quinta-feira, 28 de março de 2013

O homem está em grande forma!



Não fui eu quem o disse! Se bem que ache que ele arrasou. Se bem que ache que, desde a exibição da novela Gabriela nos idos de 77, nunca o país esteve tão suspenso de uma transmissão televisiva como ontem para assistir à entrevista feita por aqueles tristes jornalistas mal preparados ao ex primeiro-ministro.

Mas, de facto, goste-se ou não dele, o homem está em grande forma - o que não constitui grande surpresa para quem o conhece. E quem o diz é o (neste caso) isento Baptista-Bastos no seu estilo inconfundível. Senão, vejam.


«Notoriamente, os dois jornalistas destacados para entrevistar José Sócrates estavam impreparados, ou não tomaram em consideração a aptidão dialéctica do ex-primeiro-ministro, ou, pior, não estavam ali para esclarecer, sim, acaso, para baralhar e entrar em chicana, colocando-se como protagonistas, quando deviam ser mediadores. Chegou a ser pungente a evidência com que o entrevistado repôs a natureza dos factos, perante a turva propriedade das enunciações. O esclarecimento das manobras e das conspiratas com origem em Belém, e as inclinações ideológicas do dr. Cavaco, que põem em causa a sua tão apregoada "independência", foram pontos fulcrais da entrevista. Ficou-se a saber o que se suspeitava: o manobrismo unilateral de quem começa a ser cúmplice consciente do desastre para que nos encaminham. Um a um, ponto a ponto, Sócrates rebateu as alegações de "desincorporação" que ambos os jornalistas se aplicavam em expor, recorrendo às instâncias que estabeleciam as relações marcantes na época. Aí, a sua intervenção foi arrasadora. Claro que Sócrates e o seu governo não podem ser responsáveis de todas as malfeitorias, apesar das estruturas de contra-informação utilizadas, da negligência propositada de alguma comunicação social, e que ele denunciou com denodo. A entrevista foi extremamente interessante porque o reconhecido talento de José Sócrates voltou a impor-se em grande estilo. Ficámos esclarecidos? Não; porque os entrevistadores, além das deficiências apontadas, foram intimidados pelo "animal feroz". O homem está em grande forma.»

(Esta deve ter sido a fúria que o PR apanhou ontem à noite...)


19 comentários:

  1. Artigo para divulgar pelas restantes redes sociais.

    Por mim vou pô-lo no Facebook...

    Ainda não fui buscar o DN de hoje.

    Gostei da forma como Sócrates se está a apresentar na RTP.
    É tempo de ouvir a sua defesa...

    ResponderEliminar
  2. Houve várias novidades
    Na verdade, não muitas, mas as poucas são fortes. a primeira foi a enorme operação mediática que rodeou o regresso e de que o Carlos Barbosa de Oliveira dá "apenas" uma pequena amostra. Se é verdade que as audiências bateram recorde, não deixa de ser verdade que a assistência respondeu ao apelo que se ergueu.
    A outra novidade, mereceu o meu destaque: Sócrates que desenvolveu uma defesa com um ataque cerrado, por (quase) tudo o que era lado (particularmente contundente àquele que é "presidente") teve uma excepção. Sócrates, visto por ele próprio, não erra. Sócrates, visto por ele próprio, está sempre no caminho de que não se arrepende. Apenas a tal excepção: Sócrates admite ter errado ao avançar para um governo minoritário. Quase passava despercebido (e passou aos entrevistadores)mas não passou. O homem que nunca erra, admite que errou. Não é inocente que o tenha feito. À beira de uma situação onde as eleições são uma probabilidade elevada. À beira de uma situação em que o presidente pode ter uma intervenção, Sócrates diz que foi (e será) erro avançar para soluções de solidão. Coloca-se a questão com quem? Com quem?

    O resto não foi novidade... mas será da falta de novidade que se continuará a falar... como acabou de escrever o BB. É não é novidade que Sócrates esteja em grande forma...

    ResponderEliminar
  3. Não vi, mas tive cá em casa quem viu e ouviu!
    Bom feriado amiga

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Uma Santa e Feliz Páscoa, Graça para você e família!
    Bjs. Célia.

    ResponderEliminar
  5. Em grande forma e a colocar muitos engulhos ao Aníbal que ainda se vai engasgar com o pão de ló!
    Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  6. A estadia em Paris tem-lhe feito bem.

    Aproveito para te desejar Feliz Páscoa
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ler o que o BB escreveu sobre o grande acontecimento, esquecendo partidos, coisa que o Rogério não consegue.

    O "nosso" Sócrates é um verdadeiro animal político, um homem culto e com um fantástico aspecto físico... e o resto são tretas!!!

    Quanto ao Anibal como não tem dentes para comer o pão de ló, não se vai engasgar.

    ResponderEliminar
  8. Numa coisa foi cauteloso, não criticou a esquerda!
    Quanto ao que disse do PR só se perderam as que ficaram por dizer...
    Não gostei do uso e abuso da palavra "narrativa", já disse em vários sítios que me lembra logo o Moita Flores que não aprecio sobremaneira!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. O debate político vai tomar forte colorido e Cavaco vai t(r)emer cada noite de comentário.

    Só que nem era necessária a denúncia de Sócrates para se saber das torpes inventonas do Cavaco , do lambe-botas Fernando Lima e do abjecto José Manuel Fernandes( criatura que deveria já ter sido irradiada do jornalismo: Quem não se lembra do seu apoio aos EUA na invasão do Iraque??). Além da vergonha que foi aquele prefácio e a fuga do tema para os jornais, entre outras patifarias .

    Esperemos ...

    Gracinha , desejo-te e aos teus uma doce Páscoa

    ResponderEliminar
  10. Para mim não foi um animal, continua e continuará a ser uma besta, não é por ter enfrentado jornalistas sem tomates que mudarei a minha opinião.

    ResponderEliminar
  11. Aonde param os cobardes que tanto ódio destilaram contra Sócrates?

    Alguns travestizaram-se de jornalistas, outros de comentadores.
    Alguns, ainda, de bloggers.

    E que dizer do que era previsível?
    O 'share' da RTP.
    A audiência do dia ultrapassou, até, as espectativas.

    ResponderEliminar
  12. Grande Sócrates! É um "animal feroz" e ainda por cima cheio de charme! Parece-me que a grande maioria dos que dizem que não viram, estavam na primeira fila!
    O que a Maria deve ter sofrido! Mas é bem feita, para aquela lambe-botas!

    Páscoa Feliz!

    Beijinho

    ResponderEliminar

  13. Passei para desejar uma Páscoa Feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Boa, São! Boa, ematejoca! Boa, Sonhadora! E todos!

    Concordo contigo, Leo, tanta "narrativa" também já me estava a enervar...

    Boa Páscoa para todos vós, meus amigos e amigas!

    ResponderEliminar
  15. Já vou tarde, mas aqui fica. A mim também as "narrativas" me começaram a enervar, para além daqueles espécimes de entrevistadores que tudo faziam para não deixar falar o homem. Se calhar é mesmo assim!?! Mas eu não gosto. Gostei particularmente do "tiro" no Aníbal. Boa malha!!!!
    Bjs e boa Páscoa
    Pombalense (s.s.)

    ResponderEliminar
  16. Também eu, Pombalense!....

    Beijinhos de chocolate...

    ResponderEliminar