sábado, 19 de janeiro de 2019

Exposição de Eça e Os Maias na Gulbenkian

Ontem foi dia de "visita de estudo" com os alunos seniores. Foi tempo de visitar a exposição de «Eça e Os Maias - tudo o que tenho no saco» organizada pela Fundação Gulbenkian.

Mais uma exposição com a qualidade a que a Gulbenkian nos habituou: muito bonita, muito sóbria, muito bem fundamentada, muito ampla naquele espaço amplo e muito bem apresentada pela guia que nos recebeu e acompanhou. 

Nem só de «Os Maias» trata a exposição. A primeira sala dedica-se à «Vasta Máquina» de 1888 que foi o ano da publicação da obra em dois volumes. 

Em carta ao seu amigo Oliveira Martins, Eça dirá : 

«Os Maias saíram uma coisa extensa e sobrecarregada, em dois grossos volumes! Mas há episódios bastante toleráveis. Folheia-os, porque os dois tomos são volumosos de mais para ler. Recomendo-te o começo, as primeiras 100 páginas; certa ida a Sintra; as corridas; o desafio; a cena no jornal A Tarde; e sobretudo o sarau literário. Basta ler isso, e já não é pouco. Indico-te, para não andares a procurar através daquela imensa massa de prosa.» 





A segunda sala mostra o percurso de vida do autor antes de escrever a sua obra prima., nomeadamente as viagens pelo Oriente e que tanto influenciaram toda a sua obra.








Depois falam-nos da «guerra» que Eça e os seus amigos da Geração de 70 declararam ao Romantismo. 






Noutra sala,subordinado ao tema Norma e Desejo, grande destaque para «O Crime do Padre Amaro» com quadros da pintora Paula Rego.





Na Cela
Entre as Mulheres
E muitos outros aspetos do multifacetado e multi viajado escritor.


O dandismo



Os vencidos da vida





A crítica e a ironia

E alguns objetos pertencentes ao escritor.












Vale bem a pena visitar!

15 comentários:

  1. Uma visita de estudo da Academia Sénior de Leiria, Graça?
    Fantástico! Agora percebi o que te afastou da blogosfera. :)
    Voltar a acompanhar alunos, desta vez seniores, é algo que deve trazer-te muitas compensações à alma.
    Fico contente, por ti.

    Que estejas bem e sintas a tua vida preenchida a fazer o que gostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, agradeço esta maravilhosa partilha.

      Eliminar
    2. És uma querida, Janita!!!

      De facto,agora tenho muito em que pensar e que decidir e de que tratar à conta da Academia; mas o que mais me perturba e me deixa cansada e sem tempo é mesmo a doença do meu marido. Até dos netos nos tem afastado. É a vida!!

      Beijinhos gratos pelas tuas palavras habituais.

      Eliminar
  2. A minha turma vai no dia 31. E eu ainda não sei se posso ir estou à espera do telefonema da clínica para a cirurgia.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há de ir, sim senhora!!! E vai correr tudo como merece, minha querida!

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Bom dia. Bastante interessante a sua publicação. :))

    Hoje:- Na incerteza da minha alma abandonada

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa. Tenho de admitir que não me tenho portado bem nas visitas aos blogs amigos. Imprevistos da vida.

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Boa reportagem Graça! Um dos meus mais lidos escritores do século XIX!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Uma exposição que gostaria de visitar.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  6. Bela sugestão, quando andava na escola todos os colegas diziam que era uma seca ter de ler os Maias, no entanto, eu adorei!!E a minha sobrinha também gostou, fomos juntas ver uma peça sobre os Maias e aqui está algo que era giro visitarmos as duas. Gostei de conhecer o seu blog, irei acompanhar. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Acredito que vale a pena a visita. Também gosto de uma exposição bem documentada. Obrigada pela informação.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Muito apetitoso, o teu convite, Graça! Lá irei, lá irei

    ResponderEliminar
  9. Bom trabalho de divulgação.
    Uma Fundação que apetece.
    Gosto de me perder por lá quando vou a Lx.
    Não tenho vindo aqui há algum tempo por razões pessoais.
    Bj e saúde desse lado.

    ResponderEliminar