quinta-feira, 24 de junho de 2010

Feira dos livros em saldo no Mercado da Ribeira


(Mercado da Ribeira, Lisboa, 1890)

(Mercado da Ribeira, 1926)

(Mercado da Ribeira na actualidade)

Fiquei a saber hoje que arranca no próximo sábado, dia 26, outra edição da feira do Livro Saldos de Verão no Mercado da Ribeira e que vai estar aberta diariamente até ao dia 11 de Julho. São milhares de livros em fim de edição e em saldo, usados e manuseados que vão estar à venda a preços mais baixos, lá em cima no 1º andar do velho mercado.

Se calhar vale a pena gastar um dia de férias ou de fim-de-semana para dar um saltinho até Lisboa, à beira Tejo, gozar aquela luminosidade maravilhosa que só Lisboa tem (ai meu deus, que me vão já cair em cima...) e poder manusear à vontade dezenas de livros, ler pedaços, passar-lhes os dedos por cima, eventualmente trazer alguns para ter lá em casa e ler nas férias.

Quando oiço falar no Mercado da Ribeira, que já não tem a vida de mercado que tinha para trás dos anos 80, 70 do século passado, lembro-me sempre do fado “O Namoro da Rita” e dá-me para trautear os primeiros versos:

No mercado da ribeira
há um romance de amor
entre a Rita que é peixeira
e o Chico que é pescador

Não, eu não gosto nada de fado. Devo ser das poucas lisboetas que não gosta de fado. Mas tolero o fado gingão, acho-o engraçado. E, além disso, traz-me esta canção uma outra recordação remota. Aí por 1959/60/61, a minha mãe, que era professora primária em Sintra, tinha também por missão levar as meninas da sua escola de Santa Maria à Praia das Maçãs no eléctrico. ´


Eu, que era da idade das alunas da minha mãe, também ia à praia, claro! Nesse eléctrico também viajavam os rapazes da escola de S. Martinho. E, já se vê,  havia paródia, cantoria e pequeninos pretensos namoricos entre eles e nós... Ora uma das canções que se cantavam era esta com a adaptação dos nomes e das profissões. Os rapazes de S. Martinho trocavam o nome da Rita pelo meu e o do Chico pelo de um amiguinho Rui, que malogradamente foi chamado aos céus aí pelos seus 15 anos. E eu ficava tão zangada! Ainda por cima na presença da minha mãe.... Ingenuidades daqueles tempos!

Entretanto fica aqui o fado "O Namorico da Rita" intterpretado pela Amália Rodrigues para quem gosts poder recordar.





2 comentários:

  1. Pois eu gosto de fado e de livros.
    "Bora" lá ao mercado da Ribeira?
    Se estivermos à espera do jantar xanax para combinarmos idas ao teatro e etc e tal podemos esperar sentadas!:-))

    Abraço

    ResponderEliminar