quinta-feira, 7 de junho de 2012

7. A minha bebida preferida no Verão


Estranha com as bebidas que eu sou. Incapaz de suportar sequer a presença do vinho com a sua cor agressiva de sangue e o seu cheiro fermentado e acre, tornei-me uma amante incondicional da água. Sim, da água! Nada que refresque mais ou que sacie mais do que um copo de água natural. Quais sumos, quais cervejas, quais refrigerantes!

Ó p'ra mim a vir da Fonte da  Sabuga que era uns metros acima da minha casa em Sintra, com uma bilha de Nisa com águas fresquinha na mão...


Simples água de beber! Vejam (e oiçam) como é refrescante...





 Fui, porém, durante anos (e sou) amante de chá. Preto, bem quente e sem açúcar. E que espanto para muitos empregados (atualmente já não!) quando, no fim da refeição, pedia um chá quando todos pediam café! Das vezes que estive em Inglaterra gostei de acompanhar as refeições com chá. A finura das chávenas de chá, a calma com que se deve saborear, as bolachinhas para o chá, os scones, a leiteirinha de porcelana…
   
(imagem retirada do Facebook)

«Bebe o teu chá lenta e reverentemente,
Como se fora ele que faz girar o mundo:
Lentamente, serenamente,
Sem te precipitares para o futuro.»

TCIHN NAT HAN


Depois, na viragem dos quarenta, quando todas as mudanças me aconteceram na vida, descobri o café de bica. E, aí, tornei-me definitivamente amante de café.

(imagem retirada daqui)

«O Café é o ouro do homem comum e, como o ouro, traz a todo homem o sentimento de luxúria e nobreza. Onde é servido, há graça e esplendor, amizade e alegria. Todas as preocupações desaparecem quando uma xícara de café é levada aos lábios.»  Abd-al-kadir


Na noite ou em ocasiões especiais e em que é preciso brindar, porque não suporto o vinho nem o champanhe, que também é vinho, gosto de um gin ou de uma vodca e pouco mais.


Agora o que realmente me satisfaz e me anima seja Verão, seja que estação for, é uma boa meia-de-leite – uma chinesa como aprendi a dizer na Madeira – forte, direta e bem quente. 



E, meus amigos, não dispenso nos belos dias de Verão, na praia ou na piscina, aí pelo meio da manhã, sentar-se na esplanada (muitas vezes naquela ali em baixo) sozinha a saborear a minha meia-de-leite e olhar para a água!




15 comentários:

  1. Partilho a paixão pelo chá preto e pelo café :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Afinal tu até bebes umas coisas...:-))
    Mas tens razão, apesar de gostar de um bom vinho, de cerveja e de champanhe, nada como a água para nos satisfazer a sede quando está muito calor!
    Quanto a café e chá, sempre sem açúcar!
    Acabei de pôr no FB "Samba de uma Nota Só",deste "nosso" amigo mas cantado pela saudosa Elis!
    Cá por coisas! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A água é de facto a melhor bebida...mas hoje , azar , ninguém me fale dela...tenho de beber , logo, 2litros , amanhã igual...para um exame médico.M.A.A.

    ResponderEliminar
  4. O LAZER É ÓPTIMO, O PIOR É QUANDO FALTA O SUBSÍDIO DE FÉRIAS.
    Há pouco na SIC Notícias foi dito que não houve plágio no livro «Equador».
    Miguel Sousa Tavares copiou frases inteiras do livro «Cette nuit la liberté» para o livro «Equador». No blog www.anticolonial21.blogspot,com estão provas irrefutáveis deste copianço.
    MST levou a julgamento os primeiros bloguistas que denunciaram o plágio e perdeu no Tribunal. Mais, a sentença, além de absolver os que disseram a verdade, acrescentou que os leitores deviam ler os dois livros e comparar.
    MST é um «moralista» contra os valores da Esquerda e da honestidade. O veredicto do Tribunal foi proibido de ser divulgado pelas Censuras da RTP, da SIC e da TVI, assim como dos principais jornais e rádios.
    Espero que não Censure este comentário, porque também está a ser censurado em alguns blogs, alguns dos quais publicam posts contra a Censura!

    ResponderEliminar
  5. Pois a minha bebida é água e fresquinha, até no inverno.

    Em ocasiões especiais, um Gin ou um vinho branco. Gostos

    Beijo

    Laura

    PS - o chá faz-me uma sede tão grande que, a seguir a uma chávena, bebo três ou quatro copos de água. Vá-se lá compreender?

    ResponderEliminar
  6. Por cá não, mas em Elvas íamos à fonte da prata, à tardinha, pela fresca, buscar água que se dizia ser quase milagrosa :)

    ResponderEliminar
  7. E eu que gosto de terminar as refeições com um café pingado e me trazem tantas vezes uma chinesa??

    ResponderEliminar
  8. Graça
    Também eu fui muita vez à fonte buscar água com um cântaro à cabeça.

    A água até pode ser boa, fazer bem, mas nem te conto o sacrificio que faço para a beber, ao contrário de ti não gosto de leite, gosto de um bom vinho alentejano, uma ou duas imperiais no verão quando sinto aquela vontade, bebo café nada de exagerado, o chá depende daquele que seja, mas bebo.

    Beijinho e um aflor

    ResponderEliminar
  9. Descendo certamente de tuaregues e fico desgostoso com seu despeitado desprezo por Dionísio...

    Vai um cafézinho?

    ResponderEliminar
  10. Essas bilhas lembram-me a infância e as festas religiosas. O meu avô adorava-as, comprando-as muitas vezes.

    E eu, que nunca bebi vinho tinto e já consigo beber uma pinguinha, para acompanhar o meu pai às refeições?:)

    Chá, sempre sem açúcar. Café, só cevada. O outro só quando preciso de despertar e não me sabe nada bem.:)

    Adoro água, embora só me lembre dela quando a sede aperta e gosto de uma boa caipirinha, acompanhada pelos manos.:)

    beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
  11. Também para mim a água é primordial. Mas mesmo não sendo consumidora regular de alcool, não deixo de fazer uma perninha...por festas. :)

    ResponderEliminar
  12. Perto de Leiria, há uma fonte numa propriedade privada (creio) onde toda a gente pode encher garrafas e garrafões – não me lembro do nome da terra.
    Um ano, enchi algumas garrafas em Monchique. Que água tão fresca!

    ResponderEliminar
  13. É verdade, Catarina! Fomos lá durante anos encher garrafões à borla e a água é bem boa! A água de Monchique é muito boa. A do Vimeiro é ótima para quem tem problemas de pele e de estômago e tudo, o problema é que não é muito saborosa... E a do Luso? A melhor! Já para não falar da "minha" fonte da Sabuga.

    Água sempre, amigos! É o melhor que há.

    Beijinhos frescos!

    ResponderEliminar
  14. Estará nas Teras de sua Majestade?

    Boas férias!

    ResponderEliminar