domingo, 21 de abril de 2013

Onde está o Wally? (2)


(in proflusos.blogspot.com)

Há uma enorme tendência para o Wally se esconder em tempo de confusão e não sabe como há-de responder-lhe e fazer-lhe face. É nestas alturas em que seria mais necessário que ele aparecesse e mostrasse como é importante. Mas o safado, mais por cobardia do que por timidez, desaparece no meio da multidão quase sem deixar rasto.

Há vários Wally nesta nossa ingovernável e desgovernada “chafarica”. Ainda há uns meses eu perguntava aqui pelo Wally Cavaco que depois se veio a descobrir que estava em reclusão – qual Irmã Clarissa do Desagravo – no seu apalaçado retábulo rosa a trabalhar dez ou doze horas por dia. Que injusta fui!

Agora vejo-me forçada a perguntar onde estará um outro Wally. O ministro (C)rato no seu desmedido afã em fazer implodir – ou explodir, já não sei bem! – a escola pública vai abrir um concurso de professores, cuja última edição aconteceu há quatro anos, para preenchimento de – escancaremos as nossas bocas de espanto! – 600 vagas, enquanto fecha 12 000. Isto depois do imparável surto hemorrágico de professores de carreira que, nos últimos três anos, deixaram as escolas nunca sendo essas vagas preenchidas senão por professores contratados. E, perante esta verdadeira hecatombe, onde está o afanado chefe sindicalista Mário Nogueira? Onde está o homem feroz e temível que há quatro anos conseguiu pôr 200 mil professores a berrarem nas ruas morte à ministra cujo pecado capital foi o de os querer avaliar? Que temiam os professores perante um procedimento que há muito era normal noutras classes? Será que uma avaliação do desempenho é mais temível e mais desesperante que a mobilidade e o desemprego? Este triste passo (de um governo de triste(s) Passos) vai destruir não só a carreira e a vida de milhares de professores em cuja educação e formação os Estado investiu, como também a escola que com tanto esforço se foi erigindo a pulso desde a “revolução” Veiga Simão, par não falar no retrocesso em termos educativos da atual infância e juventude. 

E, perante este verdadeiro destroço de uma, de várias gerações presente e futuras, o que faz o sindicalista, esquerdista, comedor de ministras? Nada! 

Bem sei que o Sindicato é dos Professores e não dos Alunos, menos ainda da Educação. Mas, quanto mais não seja, em defesa da classe que representa – mal! – onde está o senhor Mário Nogueira? Que formas de luta já terá pensado para pôr também este ministro inexoravelmente sinistro no chão? E para quando?

Que proximidade poderá haver entre um sindicalista de raiz comunista e um neoliberal apostado em aniquilar um bem social e público em favor do setor privado e elitista que justifique a proteção daquele sobre este? Que raiva surda mas estridente nutrem aqueles pelos que lhes são – ou assim deveriam ser considerados – politicamente mais próximos? O que lhes comprará o silêncio? Onde se meteu o senhor Mário Nogueira agora que tanto se precisava que aparecesse. E implacável como em tempos!


7 comentários:

  1. Esse Mário Nogueira nunca me enganou. Esquerdista? Oportunista, diria eu, a soldo de quem é que não sei...

    Mas tens razão, temos Wallys a mais nesta terra!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Para quem não é da classe como eu, estranha de facto que tal personagem (Mário Nogueira), tenha feito o que já fez e esteja agora tão calado!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Graça
    Que bem me soube esta leitura com uma mão cheia de perguntas sem respostas.

    Dei comigo a pensar que alguns entre nós também se vendem...a troco de uma tijela de caldo...

    Dei comigo a pensar nas manobras deste governo e da comissão europeia para nos mostrarem alguns rebuçados para evitar mais lutas...para que tudo continue na mesma com sentido para pior...

    ResponderEliminar
  4. Gracinha, como sabes o principal alvo do PCP sempre foi o PS e é isso que me enfurece na Esquerda portuguesa, que ao contrário da Direita não tem a intelig~encia suficiente para construir uma plataforma , mínima que seja, de entendimento!!

    Desejo-te bom dia.

    ResponderEliminar
  5. Graça, o Nogueira, como tantos outros pseudo-sindicalistas, aproveitam o 'poleiro' para fazer ... coisa nenhuma.

    Creio que recebem por inteiro, Não?
    Ou ... de 'dois carrinhos'?

    ResponderEliminar
  6. O Crato está de castigo. Quanto ao Nogueira, por este andar, ainda vai para o governo!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  7. Estamos entregues à bicharada, neste caso aos Leões.
    boa semana Graça

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar