domingo, 20 de junho de 2010

Roteiro Republicano de Leiria

A Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Leiria, que conta com a participação activa do Dr. Acácio de Sousa do Arquivo Distrital de Leiria, da direcção do Orfeão de Leiria e da Câmara Municipal, organizou o 2º Roteiro Republicano de Leiria, desta vez, encenado, que teve lugar ontem, dia 19, pelas 17 horas, partindo do Terreiro, frente à Biblioteca Municipal.

E, às cinco da tarde, com algum calor porque o Sol lá nos fez o favor de se mostrar, juntou-se ali um grupo de gente interessada nestas coisas, a ouvir do Dr. Acácio de Sousa, o relato dos acontecimentos republicanos de há cem anos atrás.


Aí vamos nós, Rua José Estevão, Rua Alfredo Keil, em direcção ao Largo Cândido dos Reis - tudo nomes de republicanos, maçons, carbonários que conseguiram deitar a monarquia a baixo.



Tendo o Castelo como fundo



No Largo Cândido dos Reis, a República chora a morte do seu herói, o próprio Cândido dos Reis, que se suicidou no dia 5 de Outubro, depois de saber que tinahm matado o Dr. Miguel Bombarda,  julgando tudo perdido.


Na Praça Rodrigues Lobo fomos "recebidos" pelo maçon, venerável da Loja Maçónica de Leiria à época, a Loja Gomes Freire, e primeiro presidente da Câmara Municipal de Leiria republicano.


Depois foi a altura de nos "encontrarmos" com o Dr. Correia Mateus, figura ilustre de Leiria, presidente da Câmara, advogado, professor do Liceu, que nos contou, orgulhoso e entusiasmado, muito da história da Leiria de há cem anos.



Seguimos pela "sua" Rua (Dr. Correia Mateus) que, curiosamente, fora inaugurada fez ontem exactamente 81 anos. Ainda nos "encontrámos" com a figura do Zé Povinho que nos fez uma breve prelecção sobre o seu trabalho e pouco reconhecimento (sempre!)
Fomos ter à  Rua Machado dos Santos, outro republicano, carbonário, um dos principais protagonistas da implantação da República, até ao Largo da República.


A Câmara Municipal está instalada num belo edifício projectado e construído pelo também republicano Arquitecto Korrodi.


Por fim, fomos acolhidos no salão nobre da Câmara pelos "anfitriões" da nossa tarde que nos falaram vantagens e dos malogros da República - que, apesar de tudo, valeu a pena porque tudo foi feito em nome da Liberdade, da Igualdade, e da Fraternidade.

                                      

Não resisto a deixar aqui três apontamentos meus:

 O primeiro, os meus agradecimentos e a minha homenagem ao Dr. Acácio de Sousa pela dedicação, pelo trabalho e pela alegria que põe na preparação e acompanhamento destas comemorações;
 O segundo é que a Loja Gomes Freire continua a laborar com os mesmos ideais republicanos;
 O terceiro, uma fotografia da "jovem República" que tão bem desempenhou o seu papel.

                                             

2 comentários:

  1. Excelente reportagem.
    Não compareci por desconhecer da realização deste evento, no entanto, com a narrativa bem documentada, fiquei inteirado do essencial.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Arnaldo. Foi realmente pena não ter ido; foi muito interessante.

    ResponderEliminar