sexta-feira, 15 de junho de 2012

15. A minha toalha de praia

Bem procurei a minha primeira toalha de praia que guardei durante anos, mas não a encontrei! Nesse tempo as (poucas) toalhas de praia que havia à venda eram de dimensão bem reduzida: aí um metro por 50 centímetros. A minha era verde com umas barras encarnadas e amarelas em cada ponta. Bem republicana como podem imaginar! Mas não foi esta a minha toalha de praia!

 Depois daquela toalhinha de praia – única na família, que isso foi nos anos 50! – passei a ter toalhas de praia de dimensão grande e de bom turco comprado a metro e mandadas fazer à costureira (como tudo, aliás!)

Foi pelos anos 70 que apareceram as toalhas grandes, confortáveis, de turco aveludado de lindas cores. Mas eram tão caras! Só algum tempo depois de casar tive “direito” a uma dessas toalhas fofas e alegres. Aquela de que mais gostei foi de uma dessas com barras de vários tons de castanho com a assinatura de AnnaClub – anos 80.

Se bem que não se veja bem, ei-la aqui, num dia em que a “aluguei” a um inquilino conhecido…



Entretanto, deixo aqui dois modelos de toalha de praia muito, muito antigos, uma das quais parece uma verdadeira peça de museu.

Uma bem folclórica, anos 60, penso que comprada em Barcelos, terra do meu pai.



E outra, bem nacionalista e bem salazarista, já que foi comprada pela minha mãe na Exposição do Mundo Português, a grande festa que Salazar e o seu superministro Duarte Pacheco organizaram em 1940 com grande pompa e circunstância para comemorar as datas da Fundação da Nacionalidade (1140), da Restauração da Independência (1640) bem como o apogeu do Estado Novo e do seu vasto império. Esta exposição imperialista teve lugar em Belém, na área do Mosteiro dos Jerónimos, tão perto de Algés, que a minha mãe, “teenager inconssssiente” à época, passeavam até lá com o irmão sempre que se lhes proporcionava a oportunidade.



Por oposição, deixo ainda aqui uma toalha mais original que saiu da imaginação e da objetica do meu genro Francisco.

Toalhas para todos os gostos, portanto!

12 comentários:

  1. Também tenho toalhas de praia com mais de 25 anos... mas por esta ou aquela razão, não consigo fazer o mesmo que às toalhas normais quando estão velhotas... panos para a cozinha ou para limpeza.
    Suponho que tenha a ver com as boas recordações de sol e de mar... e, já reformadas, vão ficando guardadas e só servem, mesmo, para encher gavetas...

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. A minha mais interessante toalha de praia foi a que tentei , em vão, encontrar em Fortaleza, rrsss

    Bons sonhos, menina

    ResponderEliminar
  3. Fartei-me de dar voltas à cabeça, mas não consegui lembrar-me da minha primeira toalha de praia. Enfim...Homens!

    ResponderEliminar
  4. Pois a que mais gosto é mesmo a imaginado pelo teu genro, que gosto delas bem garridas e coloridas! Afinal a praia também é uma festa, não é? :)

    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. Ai Deus me valha...
    Como raio era
    a minha primeira toalha?

    ResponderEliminar
  6. Engraçado! Nunca me passaria pela cabeça pensar na minha primeira toalha de praia! E muito menos guardá-la. Aliás, nas minhas circunstâncias seria mesmo impossível. Quem é que vai para outro país de toalha de praia na mala?!
    Os teus posts são mesmo originais! Mesmo que façam parte de um concurso. Gostei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Se alguma vez me passaria pela cabeça que ainda te lembrasses da tua primeira toalha de praia, ou mesmo que guardasses as já usadas!
    Há quantos anos convivemos? Nunca conhecemos verdadeiramente uma pessoa... Nunca te imaginei tão saudosista!

    ResponderEliminar
  8. Bem... a minha primeira toalha... na certa já virou pano de chão...
    Bj. Célia.

    ResponderEliminar
  9. Zabelinha, não sou nada saudosista! Só que tenho uma memória de "elefante"! Acho que, com um bocadinho de esforço ainda me lembraria do dia em que nasci... E sou muito agarrada aos objetos - todos, para mim, têm uma história de que dificilmente me desfaço. Que se há de fazer? Mas saudades, saudades só tenho de Sintra e... do meu primeiro amor... Ihihihih!

    Obrigada, Catarina, pela tua simpatia e pela sensibilidade.

    Grande poeta é o povo! O meu querido amigo Rogerito arranja sempre um verso para responder com graça às tolices da Graça...

    ResponderEliminar
  10. Curioso, também tenho as minhas guardadas e até me esqueço que elas existem, até agora agora que vi as suas :))

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, tal como tu, cá por casa andam umas toalhas que já têm mais de 30 anos, pequenas de turco que ficava teso com a água salgada, e que contam algumas histórias! :)

    ResponderEliminar
  12. Ora ainda bem, Turista, que não sou só eu que guardo tanta coisa do meu antigamente...

    Como é que tens tempo para vires comentar os textos das Amantes?!....

    Beijinhos.

    ResponderEliminar