Jan/2019      (sublinhados meus)

A mim parece-me que o presidente Marcelo não tinha de ter tido este comportamento quase subserviente face a um proto-ditador, apaparicando-o, tratando-o de irmão, convidando-o a visitar oficialmente o país... Como diz o povo: «Não se pode estar bem com Deus e com o Diabo ao mesmo tempo».



16 comentários:

  1. Parece-te a ti e parece à maioria dos portugueses, como provaram as nossas eleições.
    Foi uma humilhação! Acrescida por ter viajado com os nossos impostos...
    Espero que a Assembleia legislativa tome uma atitude.
    Beijinhos envergonhados.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido que a Assembleia se manifeste... Enfim! A nossa democracia é ainda muito jovem e não muito consistente...

      Beijinhos, Majo.

      Eliminar
  2. Agora muitos, muitos problemas em portugal da forma economica...nao economia, sopas dos pobres tudos dias...muito, muito mal! E muitas pessoas, com tu, nao quer saber dos verdades en nosso povo do portugal! Por que? Por que tiens medo os verdades?

    ler meu blog dos verdades por que seu muito, muito importante! Agora, em portugal, nao trabalhos e nossa economa e lixo...muito triste! Que vai fasser?

    Obrigado e beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-se o que se pode... Ou, pelo menos, fala-se, escreve-se, indignamo-nos!

      Obrigada pela visita.

      Eliminar
    2. Tem muita racao Senhora, muita!!!
      Portugal e em uma condiciao tremenda e tudo, tudo tem que cambiar agora!

      A chronically unemployed Portuguese man stated, "Portugal e uma merda! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems! A economia é lixo! E racismo puro e muito desgraciado! ORGULHO E IGNORANCA DO PORTUGAL E NOSSO PATRIMONIO! E verdade e verdade!"


      NOBODY SEEMS TO RESPECT OR TAKE SERIOUSLY THE COUNTRY OF PORTUGAL ANYMORE. NOT EVEN TODAY'S PORTUGUESE YOUTH! PORTUGAL IS NOW THE WORST PLACE TO LIVE ON EARTH. EVEN ALBANIA IS BETTER; AT LEAST IN ALBANIA YOU CAN WORK AND EAT. IN PORTUGAL THERE ARE NO JOBS, MORE THAN HALF THE POPULATION IS POOR, AND THE ONLY PLACE WHERE YOU CAN GO EAT IS AT THE SOPAS DOS POBRES.

      Eliminar
  3. Por muito que Marcelo se misture com o povo, ( ele é um homem inteligente, e sabe que a grande maioria dos votos vem do povo) ele não esquece as suas origens. Este ato é a prova disso.
    Abraço, bom fim-de-semana, bom domingo de Reis, e Bom Ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso: ele não esquece as suas origens. Filho e afilhado de quem é....

      Bom Dia de Reis!

      Eliminar
  4. Só desejo que o Brasil se endireita e o nosso país não caia em desgraça!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu. E todos nós, tenho a certeza!

      Beijinhos esperançosos.

      Eliminar
  5. Não. Não se pode ter, em simultâneo, sol na eira e chuva no nabal.
    Aquilo que penso é que MRS, não conseguindo aguar o nabal, deixou a eira toda alagada.

    Abraço, Graça.

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Gracinhamiga I

    Antes do mais a a Raquel e eu queremos desejar-te um 2019 tão bom quanto o quiseres para ti e tua família! Por cá as coisas começaram a dar um pouco para o torto pois antes de partir para Goa (a 20) na sexta-feira a minha querida Raquel vai baixar a Santa Maria para lhe ser colocado um pacemaker.

    E de acordo com o Prof. Canas da Silva (que é o supra sumo da coisa...) ela vai poder viajar para a terra e eu também - só resta saber se será mesmo o dia 20.

    Estou à vontade para dizer que o MRS é o "verdadeiro artista" por diversas razões das quais destaco duas: conheço-o de ginjeira desde os meus dezasseis anos tinha ele nove e andava de calções e já dizia as suas mentirolas a que o pais Baltazar achava muita piada.

    Isto acontecia em casa do José Hermano Saraiva meu vizinho do lado no Bairro do Restelo Rua Tristão da Cunha, eu no 40, ele no 42, aliás de quem fui compadre, pois fui o padrinho do crisma do primogénito José de Sá Nogueira Saraiva. E naquela altura não havia selfies. Se houvesse..

    A segunda razão decorre obviamente da primeira: por isso não votei nele. Mas deixa-me que te diga que o homem além do mais é um metediço. Não há festa nem dança onde não apareça o Marcelo... Constança... oops, Rebelo de Sousa.

    A ida ao Brasil para ter uma conversa de irmão com o Bolsonaro não é triste - é deplorável, é motivo de risota, ou seria se não fosse tão estúpida e indesculpável. E mais não digo a este tema que acho até obsceno.

    Mas isto anda mesmo mal quanto a consciências, responsabilidades e convicções. Basta ver a ida do criminoso Mário Machado à TVI botar faladura sobre o Salazar e o Goucha retorquir falando sobre o seu (dele) marido. Pronto, já sei que me vão chamar cota depravado. Não me preocupo; tenho as costas largas - e a barriga gorda.

    Muitos bjs e qjs do casal Ferreira que é muito teu amigo

    ResponderEliminar
  7. Já que o título está em Latim recorro a uma expressão que ouvia muitas vezes nos tempos de juventude - Arrium porrium cataronium esde :))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o seu texto, Graça. E Deus nos livre de salvadores da Pátria. Que corra bem no Brasil…
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. As eleições presidenciais que eu tanto ansiava tiveram resultado completamente diferente do que eu imaginei... e foi o eleito o pior candidato possível... entre votar em candidato professor, historiador, médico, entre outros, a maioria escolheu o projeto de ditador - que nem se deu ao trabalho de participar dos debates e vem exercendo um temido des-governo. Que ninguém alegue surpresa, porque este senhor nunca omitiu quem ele era. O que torna ainda mais assustadora sua escolha.
    Por aqui, em tempos de pandemia, o vemos diariamente chamando a pandemia de gripezinha e incitando a população a descumprir o isolamento. Eu, que passei os últimos quinze dias em isolamento com suspeita de corona vírus, me senti particularmente desolada ao ver o descaso que ele mantinha frente aos acontecimentos.
    Ao menos me resta o consolo de não fazer parte dos eleitores que colocaram esse indivíduo na presidência. Sigo na esperança, novamente, de que - na próxima eleição - possamos colocar ordem no país - ou no que sobrar dele e seguir adiante.
    Abçs

    ResponderEliminar