quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Que fácil é criminalizar os pobres!


As notícias nos nossos telejornais (de todos os canais televisivos) são repetidas à exaustão. São dadas de manhã, repetidas à hora do almoço com as mesmas entrevistas e os mesmos comentários ipsis verbis, depois são-nos servidas requentadas e com sorrisinhos marotos e piscadelas de olho à hora do jantar. E se formos aos canais de notícias, temos de “levar com elas” de hora a hora. Nomeadamente as que pretendem denegrir o atual governo.

Foram os fogos, depois as boas das golas contra fumos (e não contrafogos, como eles quiseram muito fazer crer), seguidamente vieram as greves dos motoristas de matérias perigosas com o inefável Pardal e com os avisos supra alarmistas de que o país ia parar, que íamos ficar trancados em casa ou no Algarve, sem combustível para fazer andar os carros e, para cúmulo, a morrer de fome, porque iam faltar os alimentos nos supermercados.

Agora temos o triste caso das meninas gémeas de 10 anos que viviam e condições sub-humanas numa garagem, sem sequer terem ainda ido à escola. Horrível!

 Mas mau de mais é também estarem sempre a mostrar o local onde aquela família habita como mau de mais é também estarem sempre a repetir aquela miséria e a “entrevistarem” aqueles pobres pais.

Por esta altura, se houver alguém que leia este meu texto, já deve estar com vontade de me “pegar fogo” por estar a tratar aquelas pessoas por “pobres pais” sem os apodar de criminosos. Mas passo a explicar-me: quantas pessoas vivem no nosso país abaixo ou mesmo no limiar da pobreza? Que condições de vida têm? Que instrução/educação têm para se organizarem? Que grau de cidadania os assiste para saberem e conseguirem fazer as coisas direitinhas? Mas isso não interessa nada! O chamado ministério público já vai criminaliza-los, impede-os de contactarem as pobres crianças e pronto – ficamos todos com as nossas conscienciazinhas burguesas acalmadas…

Então e as meninas não tinham sido já sinalizadas em 2013 pela CPCJ? E de novo dois ou três anos depois? E os pais (pobres de dinheiro, de espírito, de educação, de apoio de toda a ordem) vão à escola matricular as crianças e são impedidos de o fazer porque não tinham mais nada senão a cédula de nascimento? Então e quem está à frente das escolas não tem o dever e a obrigação de denunciar esses casos abstrusos à polícia e aos tribunais a fim de serem regularizados?

Então e para que servem as CPCJ?! Faço-me esta pergunta há anos desde que, por inerência de funções, me vi forçada a participar nas reuniões multidisciplinares de um desses organismos! Ah, não temos pessoal! Ah não temos competências! Ah… não têm vontade, força nem sentido de cidadania! – gritei a alguns dos elementos que me contactavam na direção da “minha escola” quando tinham de tratar (ou não…) casos de alunos nossos.

E não se criminaliza aquela CPCJ que ignorou ou nada fez pelas miúdas?! Não! Criminalizam-se os pais que são pobres de tudo, de dinheiro, de comida, de instrução, de conhecimento e é mais fácil!

Que nojo!




9 comentários:

  1. Subscrevo palavra por palavra tudo o que escreveste e faço também minhas as duas última finais, Graça. "Que nojo!".

    ResponderEliminar
  2. Em vez de arranjar condições para viverem, colocar os pais a trabalhar, até porque a protecção de menores estava a par da situação, mas não separam os filhos dos pais, não imaginam o impacto que isso pode trazer para as crianças.
    E há tanta pobreza envergonhada pelo nosso país.

    Beijinho Graça.

    ResponderEliminar
  3. É muito mais fácil.
    Nunca ouviu dizer que no fraco carrega-se??
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
  4. A Televisão e o Jornalismo da agora transformou-se em "Jornal do Crime" onde massivamente se falam de desgraças que nos poluem e nos transformam como seres humanos !!!
    Índices de audiência é o que interessa !
    Programas de Eduardas, Joanas, Hermengardas são a paupérrima cultura que grassa nos nossos meios de counicação, aos quais juntam mesas redondas de futebol e política !!! :(((

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde...

    Numa visita, para marcar apenas presença, esperando a vossa compreensão... devidos a compromissos inesperados:-Existem desejos que esperam - | Poetizando e Encantando |

    Bjos
    Votos de um óptimo Fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Li com atenção e gostaria de fazer uma pergunta.
    Onde é que eu assino?
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo com o texto e com aquilo que se subentende nas entrelinhas… Obrigada, Graça.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Quando vi a notícia o que pensei primeiro é que os pais deveriam ter sido apoiados para serem capazes de cuidar melhor das filhas

    ResponderEliminar