domingo, 28 de outubro de 2012

007 has returned!



Ontem lá fomos ver o último filme do 007. Não falhámos ainda no cinema um único filme do herói britânico ao serviço de Sua Majestade e com licença para matar (e muito!). A “doença” foi-me pegada pelo meu marido (à época ainda namorado) nos anos 60, fã incondicional dos filmes de aventura e de ação, especialmente dos de Bond, James Bond. Já os revimos todos na televisão e, se querem que vos diga, não me lembro do trama de nenhum deles, se bem que tivesse gostado bastante de os ver e rever.

De igual modo gostei deste último – Skyfall. O meu marido, porém, que tem parte dos filmes de 007 na retina e as suas linhas gerais na memória, além de que vê filmes e filmes de ação e séries e séries de conspiração e espionagem, saiu do cinema francamente dececionado. Que o lado do mal não tem a força e a abrangência que tinha nos anteriores filmes; que um filme do 007 nunca se restringe a uma simples vingança pessoal; que o mau da fita é uma figura insignificante em termos mundiais e do mundo do dinheiro; que o final que escolheram para a M não lembra ao diabo; que tem muitas pequenas falhas técnicas… Enfim, um sem número de coisinhas que lhe desagradaram no filme.

 Por mim achei o de sempre: um filme de imensa ação, cheio de cenas inverosímeis que sempre nos fazem rir; com mulheres muito bonitas – se bem que tenham explorado de mais o tamanho XXS que se usa agora nas raparigas; com aquelas cenas lindíssimas de intenso charme e de glamour; cheio de paisagens urbanas grandiosas (no atual filme, Xangai e Macau aparecem como se fossem cidades do outro mundo, majestosas e plenas de luz e de cor, já para não falar na sempre belíssima Londres); um protagonista britanicamente finíssimo e fleumático que, por muitos revezes que sofra e muita tareia que leve acaba sempre triunfante, bem-posto e bem apresentado (se bem que neste filme tivessem de igual modo explorado também nele uma extrema magreza que nunca lhe foi conhecida e que o torna algo cansado e mais velho). 

M
 O que de facto tem de diferente, no meu entender, é que se trata de um filme que pretendeu marcar os cinquenta anos de 007 e que, por isso, apresenta um toque romântico, uma aura de passado que o envolve como uma nuvem muito ténue. Foi a saída de cena da figura austera, dura e fria azul-gelo da M; foram as filmagens na misteriosa Escócia; foi o regresso do protagonista ao seu passado, à sua casa – Skyfall – e ao seu tutor de infância, traços que nunca antes tinham sido explorados.
Tudo no filme nos deixa prever que será o fim da série 007 quando, mesmo mesmo no final, quando Bond é chamado à presença do novo diretor do MI6 que pensamos o vai fazer “passar à reserva”, este lhe entrega um novo dossier para uma nova missão.

Se gostarem de Mr Bond, não deixem de ir ver. Sai-se de lá bem-disposto. Deixo aqui o tema Skyfall (muito bem) interpretado por Adele.




13 comentários:

  1. Adoro o 007
    Sou fã ... a mim foi o meu papá que me pegou este vício!

    Lindo e a Banda Sonora extraordinária :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, também fui ver hoje. Amanhã faço post sobre o assunto... :)

    Beijocas, Graça!

    ResponderEliminar
  3. Não, Gracinha, nem que me oferecessem o bilhete, rrrss

    Aliás, uma das (muitas) diferenças entre mim e o G. ( o tipo com quem estive casada 13 anos e pai do meu único filho) era acerca deste tipo de filmes.

    Bons sonhos.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não perdi um 007. Este ainda não vi. Quando tiver direito a descansar um fim de semana, lá estarei nas últimas filas da sala de cinema... com um “bucket” cheio de pipocas! : )

    ResponderEliminar
  5. Já está na agenda para o próximo fim de semana...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pelas referencias de seu marido acho que não vou ver o filma. Fico-me (deliciado) com a voz de Adele...

    ResponderEliminar
  7. Confesso que não é bem o meu estilo de filme mas o Daniel surpreendeu-me bastante no último filme por isso acho que vou ceder ;)

    ResponderEliminar
  8. Lá terei que ir, agora quando... isto não está fácil.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Também gostei de ver todos os que vi, mas os que vi com o James Bond, foi os que me marcou mais, tal como "O Santo" feito com ele.
    também gosto muito de ouvir Adele.
    Este ainda não vi.
    Boa semana querida.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Gostei do que escreveste, fiquei curiosa. Também gosto de James Bond. Vou ver se levo o marido ao cinema para assisti-lo mais para o fim de semana.
    Ainda esta semana devo ir assistir, em uma mostra cultural de cinema e arquitetura, o filme - Sob o Céu de Lisboa(Lisbon Story). Fiquei bem curiosa e interessada com o que li sobre este filme.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Há muito que não vejo 007 mas gostava. Agora, o suspense, a violência e as armas deixam-me nervosa. Apesar disso sinto-me tentada a ver Skyfall. O tema é lindíssimo, obrigada pela partilha.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Boa disposição é do que estou a precisar :)

    ResponderEliminar