sexta-feira, 29 de junho de 2012

29. Uma paisagem de Verão

(Imagem retirada da net)

«A casa está construída na duna e separada das outras casas do sítio. Esse isolamento cria nela uma unidade, um mundo. O rumor das ondas, o perfume do sal, o vidrado da luz marinha, o ar varrido de brisas e vento, a cal do muro, os nevoeiros imóveis, o arfar ressoante do mar estabelecem em seu redor grandes espaços vazios, tumultuosos e limpos onde tudo se abre e vibra.

A casa é construída de pedra e cal e a sua frente está virada para o mar.

No andar de cima da fachada há três janelas e uma varanda com grades de madeira. No andar de baixo há três janelas e uma porta. Essa porta, as janelas e as grades da varanda estão pintadas de verde. No chão, ao longo da parede, corre um passeio de pedra que separa a casa das areias da duna.

Para além das dunas a praia estende-se a todo o comprimento da costa e só o limite do olhar a limita. E, de norte a sul, ao longo das areias, correm três linhas escuras e grossas de algas, búzios e concas, misturados com ouriços, pedaços de cortiça e pedaços de madeira que são restos de bóias e de barcos. Sobre a areia molhada que a maré cheia alisou o poisar das gaivotas deixa finas pegadas triangulares, semelhantes à escrita de um tempo antiquíssimo. (…)

Há na casa algo de rude e elementar que nenhuma riqueza mundana pode corromper, e, apesar do seu halo de solidão e do seu isolamento na duna, a casa não é margem mas antes convergência, encontro, centro. (…)

Quem do quarto central avança para a varanda e vê, de frente, a praia, o céu, a areia, a luz e o ar, reconhece que nada ali é acaso mas sim fundamento, que este lugar é um luar de exaltação e espanto onde o real emerge e mostra seu rosto e sua evidência.»

“A Casa do Mar”, Sophia de Mello Breyner Andresen, 1970

9 comentários:

  1. Sophia!... Só ela poderia descrever assim um lugar, um momento, porque para Sophia os espaços amplos e abertos significam a liberdade - «...só o limite do olhar a limita» - O sujeito é encarado como parte integrante da Natureza sugerindo o bem-estar, a Unidade.
    A esta luz na descrição de espaços abertos opõe-se a sombra na descrição dos espaços citadinos, espaços de dispersão que corrobora na divisão do sujeito e consequentemente no seu desassossego.


    Gosto da claridade da obra de Sophia.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. É sempre delicioso ler Sophia! E paisagem mais veraneante que essa, não há... :)

    Bom fim de semana, Graça!

    ResponderEliminar
  3. E o que eu gostava de ter uma assim.:)

    Sophia...é Sophia (nem parece ser mãe daquele bruto!)

    beijinhos, querida Gracinha

    ResponderEliminar
  4. Devíamos, todos, ter memórias de uma casa assim onde cada espaço não fosse "acaso mas sim fundamento"...

    ResponderEliminar
  5. Paradisíaco lugar para viver a magia de grandes amores. Belíssimo!
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  6. Este mar que agora ouço não e o de Sofia mas também tem a sua poesia...
    :)

    ResponderEliminar
  7. Li a "casa do mar" e outras coisas de Sophia.
    Linda esta imagem.

    Beijinhoe uma flor

    ResponderEliminar
  8. Mais um trabalho soberbo de Sophia.

    ResponderEliminar
  9. Lê-se a primeira frase e v~e-se logo que é de Sophia! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar