terça-feira, 23 de outubro de 2012

Uma questão de atitude

 A minha querida e saudosa colega e amiga Amélia Pais que partiu tão repentina e inesperadamente no passado mês de maio, conforme escrevi aqui, foi muito merecidamente homenageada no passado sábado na escola a que dedicou a sua vida, a Secundária Rodrigues Lobo, ensinando, educando, emprestando todo o seu saber e estudo a quem deles queria e gostava de usufruir. 

E não se tratou de uma qualquer homenagem “caseira”. A direção empenhou-se em fazê-lo ao nível do tamanho científico, artístico e pedagógico daquela pequena grande Professora da língua e da literatura portuguesas. Foi uma homenagem-festa que dedicaram à vetusta colega convidando amigos e colegas de sempre e de vários quadrantes, oferecendo à sua memória os seus poetas, os seus textos, as suas músicas preferidas. Houve palavras de sentida amizade, de exaltação, de grande sentido de corpo. E, para que a sua presença se perpetue naquela casa de educação, deram o seu nome à Biblioteca à qual a digna professora deu tantos anos do seu saber e da sua vivacidade e criatividade. Deixa portanto de ser apenas a biblioteca da Rodrigues Lobo para passar a ser a Biblioteca Amélia Pais. Muito bem!

Cuido, a propósito e com alguma mágoa, que impensável seria uma iniciativa destas lá naquela escola onde trabalhei aturadamente mais de 36 anos, especialmente pelos seus atuais timoneiros. Pois se – e eram os mesmo os timoneiros à época – nem tiveram a sensibilidade de enviar representantes ou, ao menos, um ramo de flores ao funeral do diretor fundador da escola que lá trabalhou sempre de forma competente e entusiástica até aos anos 80! Pois se nem foram capazes de arranjar forma de dispensarem os colegas das aulas à hora do funeral da primeira de todos nós, professores de sempre na escola, que partiu! 

Só mesmo se se tratasse de alguém do seu círculo de apoiantes! É, de facto, uma questão de atitude!

12 comentários:

  1. Louve-se a homenagem. Lamente-se a atitude dos "timoneiros"(?)

    ResponderEliminar

  2. POIS!

    Apoiantes... Ah como sei disso, por experiência própria, numa outra escola. E ainda estou viva! Que faria se já não estivesse...

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  3. Estive lá!
    Foi uma bela homenagem!
    A Amélia será sempre lembrada entre nós!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois é Graça, os timoneiros andam com muito pouca atitude, mas cagança não lhes falta...

    ResponderEliminar
  5. Há escolas e... escolas
    Numas, as pessoas são boas
    Noutras... são estarolas

    Não me parece que seja uma questão de mera atitude...

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que a tua amiga teve a homenagem merecida!

    Quanto aos outros timoneiros... infelizmente não são os únicos homens do leme com comportamentos pouco dignos! É tentar esquecer que tais criaturas existem... :P

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Querida amiga Graça
    Muito louvável essa homenagem.
    De lamentar é a attitude dos responsáveis que se portaram tão indignamente.
    Mas o ser humano é mesmo assim... já não deveríamos surpreender-nos.

    Um garnde beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que o comportamento pouco sensível ou humanizado da Escola aqui criticada, a tua presumo, não se propagou à Escola onde viveu, ensinou e se dedicou esta Prof. Amélia Pais agora reconhecida e perpetuada na sua Biblioteca.

    Haja gente que respeita para mais tarde ser respeitada.

    Beijarocas

    ResponderEliminar
  9. Não deixemos morrer

    os nossos mortos

    ResponderEliminar

  10. Quando deixarmos de ouvir os apelos da alma,i.e., quando desistirmos de ser "Gente", então, tudo estará perdido definitivamente.
    Cabe-nos uma parte nessa tarefa de manter a lucidez.

    Lídia


    ResponderEliminar
  11. Acontece que nem todos os timoneiros são perfeitos...há deles ou houve que se sujeitavam à vontade e consequentes disposições da chefe de secretaria ainda que estas violassem claramente a LEI, sem se dignarem verificar a legalidade da medida tomada por ÚNICA vontade da timoneira da secretaria...(que, aliás, padecia de um fetio insuportável ,segundo corria lá pela Escola).Devia ser medo de enfrentar a fera.Então o prejudicado,tinha de recorrer a instâncias superiores para ver a situação regularizada.
    Kinkas

    ResponderEliminar