quinta-feira, 14 de junho de 2012

14. A praia do meu Verão

Não sou muito defensora do Superlativo Absoluto por isso tenho sempre muita dificuldade em nomear «o livro da minha vida» ou «o filme que me marcou mais» ou até mesmo decidir-me pelo melhor namorado… Por isso estou aqui um bocado embaraçada para escolher a «praia do meu Verão». Ao menos se ainda no fossem pedidas «as praias dos nossos Verões» … 

Ericeira

A praia do meu Verão mais determinante foi, sem dúvida, a Ericeira que foi onde conheci o meu namorado-marido-a-ser, mas como deixar para trás a Nazaré dos meus Verões mais loucos?


Nazaré
Como deixar para trás S. Pedro de Muel, a praia da juventude da minha idade adulta, a praia das minhas filhas pequeninas onde deram os primeiros passinhos, onde fizeram as primeiras brincadeiras, onde deram as primeiras banhocas, onde tiveram os primeiros namoradinhos?

Primeiros passinhos da minha filha Ana (S. Pedro)


As meninas com o primo Pedro

Brincadeiras em S. Pedro

Mais brincadeiras em S. Pedro

E mais brincadeiras em S. Pedro

Como deixar para trás Lagos com as suas praias maravilhosas de águas serenas e refrescantes brisas noturnas – a praia da D. Ana (a minha primeira praia no Algarve) a Meia Praia, Porto de Mós, a Praia da Luz?

D. Ana


D. Ana

Meia Praia

Como deixar para trás a nossa fase das corridas Andaluzia abaixo para as praias do sul de Espanha: Fuengirola, Mijas, Benaldamena, Tarragona, com as filhas (pré)universitárias e um marido rabugento pela lonjura  e com uma certa birra contra nuestros hermanos por lhe ser difícil entendê-los?

Mijas


Burro táxi em Mijas


Fuengirola

Como calar a nossa passagem mais recente pelas serenas e belas praias do litoral alentejano – Milfontes, Carvalhal, Almograve, Zambujeira? 


Litoral alentejano


Porto Côvo

Senhora do Mar, Zambujeira

Somos realmente amantes de praia – assim, como escolher «a praia do meu Verão»?

 



Mas, se tem de ser, pronto, vamos para esta aqui...













Estão a ver qual é, não estão?!

9 comentários:

  1. Nã...nã estou, mesmo! ( e não tenho tempo para pesquisar:((
    Já não me sinto tão mal por ter um post com tantas praias (deixei algumas:))

    Lindas, as tuas praias!
    beijocas

    P.S: adorei o táxi!:))

    ResponderEliminar
  2. Há uns anos lancei um desafio igual a este, mas fiz batota, porque enquanto os leitores/as só podiam escolher uma praia, eu escolhia uma todos os dias!
    Também andei por essas praias todas. Se tivesse de escolher a da minha vida, iria para aquela onde cresci (Benidorm nos anos 60)por toda a carga emocional que ela encerra no meu percurso de vida. Ou para aquela onde a minha vida se desfez ( Pinamar, na Argentina))))
    As mais belas praias, para mim, estão na Ásia, embora o Brasil também tenha algumas lindíssimas.

    ResponderEliminar
  3. Estimada Amiga Graça Sampaio,
    Recordar é viver, e estas belas fotos isso o revelam.
    Sei que a RTP está realizando um coruso sobre as 7 mais maravilhosas praias de Portugal, pelo que li, certamente terá difiuldade em escolher, visto que algumas muito lhe dizem.
    Conheço todas essas lindas e belas praia, e até me ri ao táxi burro em Mijas onde igualmente estive e guardo gratas recordações.
    Como sabe eu andei ligado às lides marítimas durante 25 anos e como tal conheci milhares de praias, algumas delas as mais belas do mundo, mas teria dificuldade em escolher uma, igualmente adoro praia e cá por estas paragens delas posso usuferir em qualquer época do ano.
    Adorei, já agora pergunto qual a praia que irá frequentar este verão?
    Abraço amigo e óptimos banhos

    ResponderEliminar
  4. Que praia escolheste, afinal? Não conheço.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Graça
    Não consegui idenficar esta que escolheste!

    Sabes também as minhas filhas aprenderam a andar na praia de S. Pedro de Moel.
    No entanto tens aqui fotos de outras que me fizeram recuar no tempo e sentir saudades.
    Bom fim de semana

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. Inconfundível este muro bordejado a azul!
    Fui pelo muro e pelo largo além de ser uma praia absolutamente determinante para ti! :-))
    Comi aí do melhor marisco de que tenho memória, numa dessas ruinhas que descaem para o muro!
    Também são muitas das minhas praias, sobretudo no Algarve, Nazaré e sul de Espanha!
    No ano passado fomos por duas vezes até Espanha e o meu parceiro resmungou todo o caminho e recusa voltar lá, tal como o teu!
    Não gosto de me pôr a encontrar semelhanças e desde que o meu neto nasceu, pior ainda...deves calcular porquê mas não resisto a dizer que a Elisinha é muito parecida com a Ana! Eu acho...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Meninos, a praia que eu acabei por escolher foi a Ericeira, claro! A minha amiga Rosa dos Ventos adivinhou! Primeiro porque me conhece muito bem e depois porque ela ganha todos os desafios do nosso amigo blogger Rui da Bica...
    Realmente, Rosinha, a Elisinha é muito parecida com a Ana e o Eduardo ainda é mais!

    Caro Carlos e caro Cambeta, como gostaria de ser viajada como vós! Conheço apenas alguns países da Europa mas, mesmo assim, prefiro sempre ir passar as agora exíguas férias de Verão ao Algarve. É para onde vamos este ano: Praia Srª da Rocha, onde temos as nossas duas semana "time-sharing" no Hotel Viking. Bem bom!

    Beijinhos estivais...

    ResponderEliminar
  8. Então e o Litoral sintrense?
    Isto é que vai aqui uma desconsideração, heim?
    E os anos sessenta? E as Maçãs, e a Praia Grande? a Piscina das Maçãs, tá tudo esquecido?
    Eu não desculpo, tamanha afronta!Tu és Sintrense desculpa lá, só estás para aí desterrada, por circunstâncias da vida, mais fortes que a razão, e esperamos que com contrato vitalício, e muita felicidade, porque nós somos assim uns mãos largas. Damos tudo de mão beijada, e sem esperar nada em troca.

    ResponderEliminar
  9. Querida Graça, gostei da tua lista de praias que por um ou outro motivo, fazem parte da tua vida! E só quem como nós, já tem uns aninhos, não consegue escolher uma só praia, devido às diferentes memórias que vamos "acumulando". :)
    Gostei de saber que não é só o meu marido que se recusa afastar-se mais de 80/100 Km, para se ir a banhos! Sinto-me mais acompanhada! ;)
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar