segunda-feira, 15 de junho de 2020

Sobre a pandemia

[O artigo é todo muito bom, mas um pouco longo. Por isso trago aqui os parágrafos que me pareceram mais fortes. – É que gosto mesmo muito do sociólogo Boaventura Sousa Santos!]

 (…)

A sociedade global não está em guerra defensiva ante o vírus. (…)  não penso que a metáfora da guerra nos ajude a compreender a condição do nosso tempo. Mas se há guerra, então faz mais sentido imaginar que quem se está a defender é a natureza. O novo coronavírus é um emissário que só insidiosa e violentamente impõe a sua missão de ser recebido pelos poderes do mundo. E a sua mensagem é clara: um “Basta!” dito na única linguagem em que aprendemos a temer a natureza, a linguagem dos perigos que não podem transformar-se em riscos seguráveis.

É hoje consensual que a recorrência das pandemias está ligada aos modelos de economia que dominaram nos últimos séculos. Estes modelos provocaram a desestabilização fatal dos ciclos vitais de regeneração da natureza, e, portanto, de toda a vida que compõe o planeta e de que a vida humana é uma ínfima fração.

A poluição atmosférica, o aquecimento global, os acontecimentos meteorológicos extremos e a iminente catástrofe ecológica são as manifestações mais evidentes dessa desestabilização. O Basta! é um grito cujos decibéis se medem pelo número de mortos. (…)

A natureza e a humanidade são contemporâneas e complementares. A natureza somos nós vistos do outro lado da dicotomia. E, dessa perspetiva, considerar a natureza como totalmente disponível e consumível e empenhar-se na exploração sem limite dos recursos naturais foi um processo histórico de autodestruição. (…)

(Palavras do sociólogo Boaventura Sousa Santos, in Jornal de Letras, 3 de junho de 2020)




7 comentários:

  1. Concordo com tudo o que foi dito e aqui reproduzido. Mais palavras para quê?
    .
    Votos de uma semana feliz
    Deixando uma 🌹

    ResponderEliminar
  2. As catástrofes naturais que assolam o mundo, cada vez mais amiúde, acredito que seja o BASTA da Natureza, o seu grito de revolta contra a humanidade que tão mal a tem tratado.
    As pandemias, as guerras biológicas, que dizimam milhões de pessoas, silenciosamente, não. Que me perdoem a opinião leiga os grandes cérebros entendidos, mas, no meu tacanho entendimento, isto
    é outra coisa, bem mais sussurrada e negra...

    Beijo, Graça!

    ResponderEliminar
  3. Como diria e como já apliquei esta frase não minha na Blogosfera, "...o planeta Terra ficará e adaptar-se-á, a raça humana é que poderá eventualmente extinguir-se !". É o poder e o dinheiro que corrompe e destrói e acabará por nos destruir ! :((((

    ResponderEliminar
  4. É a Natureza a dizer-nos que estamos a abusar.
    Mas nós não ouvimos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Também o aprecio muito, aliás conheço-o pessoalmente.
    Subscrevo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. "..E, dessa perspetiva, considerar a natureza como totalmente disponível e consumível e empenhar-se na exploração sem limite dos recursos naturais foi um processo histórico de autodestruição..."
    isto é bastante forte, Graça,
    nós ouvimos o grito da natureza e sentimos que está mal, mas quem tem poder de decisão para mudar as coisas profundamente, não ouve!

    ResponderEliminar
  7. Pois, se cada um vivesse sossegadinho na sua caverna e só saísse para caçar...
    Neste caso, não concordo com o Boaventura Sousa santos. Basta referir que o início da pandemia terá ocorrido em locais onde se comercializavam animais vivos, coisa que o ocidente já aboliu há muitos anos.
    Por outro lado, não sei se ele está contra a economia global. Porque acabar com ela, seria uma forma de minimizar as transmissões em cadeia. Mas, quando a economia ainda não era a que temos, no século XIV ocorreu uma pandemia onde terá morrido cerca de 1/3 da população europeia.
    Enfim, opinar sobre o assunto é fácil. Até eu...
    Continuação de boa semana, amiga Graça.
    Um abraço.

    ResponderEliminar