sábado, 26 de junho de 2010

A humildade

Recebi de uma amiga uma mensagem daquelas muitas mensagens simpáticas que correm na net e que achei muito bonita por muito simples e verdadeira. Dizia assim:

A felicidade mantém-te gentil
Os obstáculos mantêm-te forte
As mágoas mantêm-te humano
Os choques mantêm-te humilde.

Tocou-me especialmente por falar da humildade, qualidade tão esquecida de todos nós portugueses nos tempos que correm. Fala-se muito de arrogância e de como os políticos são arrogantes e de como os jornalistas e estes e aqueles outros se mostram arrogantes – o que é de facto muitas vezes verdade – mas pouco ou nada se faz ou diz para nos tornarmos humildes.

A humildade é uma palavra (e um conceito e um comportamento) infelizmente caído em desuso no nosso país. Se nos mostrarmos humildes rapidamente passamos por parvos, por pacóvios, por néscios. Tem-me acontecido ao longo dos anos, tratarem-me por Dr.ª e eu rio-me e digo “chame-me pelo meu nome que é Graça e eu gosto”; a atitude de grande parte dos ditos interlocutores altera-se de imediato...

As pessoas deveras inteligentes e sabedoras e boas são naturalmente humildes e simples; não precisam de arrogância nem de bazófia para se afirmarem.

A propósito, vem-me sempre à cabeça o extraordinário filme Dogville que vi há anos protagonizado pela minha muitíssimo apreciada Nicolle Kidman que é um verdadeiro hino à humildade e à não arrogância que impera nestes nossos tempos algo caóticos.

Se não viram, gastem hora e meia a vê-lo que é, de facto, uma obra interessantíssima.




7 comentários:

  1. É mesmo um belíssimo filme!
    Sabes que o conceito de humildade traz uma certa conotação negativa como referes...
    Eu usaria talvez o termo de simplicidade.
    Mas o que é um facto é que também se chama arrogante a quem defende as suas razões com unhas e dentes...
    Enfim, complicados estes conceitos! :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    A mensagem inicial é quase um poema! Então o "primeiro verso", quanta verdade encerra!!! De facto tenho andado menos gentil nos últimos dias, o que é sintomático! A ver se luto mais pela causa da gentileza. A Felicidade também se conquista, não é?...
    Quanto à humildade, não está na moda. O estilo actual é mais tipo José Mourinho. Somos os maiores, mesmo quando não somos (embora ele seja um dos maiores na sua esfera de acção) e quanto ao resto... "Who cares?!..." Também acho a Humildade sinónimo de inteligência, muita vivência e respeito pelos outros, sabedoria...
    Até o Mourinho, quando pode, sabe ser Humilde, pois inteligência e sabedoria não lhe falta. O mundo em que ele vive é que não lhe permite outra postura.
    Na Escola é igual. Tanta gente Humilde (alunos na sala de aula...)que o não mostra, porque não é "cool".
    Até nos filmes... "The bad guy usually gets the Girl"!
    A esta hora já uma boa percentagem de leitores se deve estar a rir!... "Conversa da treta, dirão!" Mas somos todos tão pequeninos! É assim tão difícil admitir tudo o que os outros têm para nos dar e ensinar?
    Para terminar...
    Às vezes, a escrever, também se fica mais "gentil", eh eh!
    Bom Domingo!!!

    ResponderEliminar
  3. Bom domingo, Luís, obrigada pelas tuas palavras.
    Rosinha, usei o termo humildade mesmo de propósito para chamar a atenção; porque é um termo antigo que é preciso trazer de novo à ribalta e, no meu entender, é o que melhor se opõe ao termo (e ao comportamento) arrogância.

    ResponderEliminar
  4. O Corvinho escutou a vossa conversa (que não é da treta) e ficou a pensar, a pensar... e
    sentiu-se um pouquito mais feliz...

    Que bom ter Amigos-Companheiros assim!

    Um leve toque de asa para os dois

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Corvinho da "minha" Biblioteca pelas tuas palavras. Fico sempre muito feliz quando concordas comigo.
    Desejo-te uma brisa leve que te embale

    ResponderEliminar
  6. Este tema para mim tem toda a pertinência, até porque ao lê-lo parecia que estava escrito para mim.
    A autora deste espaço sabe bem quem eu sou, conhece-me como costuma dizer-se de ginjeira. Eu sou filho de gente séria, trabalhadora e humilde, sobretudo isso, não éramos coitadinhos, éramos humildes.
    Eu sempre fui "um boca aberta", não tenho nada a esconder, pensava eu e, abri sempre o jogo todo.
    Desde a escola, até hoje tenho tido alguns dissabores com este meu feitio porque infelizmente as pessoas não apreciam o ser mas sim o parecer.

    ResponderEliminar
  7. Isso também eu sou e sempre fui - filha de gente humilde e com muita honra! E fizemos a nossa vidinha muito bem, não foi? E continuamos a ser humildes. Com muito gosto. Com muita honra. Sem fanfarronadas com pés de barro.
    Beijinho, Gato Preto!

    ResponderEliminar