sábado, 5 de junho de 2010

Que burburinho!


É por todo o lado! Nos jornais, nos telejornais, nos blogs, nos sindicatos de professores não se fala de outra coisa senão no facto de os alunos poderem passar do 8º para o 10º ano se fizerem os exames do 9º!

Naturalmente! Dito assim também eu era capaz de ficar sobressaltada! Mas, como com quase tudo o que tem saído nos últimos tempos, esta notícia vem carregadinha de demagogia! Se não, vejamos:

O Regulamento de Exames saiu em meados do mês de Março trazendo algumas alterações, uma das quais foi exactamente esta que prevê que os alunos com 15 anos e com insucesso no 8º ano podem candidatar-se como autopropostos aos exames do 9º ano, tendo de realizar com sucesso os exames nacionais de Língua Portuguesa e Matemática e os exames de equivalência à frequência nas outras disciplinas todas. É mais uma oportunidade que é dada aos alunos com 15 anos de terminarem o ensino básico.

Agora pensemos: qual é o aluno que, depois de não conseguir fazer o 8º ano por frequência, com as facilidades que os professores em geral lhes dão, e sem ter conhecimento das matérias do 9º ano, consegue realizar com êxito o exames de final de ciclo? Só acredita nisto quem nunca esteve envolvido nos exames de 9º ano ou quem quer mesmo fazer dos outros parvos! Pois se até os alunos autopropostos que frequentaram o 9º ano sem sucesso só muito raramente conseguem completar o 9º ano, imaginem agora os que nem o 8º ano conseguiram terminar!

É demagogia ou não é demagogia? E se o despacho normativo saiu a 16 de Março porque é que só agora toda a gente se lembrou de vir com esta notícia para a rua? É mais uma acha para a fogueira do bota abaixismo que a comunicação social está apostada em fazer. E o mais engraçado (ou o mais triste!) é que os meus colegas professores, que sabem tão bem como eu que esta medida não tem a mínima hipótese de dar resultados, põem-se logo a abanar que sim com a cabeça com toda a tolice que lhes é servida de bandeja!

5 comentários:

  1. Ainda bem que encontro quem pense como eu!
    E, se me permite, farei link deste post num texto que sairá amanhã, e que ficará mais enriquecido com esta sua achega.

    ResponderEliminar
  2. Por favor, esteja à vontade! Até me sinto muito honrada. Aliás, quando publicamos um texto, ele passa a ser... público...
    Até.

    ResponderEliminar
  3. Já sabia desta alteração quando saiu o Regulamento de Exames e lembro-me de questionarmos, eu e a Teresinha, se seria possível um aluno no final do 8ºano conseguir fazer, com sucesso, os exames de equivalência à frequência do 9ºano a todas as disciplinas sem as ter frequentado. Realmente...
    Bem, têm agora a possibilidade de tentar. Sonhar é fácil! Mas, sinceramente não acredito que consiga. Até porque até hoje a maioria (senão a totalidade) dos alunos (com 15 anos) depois de terem frequentado e reprovado no 9ºano, não conseguiram passar nestes exames.
    Um aluno externo pode, no entanto, preparar-se convenientemente a todas as disciplinas e a todas as matérias do ciclo 7º, 8º e 9º( pois é disso que se trata) e, eventualmente, conseguir. Mas, quem acreditará que um aluno naquelas condições se sabe preparar?? Eles nem estudar sabem... nem hábitos de trabalho têm...
    Teriam primeiro de fazer o Exame de "Empenho e Interesse no Trabalho".
    A ver vamos!

    ResponderEliminar
  4. Pois. Mas tal possibilidade nem sequer devia ser prevista...

    ResponderEliminar
  5. Eu, que andava por terras de Espanha, recebi por sms de uma amiga, a notícia bombástica da passagem automática dos alunos do 8.º ano, com 15 ou mais anos, para o 10.º ano! Desconhecia a saída de qualquer legislação sobre exames, mas não acreditei; à noite, tentei saber, por via familiar, o que se passava e afinal era mediante exame... Mas isto já não me admira. Agora o que não percebo é porque é que se põe esta possibilidade na lei, sabendo-se da imviabilidade real do seu efeito prático. Enfim!...
    Boa viagem por terras de Sua Majestade e... cuidado com ex-princesas!

    ResponderEliminar