segunda-feira, 18 de março de 2013

A extinta DREC

Oh Valha-me Deuzzzzz!

Se bem se lembram, quando este governo chegou ao poder ia cheia de força para poupar dinheiro ao Estado! O PM, aquele “bom aluno” com ar de escuteiro, até começou a viajar em classe turística, lembram-se? Só faltou deslocar-se no comboio da linha de Sintra de Massamá para São Bento…

 Passados alguns meses, cansou-se destas cenas e agora desloca-se para o estrangeiro de Falcon que fica bem mais caro do que todas as viagens que pudesse fazer em classe executiva. Bom, mas isso é outra história.

Estava eu a referir a fúria de poupança deste governo falacioso para lembrar a pressa com que anunciaram a extinção das Direções Regionais de Educação (DRE) a fim de cortar na despesa. Lembro vivamente os textos de Ramiro Marques (um dos mais desonestos críticos do governo socialista e, ao mesmo tempo, o maior puxa-saco do principal partido do atual governo) no seu blog, em que defendia acesamente a extinção das DRE, grandes fontes de despesa. De referir que estes organismos foram criados pelo PSD no tempo do Ministro Roberto Carneiro – suponho que os conhecimentos de História da Educação em Portugal de Ramiro Marques cheguem para saber disso!

Depois de tanta impetuosidade na extinção das DRE, ela só aconteceu em Dezembro de 2012, depois de se anunciar a criação de mais um organismo central com direito a um diretor-geral, que concentraria as competências daquelas Direções – tudo em nome dos cortes na despesa do Estado, claro!

Agora imaginem a minha cara de pasmo quando me disseram que afinal as DRE foram extintas mas grande parte dos serviços mantêm-se nos mesmo espaços e com muitos dos ocupantes de antigamente, mas com o nome de Direção de Serviços da Região (tal)! 

Um dia destes quis saber quais os atuais procedimentos para os estrangeiros obterem a nacionalidade portuguesa e, lá na “minha” escola aconselharam-me a telefonar para a ex DREC. 

Espanto! A voz da telefonista era a mesma, a gravação de atendimento a mesma, o nome dos serviços os mesmos… «Recursos Humanos, prima 1, não sei quê, não sei que mais…» e lá premi 3 para o Técnico-pedagógico. Tudo igualzinho! Tão igualzinho que tive de dizer ao que vinha cinco vezes a cinco pessoas diferentes sem que ninguém me soubesse dar a resposta. Até que, à sexta pessoa que me atendeu com aquela delicadeza que aprendem nas formações de relações humanas e de atendimento ao público «posso ajudá-la?», eu que já só me apetecia vociferar, ainda consegui lembrar-me das minhas próprias ações de formação, moderei-me e disse «olhe, minha senhora, já é a sexta vez que vou dizer a mesma coisa» e aí a senhora desfez-se em amabilidade e… acabou por concluir que não sabia dar-me a resposta à minha dúvida.

Hoje voltei a ligar para lá para tirar uma dúvida sobre a aplicação do calendário escolar aos alunos do pré-escolar que é diferente nos agrupamentos daqui da cidade e – que chatice! era já perto das cinco e a telefonista, depois de consultar as luminárias que lá estão a fazer não sei o quê, mandou-me ligar para a direção de um dos agrupamentos. Ah! mas avisou-me, com modos de quem está a falar com a senhora que semeia as couves no campo, que a direção estava na sede do agrupamento e não no JI… 

O que eu gostava de falar sobre isto (e sobre outras coisas) com o dr Ramiro Marques… 

9 comentários:

  1. Mas não podemos....Graça...não podemos.......e assim me querem calar!

    ResponderEliminar
  2. Que "esperta" eu sou : só quando li o nome no fim é que identifiquei a criatura!!

    Ese Ramiro Marques tem livros publicados, que a mim não me agradaram lá muito.

    Estas cabeças de vento vivem para a imagem, nada mais..Ah, desculpa, e para os cifrões nas respectivas contas, claro.

    E não há cortes , há poupanças, assim como não existem despedimentos na função pública mas sim rescisões de contrato, que até são uma oportunidade!

    E o PSD sobe nas sondagens?! Não acredito!!

    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. Não existem milagres, nem convicções, exisem sim ambições.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar

  4. Que te posso dizer, Graça? É tudo uma mudança de cenários e de nome da peça. Os atores são os mesmos, com uma única diferença - representam melhor... a bem de não serem dispensados.

    Beijo

    Laura

    ResponderEliminar
  5. Que amargura sinto em alguns dos vossos comentários! Ao que nós chegámos! Nunca pensei!

    ResponderEliminar
  6. Outros serviços (direções regionais de economia, por ex,)também foram extintos ( por fusão diziam eles) mas até hoje continua tudo na mesma... e no mesmo lugar.

    ResponderEliminar