terça-feira, 7 de julho de 2020

A maldição da formiga e da cigarra




Que fique desde já muito claro que eu sempre fui pela cigarra e que a sonsa da formiga sempre me enervou... 

Trouxe a ideia do blog do Centro Nacional de Cultura que tem sempre textos muito bons e depois lembrei-me que o poema do nosso excelente surrealista Alexandre O'Neill foi cantado pela Amália, cujo centenário de nascimento está a celebrar-se.

Por isso, aí vai:


MINUCIOSAS FORMIGAS, CIGARRAS GAITEIRAS

«Minuciosa formiga
não tem que se lhe diga:
leva a sua palhinha
asinha, asinha.

Assim devera eu ser
e não esta cigarra
que se põe a cantar
e me deita a perder.

Assim devera eu ser:
de patinhas no chão,
formiguinha ao trabalho
e ao tostão.

Assim devera eu ser
se não fora não querer».


E agora a Amália  (sem fado...)




O poema de Alexandre O’Neill merece atenção especial, sobretudo neste momento em que o debate lusitano sobre a pandemia Covid-19 se torna uma grande encenação de passa-culpas. Como é hábito antigo, passamos rapidamente dos melhores do mundo para os piores. Do milagre para a maldição… Ora formigas, ora cigarras – e esquecemo-nos que somos, sempre fomos, as duas realidades como toda a gente. Felizmente! E razão tem o Alexandre O’Neill – “Assim devera eu ser / se não fora não querer”. (...)

Temos de cuidar dos exemplos das minuciosas formigas e das gaiteiras cigarras. Ou seja, temos de saber ser formigas gaiteiras e cigarras minuciosas. Que é a arte senão o sentimento e o cuidado?  (...)

Esopo ensina-nos sim que a vida não pode esquecer o outro lado das coisas. Daí as representações pedagógicas do mundo às avessas. Poderia a formiga viver sem a música das cigarras? Poderia a cigarra viver sem o trabalho das formigas? Claro que não. Uma fábula é um paradoxo ilustrado. Temos sempre de a ver o direito e o avesso… (...)

[com o Covid] Tudo pode ser mais simples – se redobrarmos as cautelas e se soubermos ser boas formigas e melhores cigarras…



13 comentários:

  1. "" “Assim devera eu ser / se não fora não querer”""

    Aqui diz tudo. Ninguém olha para dentro de si mesmo. A irresponsabilidade é gritante. E o covid-19, que "nasceu" para matar, até parece rir de tanta ignorância que existe entre muitos humanos.
    Amália uma fadista única.

    ResponderEliminar
  2. Ouvi-o, há poucos dias, a caminho do trabalho, esse tema cantado pela Amália. E ainda há pouco eram as cigarras que eu ouvia, a fazerem horas extraordinárias. Sim, porque isso de elas não trabalharem é um mito urbano criado pelas formigas. :)

    ResponderEliminar
  3. ...se não fora, não querer!!

    Essa é que essa! No NÃO querer, e assumi-lo, é que eu ando a apostar.
    Sabes que ando numa de "não querer" ser a eterna boazinha sempre a fazer tudo em prol da paz e da concórdia, Graça?
    Se tiver de deitar a 'casa abaixo' para fazer ouvir a minha voz, deito, e a casa que caia...:))

    Gostei de ouvir a Amália neste Samba com letra do O'Neill e, curiosamente, no tempo em que o ouvia na Rádio, não lhe achei gracinha nenhuma.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. "Que fique desde já muito claro que eu sempre fui pela cigarra e que a sonsa da formiga sempre me enervou." Esta declaração inicial deixa ampla claridade sobre a necessidade de se recorrer aos Myrmecophagidae , que é uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas.
    Quando estão na governação chamam-se "centrão" e as formiga estão bem prejudicadas (com F grande)

    ResponderEliminar
  5. Asinha asinha é patuá.
    Vois vai papiá unchinho di patuá asinha asinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Graça, sempre gostei da cigarra!
    mas sei que a formiga é bem necessária com o seu estilo trabalhador
    e poupadinha! quem tudo gasta…
    vemos os tempos que correm… não se sabe no que vai dar
    mas sem uma boa musiquinha ainda fica pior!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Isso mesmo!
    Nem 8 nem 80!
    E viva a cigarra que há em nós para animar a formiguinha que tem de trabalhar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei desta publicação Graça e recordar não só a "Maldição da formiga e da cigarra", a voz de Amália e a poesia de Alexandre O’Neill, que se enquadra bastante bem nesta conturbada época pandémica.
    Fica bem e cuida-te
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Amália e Alexandre, bela conjugação.

    Como sempre, Portugal oscila de um extremo ao outro.

    Beijinho e bom final de semana

    ResponderEliminar
  10. Maravilhoso ouvir Amália com este poema de O'Neill cheio de ironia e lucidez. A propósito lembrei Torga que disse: quem não canta pode morrer de fartura...
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Graça.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. A imagem pareceu-me conhecida, talvez já a tenha visto num livro antigo da minha mãe. Quando me contaram a história pensei que sem ser como a cigarra deveria ser como a formiga. Gostei da ideia de podemos ter um pouco das duas

    ResponderEliminar