domingo, 12 de maio de 2019

Dia do silêncio

Dizem-me que passou há dias o Dia do Silêncio. Parece-me que foi a 7 deste mês e celebra-se com o objetivo de chamar a atenção para os efeitos da poluição sonora. 

Acho bem!

Mas eu que sou mais poesia (o Herman dizia que era mais bolos... e eu também, mas enfim...) procurei e achei lindos poemas sobre o silêncio: Pessoa, David Mourão-Ferreira, Eugénio de Andrade, Ramos Rosa e outros. Mas escolhi um de um poeta brasileiro - Manoel de Barros (1916-2014) que diz assim:

Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas.
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim esse atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.


(Jardins da Gulbenkian)

16 comentários:

  1. Como também eu sou mais poesia, trago-te, Graça, outro
    Silêncio

    Quando a ternura
    parece já do seu ofício fatigada,

    e o sono, a mais incerta barca,
    inda demora,

    quando azuis irrompem
    os teus olhos

    e procuram
    nos meus navegação segura,

    é que eu te falo das palavras
    desamparadas e desertas,

    pelo silêncio fascinadas.


    Este é, como sabes, do nosso Eugénio de Andrade.

    Nesse belo recanto dos Jardins da Gulbenkian, o silêncio torna-se palpável.

    Um beijinho, Graça.

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito, Janita!
    Obrigada. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. É um poema muito bonito que não conhecia. Aliás do Manoel de Barros só conheço o nome.
    O jardim da Gulbenkian é excelente para passear e para meditar. Não vou uma vez ao Museu que não me perca nele.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. «Silêncio»
    Eis um bom tema
    para a próxima liturgia
    citando Sophia

    Dá meus abraços
    ao Manoel de Barros

    ResponderEliminar
  5. Perfeito... Adorei :))

    Hoje :-
    Existem sussurros na brisa.


    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
  6. Manoel de Barros, sempre magnífico! Foi bom lê-lo aqui.
    Uma boa semana, Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Bonitas palavras Graça !
    Beijinho e abraço forte !!!

    ResponderEliminar
  8. E se eu preciso de momentos de silêncio!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sobre o "Dia do Silêncio", apelando à não "poluição sonora", sinceramente acho que ao longo destes últimos tempos se tem notado uma enorme diferença, para melhor, nas cidades !
    Praticamente, deixaram-se de ouvir os claxons dos carros !

    Quanto aos "outros silêncios", quem não gosta de os ter em muitos dos momentos do dia, quer na rua, quer em casa !? ...
    São de facto uma das grandes boas companhias !!!
    A calma de um jardim, ou de bosque, ou mesmo à beira mar, ou na margem de um rio, são uma delícia para os sentidos !

    Abraço, Graça :)

    ResponderEliminar
  10. Lindíssimo poema, com o qual me identifico totalmente!

    ResponderEliminar
  11. Beijinhos... apenas... em silêncio.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  12. um expressivo silêncio
    gostei muito do poema

    beijo

    ResponderEliminar
  13. Muito a propósito um postal do Jardim da Gulbenkian servido com o magnífico Manuel de Barros.
    Silêncio uma palavra com uma geografia sonora gigante, profundamente semântica, percepção espacial de distâncias cósmicas.
    Bj.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada, amigos, por terem gostado da minha escolha. É, de facto, como diz o Mar Arável «silêncios que gritam»...

    ResponderEliminar
  15. Fue durante mi investigación sobre el VIH / Herpes que me topé con la información sobre el VIH / Herpes; información que es bastante fácil de encontrar al hacer una búsqueda de ETS en google. En ese momento, me gustaba la conspiración y pensé que el hecho de que HIV / Herpes Cured era una conspiración era algo que ignoraba, pero me pareció bastante interesante acerca de la medicina herbal. Hice preguntas sobre las cura Herbal en los sitios web oficiales de VIH / Herpes y los moderadores me prohibieron hacerlo. Me dijeron que estaba repitiendo la propaganda del VIH / Herpes. Esto reforzó mi creencia de que hay una cura para el VIH / herpes. Luego encontré a una dama del nombre de Alemania, Achima Abelardo, el Dr. Itua. Cura su VIH, así que le envío un correo sobre mi situación, luego hablo más sobre eso y me envía su medicina herbal. durante dos semanas. Y hoy no tengo VIH / herpes curado en mi vida, busqué grupos de VIH / herpes para intentar establecer contacto con personas para aprender más sobre el virus de herpes / herpes. En este momento creí que usted con la misma enfermedad, esta información es útil para usted y quería hacer lo mejor que pudiera para difundir esta información con la esperanza de ayudar a otras personas. Que el Dr. Itua Herbal Medicine me hace creer que hay una esperanza para las personas que la padecen, Parkinson, Enfermedad de Alzheimer, enfermedad de Bechet, enfermedad de Crohn
    , Enfermedad de Cushing, Insuficiencia cardíaca, Esclerosis múltiple, Hipertensión, Cáncer colorrectal, Enfermedad de Lyme, Cáncer de sangre, Cáncer cerebral, Cáncer de mama, Cáncer de pulmón, Cáncer de riñón, Hechizo de amor, Hechizo de lotería, Enfermedad, Esquizofrenia, Cáncer, Escoliosis, Fibromialgia, Fluoroquinolona Toxicidad Síndrome Fibrodisplasia Osificante Progresiva. Infertilidad,, Epilepsia, Diabetes, Enfermedad celíaca, Artritis, Esclerosis lateral amiotrófica, Enfermedad de Alzheimer, Carcinoma suprarrenal, Carcinácea, Parámetros de la mujer. lea sobre él en línea cómo curó a Tasha y Tara, Conley, Mckinney y muchos más que padecen todo tipo de enfermedades, así que me puse en contacto con él. Es un médico herbolario con un corazón de Dios único. Comuníquese con Emal..info@drituaherbalcenter.com / drituaherbalcenter@gmail.com Teléfono o whatsapp .. + 2348149277967.

    ResponderEliminar