sexta-feira, 25 de junho de 2010

Regata de Barcos Rabelos no Rio Douro


Foi ontem, dia de S. João, feriado na cidade do Porto, que se realizou mais uma regata de barcos Rabelos no rio Douro. Que bonito deve ter sido de ver sair aqueles belos barcos que no século passado transportavam as pipas de vinho desde as quintas que povoam as margens do rio até às caves em Vila Nova de Gaia.


Actualmente estes barcos já não são utilizados para o transporte de vinho, e muitos deles encontram-se atracados em Gaia "decorando" a margem e fazendo publicidade às marcas.

Então, uma vez por ano, saem para a prova a que se assistiu ontem de novo, representando as respectivas marcas e com os velejadores vestidos a rigor com as vestes das suas confrarias. Depois é só esperar que o vento sopre de feição!








A "prova" começa na foz dirigindo-se até à ribeira, junto à ponte de D. Luiz I. Que bela paisagem naquele rio Douro meio selvagem que mal se deixa sujeitar pelas margens que o apertam e limitam sem o deixarem espraiar-se! E com aquela luz meio translúcida característica do Porto, que desce sobre nós quando, na curva, somos surpreendidos por aquelas pontes de ferro tão bonitas!



1 comentário:

  1. "Quem vem e atravessa o rio
    junto à Serra do Pilar
    vê um velho casario
    que se estende
    até ao mar..."

    Gosto do "Puerto", "carago"! :-))
    E de vinho do Porto também...

    Abraço

    ResponderEliminar