segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Pancrácia

Sinto-me ainda tão dormente com as (des)medidas anunciadas na véspera do fim de semana e cinco minutos antes da transmissão de um jogo de futebol da seleção - que é dos poucos momentos bons para muitos -  por aquele senhor com aquele ar de escuteirinho suburbano, infelizmente eleito por este povo desastrado que nem me apetece escrever nada de meu.

Mas, a propósito, lembrei-me de um texto de Manuel Halpern no JL sobre os Jogos Olímpicos intitulado A Pancrácia, de que vou deixar aqui um excerto que me parece muito apropriada ao momento .

«A Pancrácia era uma das mais populares modalidades dos Jogos da Antiguidade. Uma luta corpo a corpo verdadeiramente livre de regras. É daí que vem a expressão vale tudo menos arrancar olhos. Porque, de início até arrancar olhos valia, mas alguém resolveu impor essa interdição, para restringir a morbidez: arrancar orelhas à dentada ainda vá que não vá, olhos é que já é de mais.
 
Portugal tornou-se especialista na Pancrácia Política. Que tem a ver com, sob o pretexto de um imenso ringue chamado crise, arrancar-nos tudo o que foi conquistado ao longo dos anos: o sistema nacional de saúde, a educação, a cultura, os direitos laborais, a biodiversidade das nossas florestas, os serviços públicos mais básicos... Sem dó nem piedade, nem sequer vergonha.»




16 comentários:

  1. Tenho pensado tanto, mas tanto, na mãe desse senhor. Coitada, ela não tem culpa, só o pariu...

    ResponderEliminar
  2. Depois do seu desabafo
    a tanto desconchavo
    Pensemos, pois
    Em soluções

    Vale?

    ResponderEliminar
  3. '"Nem sequer vergonha...
    Fico triste com essa "crise; parece que es´ta longe de um fim?
    Um dia isso acaba, não?
    Aqui no Brasil sempre houve roubalheira a "corrupção impera, o brasileiro é meio sem vergonha dizia meu pai. Achava eu que o povo português não se deixaria enganar por esses hipócritas, pois é um povo trabalhador e tal...
    Políticos não prestam e ainda somos obrigados a dar quase a metade do q ganhamos para eles "os impostos no Brasil são altíssimos, procure se informar, dizem por aqui q pagamos os impostos mais caros do mundo inteiro, e isso aqui não é Europa, não.
    O custo de vida é alto e...tantas coisas.
    Eu nem posso dizer muito, pois também não entendo bem de política, mas sofro ... pela violência q nem podemos andar sossegados nas ruas "assaltos são constantes.
    "Saúde pública não temos, coitado de quem precisa ir para um Hospital; uma Educação de qualidade é o que mais queremos. "Valorização dos salários dos professores, médicos, policiais etc...ganhamos tão pouco!
    São muitas mazelas ...
    Ai, me desculpa, aproveitei o espaço e me diga se há alguma esperança disso mudar, pois não se pode perdê-la.
    Força para todos vocês daí "dessa terrinha*
    beijinhos/ boa semana

    ResponderEliminar
  4. Mery, minha querida, obrigada pela solidariedade! Realmente por aí não estão melhor que nós! Pena! Vergonha!

    Rui, pari-lo já foi mau...

    Rogerito, que podemos fazer? Tenho um familiar próximo diz que era capaz de ir pôr uma bomba na casa do "nosso" escuteirinho de Massamá...

    ResponderEliminar
  5. Eu diria P... que o P.... com todo o espeito à sua mãe!
    Estou farta deste bandalho.
    Boa semana amiga

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. Estive a ler uma crónica da Lya Luft, na revista Veja, na qual ela contava como tinha melhorado de uma estranha depressão, apenas por ter deixado de ler as notícias de manhã...
    Parece-me que estamos todos a precisar de boas notícias, para variar.
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  7. E o pior é querer fazer de nós parvos e parvas como se tivéssemos nascido ontem e não percebêssemos os objectivos que pretende atingir!
    :-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Ah! Graça! Ai ou aqui a m.... é a mesma... só mudam as moscas!! Infelizmente! Não serei repetitiva em meus comentários; apenas solidarizo-me aos seus que por sinal em muito se igualam...
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  9. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Mas Portugal é assim já só copia o que é bo para seu povo, esta modalidade Pancrácia já está sendo praticada desde o 25 de abril e subescrita por todos os portugueses que votaram, quer nos partidos como nos PR.
    É a chamada lei do tabelião.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  10. Absolutamente divinal...o meu aplauso!!!
    BS

    ResponderEliminar
  11. Parabéns e obrigada!

    Mas olha que ir dizer uma quantas verdades, embora com educação, ao nosso amigo Pedro em resposta á carta que nos enviou como pai e cidadão, me deu um grande alívio . Embora eu saiba que não vai ler oos milhares de comentários.

    Mas ainda assim, estão lá brilhantes inteligªências (devem ser Negrão filho e semelhantes , e também doentes masoquistas) a incebtivar a criatura "nesta heróica tarefa de salvar Portugal!!

    Abraço, Gracinha

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente esta Pancrácia é um jogo que está a fazer muitas vítimas - e é jogado sem qualquer ponta de humanidade...

    ResponderEliminar
  13. O que mais me irrita é que os portugueses estavam sobejamente avisados para o perigo que seria ter um governo deste tipo e, mesmo assim, votaram neles. Suicidaram-se e agora não vejo forma de os ressuscitar.
    Beijinho

    ResponderEliminar

  14. Sinto-me, hoje capaz de jogar a Pancrácia, a original, mesmo...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  15. É mesmo isso Carlos do Rochedo! É isso mesmo!

    Eu também era capaz de jogar a Pancrácia com os senhores deste malfadado governo!

    Estou que não posso!!!

    ResponderEliminar
  16. Corporações que não ligam pro humano em um sistema de produção falido,..... o que são os governos no meio desse turbilhão? A culpa é bem mais democrática (pancrática, melhor dizendo).

    ResponderEliminar